PROJECTO GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO DEZ ANOS DE APRENDIZAGEM

 

Si bu sta dianti na luta

José Carlos Schwarz

 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO: DEZ ANOS DE APRENDIZAGEM!

1- O que significa para si o Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO?

2- Que propostas sugere para a melhoria do Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO?

Fernando Casimiro (Didinho)Caros compatriotas, estimados amigos da Guiné-Bissau, prezados colaboradores e leitores em geral.

O nosso Projecto completou 10 anos de existência no passado dia 10 de Maio. Um evento marcante, por tudo o que conseguimos desenvolver ao longo destes 10 anos, em prol de uma Guiné-Bissau Positiva!

Designamos este período da nossa existência, como sendo de aprendizagem. Dez anos de aprendizagem, que nos dão diversos indicadores do processo evolutivo da nossa estrutura. Cometemos e, certamente, continuaremos a cometer erros, na tentativa de criarmos mecanismos de mudança para a Guiné-Bissau, de irmos mais além do que está ao alcance e à vista de todos; mas temos procurado errar o menos possível, se é que podemos abordar o assunto desta forma. A nossa preocupação não é errar, mas sim, aprender a corrigir os nossos erros, quando for o caso, por forma a não repeti-los!

Lançamos o desafio a todos, para que cada um exprimisse a sua voz sobre este Projecto que é de todos. Porém, poucos foram aqueles que se dignaram a interagir, manifestando opinião sobre as 2 questões formuladas. O momento não é de lamentos, nem de cobranças. O momento é de reflexão; o momento é de relançar a todos, o desafio no sentido de repensarmos o que de facto queremos, podemos, e ou estamos interessados em fazer (e como fazer) aqui no nosso Projecto, para ajudarmos a Guiné-Bissau e o povo guineense em particular, bem como a Humanidade em geral.

O site www.didinho.org está e estará sempre aberto a todos, independentemente da forma de pensar de cada um. Não excluímos ninguém, por isso, reafirmamos o nosso propósito de promover o debate de ideias entre os guineenses, de forma construtiva e inclusiva, visando obter e proporcionar respostas e soluções para os problemas da nossa Guiné-Bissau, a quem de direito, na qualidade de cidadãos livres com direitos e deveres.

Não posso deixar de agradecer aos poucos compatriotas e amigos que tiveram em conta a importância das suas participações nesta data comemorativa. Da mesma forma, não me assiste nenhum direito de "julgar e condenar" quem quer que seja, por não ter participado. Muitos fizeram-no no passado, no dia-a-dia, ao longo dos anos, de várias formas: por escrito, por telefone ou mesmo pessoalmente. O que realmente importa é, todos juntos, continuarmos a trabalhar pela causa comum, a Guiné-Bissau, respeitando as nossas diferenças e fazendo prevalecer o espírito de abertura, de compreensão, de flexibilidade, de tolerância, do diálogo, entre irmãos guineenses desejosos de verem o seu país feito um país a sério!

Muito obrigado!

Didinho

14.05.2013


General Emilio Costa

Quero em primeiro lugar parabenizar-te por dez anos de dedicação ao serviço do nosso povo. Que Deus te dê mais forças e coragem nesta luta, que não é fácil, mas gratificante, ao serviço da nossa Guiné. Viva o projecto contributo! Avante, irmão Didinho, pabia se canua ka inkadja no na tchiga. Aproveito também para te desejar boa estada em terras inglesas pela alma da tua (nossa)mamá. Que a sua alma repouse em paz! Abraços deste teu amigo e irmão, General Emilio Costa. 


Filipe Sanhá DIDINHO.ORG, UMA DÉCADA DE LUTA CONTRA O SUBDESENVOLVIMENTO  19.05.2013


Parabéns, Didinho

 


 

PARABÉNS MANO DIDINHO PELOS 10 ANOS DO TEU WEBSITE


Biuma Nanatche

Paz e bem compatriota, venho por este meio endereçar meus parabéns para árdua e difícil trabalho que tens levado a cabo há uma década com sabedoria e particularmente com coragem e imparcialidade no que diz respeito aos problemas difíceis do nosso país de maneira particular desde 12 de Abril de 2012,eu acredito como guineense que esta humilde e valiosa contribuição evitou até agora derramamento de sangue no nosso país, espero que Deus continue protege-lo e guiar teus passos porque a Guiné e mundo precisa de ti, agradeço a Deus por ter um compatriota DIDINHO que orgulha a grande maioria dos guineenses e a todos amantes de paz, de liberdade de expressão e  da vida que ninguém tem direito de aborta-la seja qual for a razão. Para terminar gostaria de lhe dizer que estás entre os melhores filhos da Guiné e, continua com teu e nosso partido, a Guiné-Bissau.

Biuma Nanatche

18 de Maio de 2013


Serafim Garcia de CarvalhoTenho estado de longe mas bem perto, bem perto a acompanhar tudo o que, e bem, continuas a escrever nesta tua permanente luta pela Guiné e não só. Por isso parabéns merecidos.

Em Londres acompanho-te nas cerimónias religiosas pela nossa querida Ema. Que Deus a tenha.

P.S. Admirei-me de não ler nenhuma reacção à notícia em que se atribui ao Nobel da Paz a afirmação de que..." Brevemente os USA iriam capturar na Guiné-Bissau, mais pessoas ligadas ao narcotráfico."

Vindo de um Nobel da Paz, fiquei desiludido; vindo de um representante da ONU, mais ainda; vindo de um cidadão de um Estado membro da CPLP, pior ainda...

Será que voltamos ao tempo dos cow-boys?

Espero que não e que em vez de se passar um atestado de menoridade a toda uma Nação; em vez de se armarem em polícias do mundo, que ajudem antes as estruturas dos países a se organizarem.

Depois admiram-se!

