DIDINHO.ORG, UMA DÉCADA DE LUTA CONTRA O SUBDESENVOLVIMENTO


 

 

Filipe Sanhá *

filipesanha@hotmail.com

19.05.2013

Filipe SanháForam 10 anos de incessantes batalhas contra a ignorância, brutalidades, intolerância, e inoperância. Este SITE, é um dos instrumentos determinantes no trilhar de caminhos para o desenvolvimento.

Artigos de relevo, comentários sobre a Guiné-Bissau, têm contribuído de forma exemplar para enformar a nossa jovem DEMOCRACIA. As variáveis configurantes e estruturantes do desenvolvimento, são infindáveis, embora possamos dividi-las em essenciais e acessórias.

 

A educação, saúde, direitos do homem, juventude, ambiente, cultura, segurança, confiança e produtividade são as que elejo como fundamentais numa primeira fase. Tudo isso faz parte dos privilégios deste ESPAÇO. Os debates a que se tem assistido ao longo desta década de vida do CONTRIBUTO, devem orgulhar qualquer GUINEENSE.

 

Foi e é preciso coragem, abraçar este desafio.

Não foi, nem é contra ninguém em especial, mas sim contra o subdesenvolvimento. Quem acredita sempre consegue! Poucos serão aqueles que não reconhecem a validade científica, social e cultural deste extraordinário instrumento de desenvolvimento do nosso País, que é a comunicação.

 

A minha participação é tardia, já na sua fase de maturidade, mas com orgulho e determinação continuo a estimar e respeitar o DIDINHO.ORG. Não foi, nem é uma questão de dar voz a quem a não tem, mas sobretudo processar informações constituintes do painel nacional de intervenção cívica e democrática.

 

O construtivismo ascendente a que se prestou em prol de uma intervenção cívica e pacífica tem estado a surtir os seus efeitos. Por isso, devemos agradecer ao DIDINHO, pela coragem, dedicação e determinação em CONTRIBUIR para aquilo que é a nossa sociedade hoje.

 

Por vezes, não é fácil ler, interpretar, projectar e visionar o alcance de um espaço de informação com esta dimensão, natureza e proficiência. Somos, por natureza imediatistas, exigindo a nós próprios resultados imediatos, mas estes exigem maturação. Há que dar tempo ao tempo para que eles surjam no espaço temporal próprio e específico.

 

Quando vemos os dois principais partidos do País, a darem as mãos para a constituição de um novo governo, ficamos satisfeitos, mas isso não é senão o resultado de um trabalho árduo e espinhoso, que exigiu tempo. A GUINÉ-BISSAU, não é, hoje, a mesma coisa de há dez anos. Cresceu e está a criar os seus próprios mecanismos e anticorpos para se assumir, definitivamente, como um País, que quer granjear respeito e preencher a sua cadeira no concerto das Nações, apostadas no projecto de desenvolvimento nacional.

 

A actual estrutura de confiança tem a sua raiz no passado, cuja agenda teve a participação activa e positiva deste SITE. A confiança e motivação que nos invadem neste momento foram construídas implicitamente. Falemos de uma GUINÉ-BISSAU POSITIVA (Didinho), porque sim acreditamos na elevação dos comportamentos dos nossos actores políticos, sociais e da própria Comunidade Internacional.

 

As ameaças de diversa natureza que penderam sobre o Didinho no passado, diluíram - se com o tempo, porque hoje, é um SITE de referência para a esmagadora maioria de jovens e adultos da nossa sociedade, e amigos da GUINÉ-BISSAU. Nas rádios, Jornais, bairros, bares e outros espaços de convívio, as pessoas falam abertamente sobre a problemática do País, sem medo.

 

Não digo que seja o DIDINHO, o único artífice desta manifestação clarividente, mas teve e tem uma responsabilidade assinalável e louvável na construção dessa autoconfiança dos GUINEENSES.

 

Quem esteve e está em Bissau, apercebe-se disso de forma clara e transparente. No que me toca só tenho que agradecer ao DIDINHO.ORG, aos articulistas e comentaristas deste espaço, pela sua participação activa e actuante nesta grande epopeia que é a restituição da confiança aos GUINEENSES, em como somos capazes de construir, dialogando para erigir uma GUINÉ-BISSAU POSITIVA e INCLUSIVA.

 

Um salvé ao seu autor e editor, que Deus o proteja e, continue por muitos e bons longos anos nesta senda de construtivismo da RGB.

 

OBS: Este artigo não foi escrito com base no novo acordo ortográfico

Maia (Portugal), 2013-05-19

Filipe Sanhá

 

Filipe Sanhá

 

Criança

 

  * Psicólogo, Mestre e Doutorando pela Universidade de Coimbra (Portugal)

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL