A FASE SEGUINTE (2)

 

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

25.03.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Depois de em Novembro do ano passado ter dado a conhecer a passagem do nosso Projecto à fase seguinte, ou seja, transformá-lo numa entidade juridicamente reconhecida e após avanços e recuos dum percurso nem sempre fácil de seguir devido à essência do Projecto em si, considerando os diversos aspectos que o caracterizam, dentre eles o seu papel no contexto geral da Guiné-Bissau, o seu alcance e afirmação nas diversas comunidades de guineenses, amigos da Guiné-Bissau e cidadãos de vários pontos do mundo. 

Pesando os prós e os contras, discutindo e trocando ideias com as pessoas que convidei para fazerem parte dos órgãos sociais e que constituem o Conselho de Fundadores da nossa Associação, venho dizer-vos hoje que estamos cada vez mais próximos de passar à fase seguinte!

Teremos já na primeira quinzena do próximo mês de Abril a reunião da Assembleia Constituinte, que aprovará os Estatutos (entretanto actualizados em relação à primeira versão apresentada), bem como os órgãos sociais, igualmente com alterações em relação à lista inicial dada a conhecer em Novembro passado.

Será um dia marcante para o futuro da nossa Associação!

Depois da Assembleia Constituinte será a vez de se marcar uma data para o restante processo burocrático, que culminará com a Escritura Pública da Associação.

Sobre a lista dos nomes que vão fazer parte dos órgãos sociais, tenho a agradecer a todos quantos aceitaram o convite, inclusive aos que, numa primeira abordagem aceitaram fazer parte da estrutura, mas depois, por motivos próprios, alegaram não poder assumir os cargos para os quais tinham sido convidados.

Agradeço particularmente ao Prof. Mamadu Lamarana Bari e ao Dr. Fernando Carvalho pela consideração manifestada na forma como solicitaram recentemente as suas "dispensas" dos órgãos sociais, permanecendo contudo como sócios  da nossa Associação.

Agradeço aos membros propostos para os órgãos sociais não residentes em Portugal pelo esforço e sacrifício no processo de obtenção das procurações junto do Consulado de Portugal nos países onde residem, procurações essas que me delegam como seus representantes no processo de criação da nossa Associação, substituindo legalmente as suas presenças em todo o processo de formalização e Escritura Pública da Associação.

Não escolhi familiares e "amigos". A Associação dispensa familiares e "amigos"!

Escolhi criteriosamente os nomes para os órgãos sociais, sendo que, em primeiro lugar, tendo em conta o papel de cada um no nosso Projecto ao longo dos anos.

Quero dizer-vos que o papel de cada um não se resume apenas aos textos publicados, mas a uma série de contributos directos ou indirectos prestados por cada um ao nosso Projecto.

A dispersão geográfica dos colaboradores e potenciais candidatos a preencher um cargo nos órgãos sociais foi a maior dor de cabeça na estruturação da equipa, dada a necessidade de distribuir convenientemente os membros pelos 3 órgãos que compõem a Associação, salvaguardando o facto de a sede social ser Portugal.

Todos merecem a minha confiança e reconhecimento das suas capacidades. Não tenho dúvidas de que conseguiremos formar uma excelente equipa, para melhor servirmos a Guiné-Bissau e os guineenses, assim como o mundo e os humanos.

Aproveito a oportunidade para também agradecer a todos quantos manifestaram interesse em  ser sócios da nossa Associação, tendo inclusive enviado as fichas de inscrição devidamente preenchidas. Tenho a dizer-lhes que as suas candidaturas a sócio serão automaticamente aprovadas logo que a Escritura Pública for concretizada.

Quero garantir a todos os nossos leitores em geral, de que continuaremos a servi-los independentemente de optarem por ser sócios ou não da nossa Associação.

Estamos particularmente comprometidos com a Guiné-Bissau, por isso, vamos continuar a trabalhar para servirmos mais e melhor o país e o nosso povo!

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

A FASE SEGUINTE 15.11.2009

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org