Ainda me lembro do tempo em que os membros da embaixada dos EUA em Bissau circulavam livremente em Bissau e participavam nas farras.

Depois destas atitudes, eu, se fosse americano...

E o triste é que perdem a razão, quando a têm, só devido à arrogância dos procedimentos.

Aquele abraço

Serafim Garcia de Carvalho
17 de Maio de 2013


Caro Didinho,

O que estás a fazer em prol da Guiné-Bissau demonstra claramente que sabes onde estás e onde queres chegar. É de louvar, a tua dedicação, disciplina e o comprometimento com a nossa querida Guiné. Foram 10 anos de persistência, de aprendizagem e de profissionalismo... É uma obra!

Quero deixar as minhas  sinceras felicitações, não pelo tempo investido mas sim, porque mereces...

Parabéns Didinho!

Vasco de Barros.

 17 de Maio de 2013


Meu caro amigo e irmão DIDINHO, da minha parte e com muita sinceridade te desejo tudo de bom e do melhor pelo trabalho que tens estado a fazer em defesa da nossa terra.
10 anos do teu site, um trabalho de alto profissionalismo levado ao mais alto nível.
O povo guineense conta contigo e eu DOKA como sempre, atento aos teus escritos..., te valorizo como guineense, mas acima de tudo como um verdadeiro ser humano.
Que DEUS te proteja sempre..., e ilumine o teu caminho que todos nós sabemos o difícil que é.
Do teu amigo e irmão:
DOKA.
Parabéns DIDINHO sempre na luta pela verdade.

17 de Maio de 2013


Caro irmão Didinho

Os meus  sentimentos compartilhados pela celebração de mais uma Missa em memória da sua falecida mãe. Boa Viagem e um bom retorno para dar continuidade a aquilo que você sabe fazer com satisfação.

Queridos Irmãos da Guiné-Bissau, o Aniversário do site GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO, inicialmente conhecido como site Didinho diz respeito a todos os guineenses que durante anos tiveram privilégios de acesso às informações sobre a Guiné no seu aspecto político, econômico e social. Tudo isso através de empreendimento jornalístico e informativo do nosso irmão Didinho, levado a cabo de forma militante e gratuita. Didinho ao perceber da dimensão e da importância fundamental que seu trabalho teve e tem não apenas para a Guiné e guineenses, mas também para o mundo resolveu dá-lo um caráter universal, cultural e educativo. A Informação mais que uma satisfação que apossa ao nosso ego pessoal é um ato Cultural. Uma sociedade menos informada é uma escrava de si mesma quanto à atualização do conhecimento do dia a dia. A Missão de informar é formar mentes desviadas da realidade social de modo a direcioná-las em busca da VERDADE.

GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO, mais que um site é um espaço que todos os guineenses na diáspora utilizam para exercitar liberdade de expressão e de pensamento. Mais do que isso, ele é um lugar onde o contraditório é praticado democraticamente de modo que se possa conhecer as inquietações, revoltas e esperanças de cada um sobre as informações que recebe do nosso País, a adorável GUINÉ que nos viu nascer e nos embalou até crescermos feito homens. Muitos adjetivos têm sido atribuídos à nossa querida Guiné sem que ela possa se pronunciar, porque o desencontro da política institucional que ela vive não lhe facultou chances de se defender oficialmente perante seus juízes internacionais. Mas esse dia haverá de chegar e não tardará. Dia em que todos os filhos da GUINÉ espalhados por quatro cantos do Mundo imbuídos da luz de liberdade e de motivação voltarão com a missão de darem o retorno social, político e econômico a país, onde cada um colocará em prática o longo aprendizado recebido cá fora. Potencialidades humanas e materiais não faltam ao país, basta que todos se reconciliem em torno de um só CAMINHO - PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO. Temos condições de, no curto prazo, na base de um entendimento político amplo, fazer deste país um dos mais prósperos da África e do mundo. Portanto, PENSAMENTO POSITIVO, AÇÃO CIDADÃ E AUTOESTIMA REDOBRADA.

OBRIGADO GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO. Obrigado a todos que militantemente têm continuado a dar suas contribuições a este Site, espaço de convívio e de exercício da cidadania de todos os guineenses.

FELIZ ANIVERSÁRIO AO SITE GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO.

DJARAMA DIDINHO

Mamadu Lamarana Bari

Acadêmico e Prof. da Universidade Federal de Mato Grosso

17 de Maio de 2013


Dra. Dulce AlmeidaParabéns Didinho por dez anos de dedicação constante! Que os próximos dez anos te tragam sucesso e saúde extensivos ao Contributo! Fiquei perplexa e muito triste pela perda do Henrique Rosa! Homem Grande que ficará nos corações de todos os que o conheceram! Grande abraço e boa estada em Londres pela Ema, Maria Dulce Almeida 17 de Maio de 2013


Bamba KoteBonjour Didinho !
Je m'associe à tous ceux qui lisent et/ou publient des contributions dans ce site web pour vous  souhaiter bon vent et beaucoup de courages dans ce combat que vous menez depuis déjà 10 ans pour la justice et la liberté dans notre pays.
Courage et longue vie à vous.

Bamba Kote

16 de Maio de 2013


Embaixador Gil FernandesOlá Didinho.
Parabéns por uma década de aprendizagem. Só tenho a agradecer-te por me teres ensinado muito durante estes dez anos.
Num país como o nosso que depois de quase meio século de independência nem sequer existe um jornal diário, o Projecto
Guiné-Bissau Contributo, é de uma relevância extraordinária.
Aquele grande abraço.

Embaixador Gil Fernandes

16 de Maio de 2013


Cadija ManéSorry, sorry, devia ter feito parte do grupo de pessoas que atempadamente felicitaram e te felicitaram pelo projecto Contributo. Dez anos não são definitivamente dez dias, são anos de dedicação  de amor pelo sonho em que se acredita e se dá a vida. Sendo muitas vezes mais insultado do que elogiado, mas nada te fez parar porque a tua Pátria e o amor por ela está acima de tudo.

