O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

01.06.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Não sou a favor nem estou do lado do Presidente Malam Bacai Sanhá; não sou a favor nem estou do lado do Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr.; não sou a favor nem estou do lado de Zamora Induta; não sou a favor nem estou do lado de António Indjai e Bubo Na Tchuto; não sou a favor nem estou do lado do PAIGC, PRS ou qualquer outro partido político;

SOU CONTRA O NARCOTRÁFICO E O CRIME ORGANIZADO QUE EMPURRAM A GUINÉ-BISSAU E OS GUINEENSES PARA UMA GUERRA DE CONSEQUÊNCIAS IMPREVISÍVEIS!

SOU PELA GUINÉ-BISSAU E PELOS GUINEENSES QUE QUEREM O BEM DO PAÍS!

Acompanho com preocupação o dia a dia das movimentações em torno da Guiné-Bissau e confesso que a única saída que vejo, no intuito de se garantir segurança ao povo guineense é o envio urgente de uma Força Multinacional Militar e Policial, para se evitar uma guerra de consequências imprevisíveis e em que o povo poderá vir a ser o alvo principal dos beligerantes.

PEÇO ÀS NAÇÕES UNIDAS QUE SE POSICIONEM ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!

O Poder está a cair de podre, não há referências positivas que justifiquem apoios a uns e culpabilizações a outros. Todos diferentes, todos iguais, manchados que estão, de facto e com o título de criminosos, cada um à sua maneira e na justa medida das suas acções.

Os guineenses estão perante evidências de males nunca antes explicados, omitidos por conveniência ou conivência e assentes numa cumplicidade em defesa de interesses pessoais, tal a obsessão pelo poder...

POLÍTICOS, GOVERNANTES E MILITARES - SÃO TODOS CULPADOS DA DESGRAÇA QUE SE ABATEU SOBRE A GUINÉ-BISSAU!

Eis a Guiné-Bissau confrontada com as consequências da praga que é o narcotráfico!

Eis a Guiné-Bissau de todas as mentiras, quando desde sempre pessoas houve que insistiram e continuam a insistir para que a VERDADE fosse/seja assumida como a chave para o reconhecimento dos erros e dos males, tendo em vista a correcção e o perdão.

É lamentável, perante toda a podridão que tem sido dada a conhecer, haver pessoas a tomar partido a favor do Presidente da República e, outras, do Primeiro-ministro, quando ambos são responsáveis pela crise por que passa a Guiné-Bissau desde 01 de Abril!

Ambos minimizaram o ocorrido, dizendo, alto e em bom som, que tudo o que acontecera naquele dia, fora apenas um INCIDENTE!

Ambos mostraram não estar à altura das suas responsabilidades, do juramento, do compromisso assumido para com o povo guineense. Ambos demonstraram cobardia e obsessão pelo poder, preferindo a submissão ao poder militar, ao invés de reivindicarem os acontecimentos de 01 de Abril como um golpe Militar.

Há quem esteja a branquear a imagem a criminosos, quer de sangue, quer afectos ao narcotráfico, acusando apenas Zamora Induta e por arrasto, o Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr., de serem responsáveis pelas matanças de 01 e 02 de Março de 2009 ou de 04 e 05 de Junho do mesmo ano.

Não digo que não estão implicados. É óbvio que estão, mas e os outros?!

Por que razão se iliba António Indjai desses crimes, quando o mesmo foi promovido a Vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, como recompensa por ter comandado o grupo que assassinou o ex-Presidente João Bernardo Vieira?!

Como levar a sério todas as acusações da queixa-crime apresentada por António Indjai contra Zamora Induta, sem pôr em causa o próprio queixoso, que nunca antes tivera coragem para denunciar todos os crimes cometidos, visto ter participado neles, bem como recebido sempre contrapartidas?!

Por que desvalorizar as acusações das participações de António Indjai, Bubo Na Tchuto, Papa Camará e tantos outros no narcotráfico, mas apontando Zamora Induta como envolvido no narcotráfico?

Por que desvalorizar as acusações sobre o caso do avião de Cufar, que aponta responsabilidades a António Indjai, com conhecimento de causa do Presidente da República e do Procurador-Geral da República?!

Abordar o narcotráfico na Guiné-Bissau não é apenas apresentar um suposto relatório da Comissão de inquérito aos acontecimentos do passado dia 01 de Abril, acusando Zamora Induta e Carlos Gomes Jr., vindo de seguida apresentar uma "errata" de algo supostamente afirmado pelo então Ministro da Defesa...

Felizmente ou infelizmente, vamo-nos conhecendo cada vez melhor...

Há quem queira apenas o derrube de um governo legítimo (o Primeiro-ministro que seja inquerido e julgado pelos seus crimes), para que outros criminosos ocupem cargos de responsabilidade no Estado, criminosos esses afectos ao narcotráfico, esquecendo-se que, uma vez mais, é a Guiné-Bissau que está a ser prejudicada!

Quem promove ou tenta inocentar criminosos não pode ser considerado um patriota; não pode ser visto como alguém imparcial e que quer o bem da Guiné-Bissau e dos guineenses!

O Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. deve ter a coragem de se demitir e pedir aos membros do seu Governo que abandonem os seus cargos, para que se confirme o Golpe de Estado apoiado pelo Presidente da República Malam Bacai Sanhá e se possa avaliar melhor tudo e todos que estiveram na sua origem!

O povo guineense deve solicitar à ONU o envio de uma Força Multinacional Militar e Policial para o país, para que não se entregue a Guiné-Bissau aos narcotraficantes!

A Comunidade Internacional deve continuar a acompanhar a Guiné-Bissau!

O meu partido é a Guiné-Bissau, não me vendo a ninguém para prejudicar o país e o povo. Lutarei, até morrer, em defesa da Guiné-Bissau e dos guineenses!

Vamos continuar a trabalhar!

E AGORA, GUINÉ-BISSAU?! 29.04.2010

 CUMPLICIDADE E PROMISCUIDADE: ANÁLISE ENTRE ACUSAÇÕES, ACUSADORES E ACUSADOS 20.04.2010


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org