A FASE SEGUINTE (3)

Filipe Sanhá, Antonieta Gomes, Serafim de Carvalho, Edson Incopté e Ana Murta Gomes. Didinho foi o fotógrafo. Centro Comercial Colombo. Lisboa, 25 de Abril de 2010.

ASSOCIAÇÃO GUINÉ-BISSAU - CONTRIBUTO

 

CONSTITUIÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS

 

Assembleia-Geral

Presidente – Antonieta Rosa Gomes

Vice-Presidente – Serafim Miguel Araújo Garcia de Carvalho

Secretário – Helmer João Saldanha Araújo

 

Direcção

Presidente – Fernando Jorge Gomes da Fonseca Casimiro

Vice-Presidente – Maria Filomena Araújo Vieira Embaló

Tesoureiro – Edson Wiljai Semedo Incopté

Secretário – Rui Jorge da Conceição Gomes Semedo

Vogal – Secuna Baldé

 

Conselho Fiscal

Presidente – Filipe Sanhá

Vice-Presidente – Ana Teresa da Costa Casqueiro Murta Gomes

Secretário – Samuel Vieira

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

25.04.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Que viva o 25 de Abril de 1974, mas também, o 25 de Abril de 2010, data da reunião da Assembleia Constituinte da Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO!

Custou, mas finalmente reunimo-nos e aprovamos o nome da Associação, os Estatutos, os Órgãos Sociais e o Conselho de Fundadores, faltando agora, apenas as formalidades burocráticas para a oficialização da Associação, o que será para breve.

O 25 de Abril de 2010 testemunha a reunião histórica da passagem do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, fundado a 10 de Maio de 2003, com um trajecto de orientação pessoal de cerca de 7 anos, para a fase seguinte, de complementaridade e partilha de esforços em forma de associativismo, o que permite colocar à disposição do colectivo, na verdadeira acepção do termo, a grande obra representativa de todos quantos ao longo destes 7 anos, directa ou indirectamente contribuíram para a valorização, afirmação e expansão do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO!

Foram 4 horas de reunião, quando inicialmente se previa 1 hora ou hora e meia para decidirmos tudo, até porque os pontos da ordem do dia há muito que eram do conhecimento geral, sendo que os Estatutos também já tinham sido disponibilizados para apreciação dos membros dos órgãos sociais. Mas era necessário abordar uma questão importantíssima, que vou desenvolver ao longo deste texto.

Muita gente questiona como vai funcionar a Associação Guiné-Bissau: CONTRIBUTO tendo como site www.didinho.org e não um site com o domínio da Associação.

Para muita gente parece estranho o facto de se criar uma Associação que tem um site com um domínio que é o nome de uma pessoa, neste caso, Didinho.

Ora bem, considero normal o facto de se levantarem estas questões e outras na sequência destas.

Esta Associação, creio que todos sabem como surgiu, não é segredo para ninguém. O Didinho decidiu transformar o Projecto de orientação pessoal, que até aqui era o Projecto CONTRIBUTO, numa Associação, de forma a ser legalmente, um património colectivo, ou melhor, de todos os seus associados.

A Associação nesta fase, obviamente que depende e dependerá muito da visão e dinamismo de quem criou e desenvolveu ao longo de quase 7 anos, a base do que hoje passou a ser a Associação Guiné-Bissau: CONTRIBUTO.

Se aquando da criação do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO se tivesse criado um site com a designação do Projecto, ao invés de www.didinho.org talvez hoje, sete anos depois, ninguém colocasse a questão, para diferenciar apenas entre Projecto e Associação "Guiné-Bissau: CONTRIBUTO".

Mas será que é obrigatório as Associações terem sites?

Será obrigatório, o nome de uma Associação ter que ser o mesmo nome designação ou domínio do site pelo qual se dá a conhecer ao mundo?

Obrigatório não é. Pode ser sugestivo, em caso de uma Associação criada de raiz, por um grupo de amigos/colegas, em que ninguém tem mais expressão/representatividade que outro, se decidam pelo nome da Associação e tudo o resto em função desse baptismo. Ora a Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO é um caso à parte e disso todos sabemos que assim é!