Que esta dedicação e sacrifício façam deste projecto um caminho para a mudança positiva que tanto ambicionamos para a nossa Guiné-Bissau e todos nós somos responsáveis por isso.

Acredito no site, nas reflexões e trocas de opiniões, creio que o dia em que iremos dar mais valor a todo este trabalho está a chegar.

Os meus parabéns e um bem haja.

Cadija Mané

 15 de Maio de 2013


Entre as propostas feitas no 10° ano de CONTRIBUTO é de salientar a de uma medalha para Didinho, por seu trabalho em favor da Guiné. Parece-me, além do que eu disse na minha intervenção anterior (5.5.13), que uma conseqüência concreta do trabalho realizado em prol da Guiné, no CONTRIBUTO, deveria ser um engajamento político direto de Didinho na Guiné, com o apoio dos Guineenses, especialmente da Diáspora. E’ necessário que, depois de muito debate, nós todos do CONTRIBUTO nos esforçarmos para realizar politicamente as ideias na Guiné.

Matteo Candido

15 de Maio de 2013


Rómulo Pereira Rosa

Caro Didinho,

Quero associar-me à celebração do décimo aniversário do Projecto Guiné-Bissau Contributo com entusiasmo e incentivo para que venham mais dez anos, cheios de ideias livres para continuarmos a celebrar, conectados electronicamente, a Liberdade de pensamento que vai chegando a conta-gotas ao nosso país.

1.   O Projecto Guiné-Bissau Contributo tem um significado muito grande para mim, porque permite-me uma incomensurável oportunidade de encontro e troca de ideias de maneira livre sobre o nosso país, assim como expõe os “vários países” que é o nosso país.

É um exercício participativo-intelectual importante e significativo, de grande alcance e coragem, inovador quer pelo veículo utilizado quer pelos conteúdos, para qualquer sociedade que se pretende conhecer e pensar-se, na procura do que se pretende encontrar, porque se não se procura, não se encontra o que se pretende.

Este exercício simples é que é diferente e irreverente na nossa sociedade não habituada ao mesmo, tende ao desassossego e ao desconforto do pensamento único e dirigido, com a interpelação e ou o contraditório do outro seu semelhante.

Acompanharei sempre o Projecto Guiné-Bissau Contributo com admiração e carinho, sabendo que é uma lufada de ar fresco no nosso meio intelectual (intelectual aqui usado da maneira mais despretensiosa, a que convoca a todos os usantes do intelecto que estão e são térreos e não colocados num pedestal qualquer de sobredotação e inatingível).

2.  Quanto a sugestões, apesar de não manifestar nenhuma em concreto neste momento, creio que o Projecto Guiné-Bissau Contributo deve permanecer disponível a todo o tipo de crítica honesta e com o objectivo de melhorar o que de bom tem e o que de menos positivo vai tendo.

Desejo que tenhas sempre motivação e inteligência pessoais para continuar este trabalho árduo mas valioso e gratificante Projecto Guiné-Bissau Contributo para o nosso país.

Aceita um abraço de amizade, reconhecimento e estima.

Rómulo Pereira Rosa

10 de Maio de 2013


Inácio Semedo

Didinho, boa noite! Parabéns pelos 10 anos do nosso Contributo! Obrigado por me ter ajudado a manter a esperança numa Guiné melhor e a acreditar que há irmãos com valores e princípios; factores essenciais para se construir no colectivo e para o colectivo. Durante estes anos desfrutei de artigos de opinião, artigos científicos, literatura, e outros contributos mais. Apraz-me agradecer e agradecer. Divergi-me inúmeras vezes consigo (e havemos de divergir mais vezes) como já disse noutra ocasião (do pouco contacto que tenho mantido consigo), no entanto, não me custa reconhecer o enorme eclectismo intelectual do Fernando Casimiro. Não vou acrescentar nenhuma ideia para a melhoria do site conforme o seu pedido porque sinceramente acho o Contributo bastante diverso no horizonte a que se propôs atingir, pena os muitos colaboradores se terem afastado pelos motivos sabidos. Boa sorte nos estudos e no trabalho e felicidades para a sua vida e a da sua família.
Recebi o e-mail que me enviou há uns tempos com o nr de tlm. Hei-de ligar e havemos de combinar para conversarmos pessoalmente e trocarmos impressões. Desculpa todo este mistério mas não o faço por vaidosia nem por táctica qualquer, faço-o porque gosto de pôr verticalidade e honestidade em tudo o que faço e como tal não me dou com facilidade. Já agora, sou irmão mais novo do Rui Jorge Gomes Semedo que colaborou (o verbo me entristece) no Contributo consigo.


Um abraço,

Inácio Júnior 

10 de Maio de 2013


Amado Balde

 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO.

TANTI TANTI AUGURIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...

NHA PARABÉNS MANO.

ENQUANTO AO PERGUNTA QUE FOI COLOCADO:

POR MIM SIGNIFICA UM PUNTO DE RIFERIMENTO, ONDE TODOS OS CIDADÃOS NACIONAIS OU ESTRANGEIROS EXPRIMEM AS SUAS IDEIAS, EM RELAÇÃO À SITUAÇÃO NÃO SÓ POLÍTICA MAS TAMBÉM...SAÚDE, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, ESTES SÃO PILARES FUNDAMENTAIS DE UM PAÍS. 

PARA MELHORIA DESTE SITE PROJECTO GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO, SUGIRO AO SEU EDITOR DE COMEÇAR A CENSURAR OS COMENTÁRIOS INSULTUOSOS NA SUA PESSOA, PORQUE NÃO SE COMBINA COM SEU PERFIL, CRIADOR DESTA GRANDE OBRA.

