Até sempre irmão Ricardo de Castro Fernandes Pellegrin “El Kady”!

“(…) Porque a morte é a nossa derradeira sinfonia da vida.” Ricardo Castro Fernandes “El Kady”

 

Foi a 20 de Fevereiro de 2008 que tomei contacto pela primeira vez com Ricardo de Castro Fernandes Pellegrin “El Kady” e desde então passamos a ser grandes amigos, pese embora e apesar de manifestarmos interesse nesse sentido, não nos termos chegado a conhecer pessoalmente até ao seu falecimento.

De igual forma tornei-me amigo da sua companheira Sandra Miot e durante anos falamos com frequência por telefone, eles no Canadá e eu em Portugal.

Falávamos muito sobre a nossa Guiné-Bissau, mas também, do Haiti, o país da Sandra. Fizemos planos para a institucionalização do nosso Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO do qual o Ricardo passou a ser um influente colaborador e da cooperação com a sua Orfeus Creations registada no Canadá.

Perdemos contacto desde 2014 no entanto, procurei sempre saber de ambos, sem resposta.

Recentemente consegui comunicar com a Sandra, dando-lhe conta de há muito não ter notícias deles, porém, nessa comunicação ela não me falou do falecimento do Ricardo. Só ontem, 10 de Março a Sandra me deu a conhecer que ainda está de luto, pelo falecimento do Ricardo a 12 de Setembro de 2015!

Foi uma notícia triste, de choque, de dor. Que perda!

Ricardo era um excelente ser humano, bem humorado, um educador, um poeta e um génio criativo musical com uma voz fantástica.

Um sonhador que levou a conhecer a sua/nossa Guiné-Bissau a vários destinos no seu percurso de “cigano” pelo mundo fora até se fixar no Canadá entre 1974/75.

Em jeito de homenagem póstuma ao nosso irmão Ricardo de Castro Fernandes Pellegrin “El Kady” e em nome do Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO, partilhamos hoje registos de 4 links relacionados com ele enquanto nosso colaborador, amigo e irmão.

Descansa em paz irmão El Kady!

À nossa irmã Sandra Miot toda a nossa solidariedade, independentemente do Ricardo ter falecido a 12.09.2015.

Didinho 11.03.2018


Nascido na Guiné-Bissau, Ricardo Pellegrin El Kady emigrou para o Canada em 1975 adoptando depois a cidadania deste país. É músico-autor-compositor e pioneiro da «World Music» no Quebeque onde reside. Em 2000 foi galardoado com medalha de ouro como melhor autor-compositor no «SONG EXPO Benelux International 2000» na categoria «World Music». 

É licenciado em Letras e especializado em psico-sociologia. Trabalha, há muitos anos como formador e educador de adultos.


Ricardo Pellegrin El Kady

ELKADYSAMI, O APOIO QUE VEM DO CANADÁ!

A poesia de Ricardo Pellegrin El Kady

Sobre a GNR de Vilamoura e a historinha macabra segundo eles: “Que todos os pretos


Sobre Ricardo de Castro Fernandes Pellegrin “El Kady”

El Kady, la trace d’un pionnier

Hommage à El Kady

PELLEGRIN EL KADY / LOKETO

Musique africaine au Canada

Cultura, Didinho, Sociedade, , , , ,

Fernando Casimiro

View posts by Fernando Casimiro
Didinho (Fernando Jorge Gomes da Fonseca Casimiro) nasceu em Bissau, República da Guiné-Bissau, em 15 de agosto de 1961 onde fez os seus estudos primários e secundários. Desportista polivalente, foi professor de Judo, tendo participado nalgumas manifestações nacionais e internacionais da modalidade. Em novembro de 1981, deixou Bissau, rumo a Angola, onde veio a ingressar na marinha mercante grega, tendo em 1984 atingido o posto de Oficial Maquinista Naval. Viajou um pouco por todo o Mundo, registando um histórico de 70 países visitados. Após deixar a marinha mercante em 1988, fixou residência em Portugal, onde trabalhou na área de Manutenção Industrial e Metalomecânica até maio de 2015. Empenhado no desenvolvimento e promoção do seu país, criou em 2003 o Projeto “Guiné-Bissau: Contributo” com o objectivo de sensibilizar a opinião nacional e internacional para os problemas da Guiné-Bissau e de contribuir para a busca de soluções para os mesmos. Frequentou o curso de licenciatura em Ciências Sociais, tendo a Ciência Política e a Administração Pública como áreas de especialização. É Consultor para assuntos Políticos, Comunicação e Informação. Autor de vários artigos, nomeadamente sobre a Guiné-Bissau, colabora com diversos órgãos de informação. Humanista, pensador, escritor, poeta, fotógrafo, ativista social, analista e cidadão político, assim é a abrangência multifacetada de um homem simples e apaixonado pela Vida. É sócio efetivo nº 1441 da Associação Portuguesa de Escritores desde 23 de maio de 2017 A 09 de Maio de 2018 publicou o seu primeiro livro de poesia, intitulado MINHA TERRA, MEU UMBIGO, sua 4.ª obra literária, depois de: 1 – O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU – COLECTÂNEA DE TEXTOS EDITORIAIS – VOL. I – 16.08.2016 2 – O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU – COLECTÂNEA DE TEXTOS EDITORIAIS – VOL. II – 22.08.2016 – EUEDITO. 3 – O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU – COLECTÂNEA DE TEXTOS EDITORIAIS – VOL. III – 08.10.2016 – EUEDITO.