O que se conseguiu a nível de valorização do domínio  didinho.org não se pode deitar a perder por nenhum capricho.

Se a maioria dos membros convidados para fazerem parte dos órgãos sociais decidisse abdicar do site www.didinho.org como forma de a Associação não ser relacionada com a pessoa que é o Didinho, estariam simplesmente a cair no ridículo de esquecer os propósitos da criação da própria Associação. Mas não é só isso.

Os domínios registados na Internet, conforme as estatísticas de acesso, as referências que simbolizam como "nomes feitos" ou "marcas" se assim quisermos, têm valores patrimoniais de referência, que em caso algum se pode desperdiçar.

O didinho.org vale dinheiro e a Associação só tem a ganhar com isso, é um património!

Se a maioria decidisse por um novo domínio para a Associação, para mim, não haveria problema nenhum. O contrato do domínio didinho.org é anual, está pago até Outubro de 2010, aproveitava-o para disponibilizar nele outras coisas que não as da Associação.

Mas outra questão  se coloca também na "herança" patrimonial que o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO dá à Associação. A responsabilidade dos textos publicados no site www.didinho.org ao longo de 7 anos, devem vincular o colectivo dos órgãos sociais, no caso de alguma responsabilização criminal pelo conteúdo dos artigos publicados anteriormente?

Quando decidi pela passagem do Projecto CONTRIBUTO à fase seguinte, não idealizei "matar" a história, apagando as memórias de sete anos de árduo trabalho, pessoal e de todos os que directa ou indirectamente colaboraram com o Projecto. A passagem à fase seguinte seria, é, para um maior e melhor aproveitamento das experiências e lições acumuladas ao longo de 7 anos. E isso passa pela conservação desta enorme biblioteca virtual que é hoje o site www.didinho.org

Que fique bem claro que, jamais aceitaria transformar o Projecto numa Associação, ou fosse o que fosse, tendo como considerando para a sua viabilidade, o "abandono" do seu património histórico.

O que seria a Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO com um novo site, com domínio condizente com o nome da Associação?

Como Associação, poderia funcionar bem, mas o site em si, só com os conteúdos pontualmente disponibilizados pela Associação, em função das iniciativas programadas, raramente teria visitantes. A Associação ao invés de patrocinar a cidadania, dando voz ao cidadão, estaria a fechar-se nela própria, receando responsabilização por artigos da autoria de terceiros, como se vinculassem toda a Associação. Seria um retrocesso, uma grande perda de tudo o que conseguimos conquistar ao longo de 7 anos!

Prevendo estas e outras questões , decidi dar a conhecer como concebi a funcionalidade da Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO, através  do site www.didinho.org, sem prejuízo de todos os valores que transitam do Projecto para a Associação.

Vamos designar Projecto desde a criação a 10 de Maio de 2003 até 24 de Abril de 2010 e Associação, a partir de 25 de Abril de 2010.

1- O espaço Editorial do site deixa de ser o espaço até aqui reservado às opiniões do fundador do Projecto, passando a ser o espaço para a publicação exclusiva de comunicados e notas da Associação.

2- Ao espaço Nô djunta mon acrescenta-se a designação cidadania,  sendo o espaço aberto a todos os artigos de opinião, incluindo de membros dos órgãos sociais da Associação, sócios ou não sócios. Os artigos publicados na secção Nô djunta mon são da inteira responsabilidade dos seus autores, não vinculando, portanto a Associação!

Todos os trabalhos do cidadão Fernando Casimiro (Didinho), anteriormente publicados no espaço Editorial, passam para o espaço "Nô Djunta mon - cidadania".

3- A opinião pessoal de qualquer membro dos órgãos sociais ou sócio da Associação não vincula a Associação!

4- Ressalvam-se entrevistas a órgãos de Comunicação Social, por parte do Presidente da Direcção da Associação, Fernando Casimiro (Didinho) e, pelo Porta-voz designado pela Direcção, neste caso, a Dr.ª Filomena Embaló, Vice-Presidente da Direcção.