AGORA JA VIMOS QUE O PAÍS DISPÕE DE VÁRIOS BLOGUES, MAS NEM TODOS COMENTÁRIOS DEVEM SER PUBLICADOS, CADA QUAL  APOSTA NO SEU BLOG NAQUILO QUE ACHA CONVENIENTE DE ACORDO COM A SUA INTERPRETAÇÃO.

DESCULPEM SE OFENDI ALGUÉM.

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU

VIVA P.G.B.C.

FORÇA DIDINHO SEMPRE EM FRENTE...

DJARAMA DIDINHO E DOKA EM DEFESA DA VERDADE.

Amado Balde

9 de Maio de 2013


Fernando Carvalho

De forma sucinta cá vai o meu contributo:                                                     

 - O projeto G.B Contributo, é um desafio permanente e consequente em prol da Guiné-Bissau. Contribuiu e contribui para os grandes valores da FAMÍLIA, da DEMOCRACIA e da CIDADANIA.

-Sugestões:

1 -Trabalhar cada vez mais a vertente pedagógica no sentido de aproximar cada vez mais os Guineenses. 

2 - Revitalizar as áreas temáticas para a diversificação das informações/mensagens.

Um abraço a todos.

F. Carvalho              

9 de Maio de 2013


António Lussa Nanfade

Bom dia Didinho,

Aproveito este pequeno tempo para dizer em poucas palavras o que significa para mim o Projecto Guiné-Bissau Contributo.

Para mim, o projecto não passa de uma exposição clara da liberdade de expressão de um ser humano em pleno gozo das suas faculdades e competências. Pois o projecto desde a sua criação não mostrou tendências  que outros projectos ou espaços internautas apresentam; tem carácter e caracteristicas únicas que não se podem encontrar noutro espaço de informação que aborda a situação da nossa QUERIDA GUINÉ. A isenção é a única arma da verdade de informaçao e é isso que o projecto tem demonstrado ao longo dos anos.

A minha sugestão é que o debate de ideias do projecto vá para além deste espaço, ou seja, ao encontro do cidadão comum, pois neste país menos de 3% da população tem acesso à internet. Mas também sei que para isso é necessário recursos humanos e financeiros disponíveis.

Contudo é preciso continuar a trabalhar com ânimo e vontade de servir como tem sido até então, o resto entregamos à inspiração Divina, pois somos crentes.

Muito obrigado!

Um bom contributo para a terra, ela própria agradece!

António Lussa Nanfade

9 de Maio de 2013


Filomeno Pina

Caro Fernando Casimiro (Didinho).

Colocadas as duas grandes questões neste Site – www.didinho.org – nº. 1 - O que significa para si o Projecto Guiné-Bissau Contributo; nº. 2 - Que propostas sugere para a melhoria do Projecto Guiné-Bissau Contributo.

Passo a responder em jeito de dissertação sobre as mesmas, e talvez assim, possamos retirar daqui algumas elações materiais em conformidade com as expectativas deste inquérito, lançado ao público, a todos nós, sem excepção para usarmos da palavra.

Pois a minha percepção sobre os trabalhos publicados aqui, é para mim uma obra feita com "amor" e muita dedicação, que prossegue em continuo processo de desenvolvimento, já há uma década, sendo de realçar esta motivação implícita e espírito de Guinendade permanentes neste SITE, toda capacitação emerge do facto da sua criatividade colectiva ser uma responsabilidade plural vivida aqui em permanente equilíbrio/reequilíbrio de energias de criação, conseguida com sucesso (embora não sendo “profissão” em full-time para ninguém), tornou-se num “suplemento intelectual” nosso, uma vez que todos nós (colaboradores) passamos menos tempo com a preocupação do “Site”, talvez por não ser o nosso lugar de “ganha-pão”, mas é verdade que muito admiramos estes resultados como fruto colhido da organização do trabalho, pelo simples facto do seu fundador - Fernando Casimiro - ser de facto SENTINELA em estado de alerta o quanto baste, para termos hoje resultados fantásticos deste trabalho, sob a liderança, experiência e aplicação do seu fundador.

 Salientamos, em justa medida, a sua capacidade de trabalho (o Didinho), para manter este espaço de pé, organizado com muita qualidade, com toda uma dinâmica positiva, activa e objectiva, na verdade um excelente espaço de divulgação, pesquisa, exposição de ideias, de objecto cultural variado, de literatura, investigação, etc.

Parabéns Didinho, demonstraste uma convicção implícita de um lutador pela causa, assente numa base de transparência, esta atitude transparece, não só na liberdade de expressão, na sua força de vontade, que ao longo destes dez anos consecutivos, trouxe até nós uma riqueza de informação inigualável, com sabedoria, como também soube reunir colaboradores activos, com um fino sentido de oportunidade e inteligência colectiva ao serviço da comunidade. Conseguiu preencher uma ausência com informação específica sobre a Guiné-Bissau, o que há dez anos atrás era muito escassa relativamente às notícias sobre o País, digamos que este SITE veio para ficar, só.

Num período conturbado (do qual toda a gente se lembra, o golpe de Estado que derrubou Kumba Yála), ainda com sinais de fumo vermelho a simbolizar perigo na derrapagem politica, social e económica evidentes para o País, era mais um golpe de Estado perpetuado pela Classe Castrense (uma sorte fatal), precisamente neste período, nasce então este grande Projecto do Fernando Casimiro, que todos nós abraçamos, até hoje.

Uma cegueira instalou-se por ausência de informação, na altura, ou até de “recados” vindos do interior do País, mas em boa hora alguém pensou e deu o primeiro passo de gigante no sentido de acabar com o silêncio e informar.

Ele, o Fernando Casimiro (Didinho), criou um espaço de informação que rapidamente foi abraçado por muitos Guineenses na Diáspora e não só, amigos da Guiné-Bissau, com tanta sede de falarem juntos, de escreverem, de saberem noticias da Terra, ou até, para cada um manifestar a sua indignação, tudo estava ausente na época, o ar para respirar a liberdade, também era para alguns, e quanto mais longe de Bissau a ansiedade e o medo subia na escala e tom de desespero. Não havia, como hoje, tantos cantos e “campas” para cuspirmos o medo para fora de nós, sepultá-lo, juntamente com as palavras depressivas, de angústia, de revolta, de amor ou de insulto qualificado.

Não havia espaço melhor do que aqui, neste Site, para o fazermos, então éramos visitantes assíduos desde a sua fundação, e ainda aqui estamos, porque é bom esta reunião de convívio de ideias à volta da mesma Pátria, com letras gordas ou magras, mas, porque é nosso, lemos tudo que passa por aqui e fica.

Tudo isto (agitação política na Guiné-Bissau) na altura era sério demais, mais exigente, contudo, sem um espaço de informação Guineense, porque hoje até vemos que qualquer um tem um “blogue” e, para todos os gostos, como quem tem um “Cão”, mas que não morde, só ladra na hora de receber o osso.

Há dez anos atrás não havia conteúdos de informação suficientes, na Diáspora, ainda hoje temos dúvidas disso, pois ainda não há liberdade total de expressão no País, mas já foi muito pior, é verdade. Talvez por isso, a desinformação se instale algumas vezes entre nós.

Porque muitas vezes os acontecimentos circulam à margem da visibilidade da diáspora Guineense ou vice-versa, havendo pouco ou nada nos jornais portugueses ou outros, poucos vão centrando alguma informação sobre o nosso País, quando há conflito militar ou político no terreno, i. é, ainda a literatura oral é peça importantíssima na comunicação no nosso Pais.

Mais, a Internet, talvez não ultrapasse uma utilização eficiente superior a dez por cento da população no território nacional, por isso, e mesmo assim, julgo o meu Povo como gente dura e madura, num País para os fortes, por isso mantenho a certeza de que a vitória será certa, acredito.

É deveras um reconhecimento de excelência no campo da informação todo este trabalho levado a cabo pelo – CONTRIBUTO – rodeado de colaboradores desde a sua fundação, com uma dinâmica renovada que mantém activa toda sua estrutura de informação até hoje.

Sempre com muita eficácia e honestidade informativa, seus Colaboradores aprofundaram suas reflexões nas várias temáticas sobre a Guiné-Bissau, com temas variados sobre questões sociais, culturais, politicas e económicas, nota-se.

Todo este serviço prestado à causa da Guiné-Bissau tem sido sem fins lucrativos, tanto para o seu fundador, como também para os seus colaboradores, sendo o seu único beneficiário, a causa da Guiné-Bissau, ou a comunidade Guineense no País e na Diáspora (leitores).

Todo um trabalho de informação crítica e de auto-crítica é desenvolvido com sentido de responsabilidade dos seus autores e assinados neste Site. Um sentido de responsabilidade inerente, na investigação jornalística, num artigo de opinião, numa pesquisa, na partilha de documentos em arquivos neste Site, onde temos muita produção informativa, em jeito de artigos de opinião, ensaios, trabalhos de investigação cientifica, social, sociológica e política, que é para continuar e para todos.

Ao longo destes anos, este Espaço de Informação tem vindo a demonstrar um nível de maturidade e de responsabilidade exemplar, dentro da ética e deontologia profissional exigida, permitindo liberdade e responsabilidade equilibradas, nas publicações assinadas pelos seus autores, na partilha de interesses comuns entre os mesmos, na dinâmica desta democraticidade envolvente em variados temas publicados até aqui, assegurados neste espaço, como prova de um trabalho sério, persistente e sistematizado que aqui é desenvolvido. Uma demonstração inequívoca de mérito e distinção deste Site.

Parabéns mais uma vez, para estes autores e em especial para o seu fundador Fernando Casimiro, que ao longo deste tempo (dez anos), como prova de um trabalho meritório e, com distinção exemplar de que todos nos orgulhamos e desejamos boa sorte para este Jovem Projecto na sua linha de crescimento futuro.

Diria que tenho um sonho, repito, um sonho de um dia na Guiné-Bissau, ver o Camarada Fernando Casimiro, ser distinguido pelo seu trabalho de informação à Causa da Guiné-Bissau, com um prémio simbólico justo, uma – MEDALHA AMÍLCAR CABRAL – o que seria para os Guineenses e não só, motivo de orgulho, sobretudo na Diáspora espalhada pelo mundo, gente com ligações a este Site Pioneiro da informação, com noticias da Guiné-Bissau como pano de fundo, publicando artigos de opinião, de pesquisas, etc., sobre vários temas, para manter os seus leitores informados/estimulados.

Reconhecemos publicamente aqui, a presença deste filho da Terra, com perfil de um COMBATENTE DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO entre nós, que coloca à nossa disposição esta ferramenta da Democracia (espaço de informação), para um diálogo de letras, para cada um dizer o que sente ou apenas só ler e comenta se assim o desejar, todo este trabalho para o Povo, aqui registado ao longo de dez anos de tinta derramada sem fins lucrativos.

Uma avaliação com dez anos de tempo, que conclui salientando uma excelente qualidade de trabalho durante o processo, que nos merece respeito e consideração, pelo seu carácter, no que concerne a ética e deontologia profissional, que assegurou todos estes anos a publicação de milhares de artigos de opinião (no espaço de opinião) sobre a Guiné-Bissau e não só, promovendo o debate de ideias, investigação e espaços de pesquisa. Numa atitude pedagógica e democrática da comunicação do séc. 21, a partilha de experiência e de conhecimento.