5- A Direcção da Associação reunir-se-á sempre que necessário, para emitir comunicados ou notas de imprensa, salvaguardando o respeito pelas atribuições estatutárias, tendo em conta o espírito democrático na tomada de decisões.

Ainda que seja da competência da Direcção, a mesma partilhará com os restantes órgãos sociais, toda e qualquer iniciativa visando a elaboração de comunicados e notas de imprensa, com vista a um aconselhamento e posicionamento o mais consensual possível.

6- As secções temáticas estão em fase de reestruturação, vão continuar a existir, também como espaços de cidadania, pese embora moderados pelos coordenadores designados.

7- O tópico Guiné-Bissau passará a englobar toda a informação generalizada sobre o país, bem como a página de Amilcar Cabral.

8- Haverá um novo enquadramento na apresentação da página principal do site, sendo que, todas as referências ao cidadão Fernando Casimiro (Didinho), constantes na página principal, serão alojadas na página reservada a ele no espaço Nô djunta mon - cidadania.

Enquadramentos igualmente, face à transição para a Associação, na uniformização do modelo padrão de apresentação das páginas que compõem o site.

9- Doravante todas as solicitações no sentido da divulgação de eventos no site www.didinho.org por parte de pessoas singulares ou colectivas, deverão ser encaminhadas para o Presidente da Direcção da Associação (afim de serem analisadas e avaliadas de forma institucional e não privada, como até aqui), que por sua vez, partilhará com os restantes membros da Direcção e dos órgãos sociais, o tratamento a dar a  cada solicitação.

Esperem para ver, tenham em conta o que a Associação pode vir a fazer para melhor servir a Guiné e os guineenses, deixando de lado a questão de se conotá-la com a pessoa do fundador do Projecto inicial que deu origem à Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO.

Vejamos que o nome Guiné-Bissau, com que se designa a República da Guiné-Bissau, foi o nome proclamado pelo PAIGC, partido libertador, aquando da proclamação unilateral da nossa independência. Seria correcto mudar-se o nome da República da Guiné-Bissau, só por uma questão de capricho?

Por acaso, alguém esqueceria ou deixaria de saber como foi que surgiu o nome Guiné-Bissau?

Podemos sugerir a mudança dos símbolos da República, porquanto haver razões para tal, mas o nome do país, justifica ser mudado?

É desta forma que vejo o domínio www.didinho.org  como site da Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO!

Contudo, se as pessoas a quem nos disponibilizamos a servir, assim não o entenderem, que digam o que acham melhor neste caso!

Este é o meu último editorial, pois passarei a escrever no Nô djunta mon - cidadania, ficando o espaço Editorial reservado para assuntos exclusivos da Associação.

Muito obrigado!

Vamos continuar a trabalhar!

 

Sócios Fundadores

1.      Fernando Jorge Gomes da Fonseca Casimiro

2.      Maria Filomena Araújo Vieira Embaló

3.      Joaquim Silva Tavares

4.      Helmer João de Pina Saldanha Araújo

5.      Rui Jorge da Conceição Gomes Semedo

6.      Edson Wiljai Incopté

7.      Filipe Sanhá

8.      Samuel Vieira

9.      Antonieta Rosa Gomes

10.   Secuna Baldé

11.   Ana Teresa da Costa Casqueiro Murta Gomes

12.   Flaviano Mindela dos Santos

13.   Mamadu Lamarana Bari

14.   Fernando Rodrigues de Carvalho

15.   Matteo Candido

16.   Serafim Miguel Araújo Garcia de Carvalho

 

ACTA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE DA ASSOCIAÇÃO GUINÉ-BISSAU - CONTRIBUTO

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO GUINÉ-BISSAU - CONTRIBUTO    

  FICHA DE INSCRIÇÃO DE SÓCIO

A FASE SEGUINTE (2) 25.03.2010

A FASE SEGUINTE 15.11.2009

CONTRIBUTO: MEMÓRIAS DE UM PERCURSO

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org