Há que reconhecer que há dez anos atrás conhecíamos “apenas” o SITE - Guiné-Bissau Contributo (o mais vinculativo) -  que na altura era o mais reconhecido na praça, e já como Espaço de Publicação e de debate de ideias, surge como fonte de inspiração e de motivação para  a escrita de opinião, publicada. Onde muitos de nós bebemos assuntos "quentes ou frios" sobre o nosso País, enfim, por exemplo, altura em que se deu mais um golpe de Estado que derrubou o Presidente Kumba Yála, era aqui um dos lugares comuns, onde todos bebiam da mesma tinta sobre CONTRIBUTO.

Este Site teve uma função “terapêutica” centrada na Guiné-Bissau, sem exagero, na época, seguimos várias leituras sobre a situação especifica da Guiné-Bissau, de todos os ângulos, palpites, ideologias ou opinião política e partidária, daqui deste lugar comum, onde nos sentimos todos em CASA, partilhando o que cada um traz de fresco para “despejar” no Tacho de Letras. Um ponto de encontro fortuito, gratificante e pedagógico, no sentido de permitir um convívio de ideias diferentes no mesmo espaço, na paz e com respeito pelo próximo.

Todo este manifesto agradece o Projecto Guiné-Bissau Contributo, que na hora “H”, trouxe até nós este espaço de reflexão e debate de ideias, Djarama Irmão Didinho, e igualmente para toda a Equipa de Colaboradores deste Site, todos sem excepção, porque sem estas Mulheres e Homens (autores) como continuadores desta obra, na partilha de conhecimento e de sabedoria, nada disto seria possível, sublinho, com tanta vitalidade observada deste Projecto, até hoje, vamos continuar e, como diz o seu autor, “…cada um faz a sua parte, …” in. Didinho.

Em jeito de propostas:

1 - Aproveito a ocasião também para “exaltar” uma iniciativa do género (não para criação de mais um Blogue ou Site), mas, de estimularmos a produção de mais artigos de opinião, crónicas, investigação, para publicarmos neste ou noutro espaço do género: Talvez só assim, saiam das gavetas vários produtos de qualidade literária, para os nossos leitores “saborearem”, pensamentos originais mantidos nas gavetas sem ver luz do sol, o que seria muitíssimo bom para todos nós, inverter este silêncio da escrita no nosso País.

2 - Criar uma – FUNDAÇÃO, GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO – (…)

3 - Propormos uma medalha – AMÍLCAR CABRAL – para o Fernando Casimiro.

4 - Criação de uma Biblioteca Online no Espaço Contributo, com documentação especializada nos assuntos sobre a Guiné-Bissau.

5 - Criação de uma Secção Editorial Contributo.

E…, UMA SALVA DE PALMAS MUITO FORTE, PARA O FERNANDO CASIMIRO!

Posto isto, quando o nosso Didinho disse (dirigindo-se aos colaboradores), – "... Estímulo que me têm proporcionado...", leio e respondo o seguinte, querendo apenas alertar para o facto de que esta realidade referida (o estímulo), é recíproco, é um vaivém de perguntas e de respostas, que ao longo de anos têm preenchido as nossas mentes de forma curiosa até, independentemente dos gostos, opções, em relação aos seus conteúdos, temos sabido conviver aqui com ideias dos outros, na base de respeito mutuo e espírito democrático conseguido.

Penso que devemos publicitar ainda mais este espaço de opinião e de pesquisa do Site, junto dos seus leitores e simpatizantes, se preciso for, com cartas personalizadas e enviadas, no sentido de mobilizarmos ou estimularmos muitos mais escritores a saírem da “garagem” ou das gavetas, com as suas ideias para simplesmente partilharmos e, com certeza absoluta, teremos resultados positivos surpreendentes.

Aproveito mais uma vez para agradecer a este Site Guiné-Bissau Contributo, e a todos os seus leitores e autores e, em especial o Didinho, pela troca de experiência e partilha de conhecimentos até aqui, com os votos de continuação de um bom trabalho para todos, e sempre.

Djarama. Filomeno Pina.

9 de Maio de 2013


Pedro Mateus Martins

Era o que eu pensava ser o melhor meio informativo guineense na diáspora, mas enganei-me e estou super desapontado comigo mesmo por ter acreditado um dia cegamente no teu site e nas tuas ideologias, na verdade esperava muito de si em relação à situação da Guiné-Bissau, mas não foi assim, pelo facto de detestar Cadogo e Raimundo não é razão para apoiar o golpe e depois vem dizendo aos leitores que é algo consumado agora só nos resta ver a frente, sem nenhum esforço de dizer aos teus amigos militares para se recapacitarem e voltar atrás, como isso não bastasse fizeste questão de postar foto de Cadogo e Raimundo a chamar lhes de assassino, ESTRANHO! Porque se não me engano entrevistaste Pansau Intchama que se confessou assassino de Nino Vieira, o que fizeste afinal, NADA, agora nos quer enganar que o teu partido é Guiné-Bissau. Mas que tipo de Guiné-Bissau queres?

Pedro Mateus Martins

 8 de Maio de 2013


Justino Vieira

Caro irmao Didinho,
 

Resumindo numa so frase o que é para mim o Projecto Guiné-Bissau Contributo, diria o seguinte:

É a mais credível fonte de informação sobre a Guiné-Bissau que contribui com reflexões que ajudem a conscientizar a sociedade Guineense em prol do seu  bem-estar e desenvolvimento sustentável.

A propósito da sua melhoria, tenho pouco a dizer,  só que a minha visão é prospectiva  tendo em conta o estado e a situação actual do País.

Essa visão teria como uma das prioridades :

Elaboração de Termos de Referência para a criação de um ''Tribunal Ad-hoc'' para a Guiné-Bissau com sede em Bissau,  sob égide das Nações Unidas, cujo objectivo seria entre outros:

..................,.........,.............,.........,...., etc.

Nha Mantenhas

Justino Vieira

8 de Maio de 2013


Albertinho J. Ugiglite

Caro Didinho,

Relativamente às duas questões colocadas sobre o projeto GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO:

 

1- O que significa para si o Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO?

- O Projeto Guiné-Bissau Contributo é um projeto pessoal que se tornou numa instituição da República da Guiné-Bissau (Estatuado), na sua vertente académica, no incentivo ao exercício da cidadania pelo cidadão bissau-guineense e pelo seu dar a conhecer ao Bissau-Guineense. A Guiné-Bissau independente do jugo colonial foi um projeto pessoal que congregou várias sensibilidades para torná-lo uma realidade. As Associações e os Partidos Políticos são instituições da republica através das quais se decide a servir outrem onde quer que estejam estabelecidos. Estamos habituado na nossa praça pública a ouvir em voz alta que esta Associação ou esse Partido é meu património pessoal: esquecem-se que ao institucionalizá-los ou legalizá-los o Estado tirou essa responsabilidade de ser pessoal para torná-lo coletivo, esta é a razão de exigir um número de assinantes para Partido político e Associações. Quem tentar contra o Projeto Guiné-Bissau Contributo (Estatuado) estará a tentar contra a Guiné-Bissau e a si próprio. Parece que os guineenses estão a descobrir o exercício da cidadania, mas a verdade é que  somos órfãos da democracia guineense. Que saudade dos doutores do Movimento Bafata; do PCD; do PRS, nas décadas 80-90, com nossa tenra idade a gritar palavras de ordem e liberdade do pensamento em todos os cantos do país, fazer parte destas agremiações dava um calor ao poder central ou local. E quem ousava contrariar ou ameaçar a vida de um deste líderes ou dos seus militantes onde quer que fosse?! Mas decidiram destruir (corrompendo-os e intrigando-os como nos habituaram no país, sempre que aparece uma instituição credível que questione a legitimidade do poder instalado, reduzindo seus atores ao silêncio ou à mendigagem) essas instituições que tanto custaram aos guineenses, pelas expectativas criadas para um futuro melhor. As expectativas movem montanhas, as bolsas de valores, o impossível no possível. Quando muitos reclamam da passividade da nossa sociedade face às situações vividas nas últimas décadas no pais esquecem-se dessas expectativas defraudadas, que é o reflexo similar dos mercados financeiros face às crises que perduram. Os que destruíram essas instituições tornaram-se vítimas dessa mesma destruição porque seriam as mesmas que os defenderiam face ao inimigo comum.  Termino apelando aos irmãos, amigos Bissau-Guineenses, defendam as instituições da Republica como Projeto Guiné-Bissau Contributo (Estatuado). Tudo que é estatuado em nome da Guiné-Bissau é uma Instituição da República GB.

 

2- Que propostas sugere para a melhoria do Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO?

- Melhorar o Projeto Guiné-Bissau Contributo! É possível porque buscamos a excelência em tudo que fazemos a cada dia, ou seja, nas instituições que representamos para atender as expectativas de quem servimos e não seria diferente do Contributo que é uma instituição da república (Estatuado). Seria interessante que existisse um espaço de denúncia, seja documental ou outro, sujeito a análise por parte da direção e se fosse credível publicava-se e posteriormente, poderia ser encaminhada às autoridades judiciais, sem necessidade de identificação pública dos autores, como acontece em muitos países (proteção ao denunciante ou testemunho, cabendo às autoridades investigar).

Cordialmente,

Ugiglite, Albertinho

8 de Maio de 2013


Umarú BaldéUmarú Baldé

Caro Didinho,

Como pessoa ligada ao site, gostaria de felicitar a todos os guineenses e amigos da nossa terra, por terem aproveitado este espaço para debaterem questões ligadas à vida nacional. Tenho lido todos os artigos e comentários. Confesso que nunca acompanhei de uma forma tão interessante  a evolução dos acontecimentos. É  meu entendimento que o momento que atravessamos exige  de todos profundas reflexões.

Relativamente às questões que colocou, oferece-me dizer o seguinte: 

1. O Projecto Guine-Bissau Contributo é  um espaço de debate de ideias que visam propor soluções para diferentes problemas que afectam o nosso pais.

2.  Como se costuma dizer na gíria de futebol, em equipa que ganha não se mexe.

VIVA A UNIDADE NACIONAL

Umarú Baldé

7 de Maio de 2013


José Pereira

Boa tarde Sr. Fernando Casimiro,

Sou um Guineense  a viver em portugal há 24 anos.

Quanto às perguntas no teu site as minhas respostas são as seguintes:

1. O Projecto Guiné-Bissau Contributo é, para mim, o melhor exemplo do que os Guineenses deviam fazer pelo o nosso País, em vez de dizer mal da nossa Guiné devíamos fazer tudo para encontrar uma solução para o problema do País e não pensar no interesse de algumas pessoas que julgam ser donos da Guiné.

2. A minha sugestão para o projecto Guiné-Bissau Contributo é continuar a ajudar a encontrar soluções para os  problemas da Guiné, e espero que continue a primar pela excelência no Site e não cair em tentação de fazer o que muitos estão neste momento a fazer ao nosso País, não vale tudo para alcançar os nossos objectivos, porque o bem comum deve estar acima de tudo. Fico por aqui, acho que já estou a falar demais, um grande bem-haja para si.

Com os melhores Cumprimentos

José Pereira

5 de Maio de 2013


Matteo Candido

Querido Didinho,
sobre o Projecto, eu sinto que sua gravidade é incontestável, em comparação com outros sites qui têm uma atitude  parcial ou tendenciosa.  Eu quero voltar ao que eu disse no meu primeiro discurso
DEMOCRACIA, UMA REFLEXÃO DE MATTEO CANDIDO 16.12.2007. A África, especialmente a Guiné, não deve imitar o Ocidente em sua totalidade. Especialmente na economia. Dar a volta no mercado mundial, se você precisa, você não deve esquecer que é perigoso. Guiné deve garantir a sua autonomia, rejeitando os luxos supérfluos da modernidade ocidental, para salvaguardar a sua independência, o seu desenvolvimento social e cultural, que é o de uma civilização da agricultura e do artesanato.
Eu acho que a contribuição de Projecto, deve insistir sobre essas questões básicas e remover das mentes dos guineenses, em primeiro lugar entre os jovens, a ilusão de que tudo o que no Ocidente reluz é ouro. E' preciso melhorar e construir sobre a tradição africana. O que, basicamente, eu acho que foi o endereço do fundo do Cabral.

Matteo Candido

5 de Maio de 2013


M´bana N´tchignaM’bana N’tchigna

O que significa para si o Projeto Guiné-Bissau CONTRIBUTO?

R: SENTIMENTO DE INQUIETUDE PELA PÁTRIA.

Caros compatriotas e Fernando Casimiro, o que posso responder sobre as duas perguntas lançadas a todos os contribuintes do projeto Guiné-Bissau CONTRIBUTO é no sentido literal. Ou seja, tentar fazer uma abordagem investigando o dicionário sobre o significado de palavra CONTRIBUIR.

As duas questões lançadas a todos nós são as seguintes:

1- O que significa para si o Projeto Guiné-Bissau CONTRIBUTO?

2- Que propostas sugere para a melhoria do Projeto Guiné-Bissau CONTRIBUTO?

Antes de responder às questões lançadas pelo Didinho a todos, sinto necessidade de fazer análise cronológica da minha visão sobre os acontecimentos que acompanharam a vida do projeto CONTRIBUTO até hoje.

Eu entendo que foram vários acontecimentos que não teria como mencioná-los em detalhes.

Se olharmos no dicionário no intuito de sermos elucidados sobre o significado genuíno da palavra CONTRIBUTO, podemos admitir que muitas vezes acabemos por usar o site como arena de guerra. Onde se ataca um ao outro. A começar; os ataques visaram ao Didinho em cheio.  Várias vezes houve insultos e desejos do seu desaparecimento físico por alguns que dizem ser seus irmãos guineenses. Além do Didinho várias pessoas também foram alvos de críticas com a mesma intensidade de expressão.

Para mim, é tudo o que um site como o CONTRIBUTO não deveria possuir. Deveríamos debruçar no sentido de contribuir para o que fomos todos convocados como cidadãos da Guiné e do mundo; fazer a nossa CONTRIBUIÇÃO.

Fernando Casimiro falou duro, foi mal compreendido e mal interpretado pelos guineenses. Apontou erros que foram cometidos e ainda são cometidos no país, Guiné-Bissau e em outros lugares do mundo. Chamou pessoas pelos nomes, principalmente aos políticos guineenses; fez denúncias graves, pondo em risco a sua vida; não teve medo de apontar quem quer que fosse. Fernando Casimiro também nem sempre compreendeu os outros. Ficou chateado, sentiu cansaço ao longo do caminho, ficou triste, ameaçou parar de escrever. Enfim, muitas coisas aconteceram no site contributo durante estes 10 anos.

Alguém pode perguntar. Será que tudo isso valeu a pena? Foi realmente uma contribuição...?

Podemos responder que sim. Mesmo que discordemos em alguns pontos. Erramos na forma de nos posicionar, mas é inegável que o Sentimento do sonho que Fernando possui e que ele mesmo descreve quando afirma que: “O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU”, acabou habitando na maioria de nós. Entendemos o que o país passa como vergonha. Toda a forma de agir e de posicionarmos, leva a pensar num SENTIMENTO DE INQUIETUDE PELA PÁTRIA. De certa forma envolveu e envolve filhos da Guiné que realmente amam a sua pátria.

 Neste 10º aniversário da criação do Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO, pode-se dizer que:

1. O significa do Projeto Guiné-Bissau CONTRIBUTO é: cooperação, para que algo de positivo ocorra na Guiné-Bissau;

1.1. É colaborar juntamente com todos que estão sendo úteis para o bem do país;

1.2. É ter participação em todas as vertentes visando o desenvolvimento da nossa terra, seja dentro ou fora da Guiné-Bissau, até que resultados visíveis apareçam um dia; Nisto se pede a contribuição do professor, médico, engenheiro agrônomo, arquiteto, advogado, motorista, piloto, advogado, juiz, pedreiro, agricultor, pescador, político, militar, jornalista, etc.

Que contribuamos pensando pelas nossas próprias cabeças, informando, exigindo, cobrando com decência a nós mesmos e aos nossos políticos.

Já para responder à segunda pergunta: Que propostas sugere para a melhoria do Projeto Guiné-Bissau CONTRIBUTO?

Sugiro que os textos de qualquer assunto ou artigo que são lançados aos leitores no site CONTRIBUTO, sejam apenas de uma lauda e meia (uma página e meia). E se a pessoa tiver necessidade de escrever sobre um assunto extenso, que o faça, dividindo o texto em partes.

A minha justificativa para essa sugestão é a preocupação com o tempo que a pessoa tem para ler dois, três quatro e mais artigos que às vezes são publicados em simultâneo no site. Então quando alguém visita o site CONTRIBUTO e depara com um artigo muito importante, mas extenso, a pessoa lê correndo, porque tem outros artigos interessantes que deseja ler também. E lendo a correr isso não permite a exploração do texto para absorver a ideia central que está contida no texto. Creio que fracionando os textos, isso ajudaria muito na leitura dos mesmos.

Quem faz isso bem em alguns assuntos que aborda é o Fernando Casimiro, Didinho. Ele consegue de forma sucinta delimitar e lançar ideias.

De resto, não vejo necessidade de mudança no site. Pois está bem estruturado.

Parabéns ao site pelo 10º aniversário!

Parabéns ao Fernando Casimiro a quem não pode ser tirado o mérito paralelamente ao site!

M’bana N’tchigna.

2 de Maio de 2013


A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL