E AGORA, GUINÉ-BISSAU?!

AMBIENTE DE HIPOCRISIA

 

Guiné-Bissau

Indicação de oficiais narcotraficantes foi feita após anos de investigação - embaixadora EUA

Bissau, 29 abr (Lusa) - A embaixadora dos Estados Unidos no Senegal, Márcia Bernicat, disse hoje que a inclusão de dois oficiais superiores da Guiné-Bissau na lista norte-americana contra o narcotráfico foi feita depois de vários anos de investigação.

"Aquela designação foi o resultado de investigações de vários anos e, com base naquelas investigações, outras pessoas e empresas (da sub-região) vão ser incluídas naquela lista", afirmou a diplomata norte-americana na capital guineense.

"Aquela lei foi promulgada para lutar contra a influência e corrupção que aqueles indivíduos podem fazer com o dinheiro da droga", explicou Márcia Bernicat.

Fonte: Agência Lusa

Todos diferentes, todos iguais!

 

"(..) Sr. Presidente da República... Os Estados Unidos podem demorar a acusar, mas quando o fazem, é sinal de que algo mais pretendem fazer. Não recuam nas suas acusações, venha donde vier e de quem vier o desmentido. Atenção que, as Nações Unidas, um dia depois dessas acusações anunciaram partilhar a visão dos Estados Unidos sobre o assunto...

Cabe agora às autoridades da Guiné-Bissau interpretar e avaliar as acusações e o posicionamento dos Estados Unidos, bem como da ONU. Se esses militares continuarem a fazer parte das chefias militares, se não houver nenhum inquérito sobre essas acusações, não tenho dúvidas de que os Estados Unidos conotarão as principais autoridades da Guiné-Bissau com o narcotráfico e aí, tanto pagarão os que estão directamente envolvidos, como os que apenas fazem de conta que o narcotráfico é (apenas) um problema da sub-região..." Didinho  QUE O POVO GUINEENSE EXIJA RESPONSABILIDADES A QUEM DE DIREITO! 10.04.2010

 

" (...) Face às acusações de envolvimento no narcotráfico de que são alvos o actual Chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Guiné-Bissau, General Ibraima "Papa" Camará e o antigo Chefe do Estado-Maior da Marinha, Contra-Almirante Bubo Na Tchuto, seria interessante e digno que estas duas altas patentes militares guineenses não se limitassem apenas a desmentir e a desvalorizar as acusações proferidas pelos Estados Unidos da América às suas respectivas pessoas. Para o BOM NOME e a BOA IMAGEM do país, o actual Chefe do Estado-Maior da Força Aérea deve solicitar a suspensão temporária do seu cargo, disponibilizar-se ao Ministério-Público para que seja investigado no âmbito dessa acusação e, estando seguro de não ter nada a ver com o narcotráfico, mover, ele próprio, uma acção judicial contra o Governo dos Estados Unidos."  Didinho DO BOM NOME E DA BOA IMAGEM DA GUINÉ-BISSAU... 14.04.2010

 

"Será que deixou de ser considerado um acto criminoso o envolvimento do Vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas na recente operação de narcotráfico em Cufar, que motivou uma reunião com a presença do Presidente da República, do Primeiro-ministro, do Chefe do Estado-Maior General que se encontra detido e do Procurador-Geral da República e onde o envolvido assinou um documento assumindo esse envolvimento?" Didinho ONDE ESTÁ O PODER JUDICIÁRIO DA GUINÉ-BISSAU? 06.04.2010

 

E a Justiça, Sr. Procurador-geral da República?!

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

29.04.2010

Fernando Casimiro (Didinho)A MENTIRA É APENAS UMA VERDADE ADIADA...

Para quem tinha dúvidas a propósito das recentes acusações do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos a 2 altas figuras militares da Guiné-Bissau, relativamente aos seus envolvimentos no narcotráfico, hoje, a Embaixadora dos Estados Unidos acreditada na Guiné-Bissau e residente em Dacar, Senegal, ela que viajou para Bissau desde ontem, confirmou às autoridades da Guiné-Bissau, incluindo o Sr. Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, tudo o que reporta a essas acusações, indo mais longe, ao afirmar que: "Aquela designação foi o resultado de investigações de vários anos e, com base naquelas investigações, outras pessoas e empresas (da sub-região) vão ser incluídas na lista".

Lembro-me de ter alertado o Sr. Presidente da República, a propósito dessas acusações, desta forma: Sr. Presidente da República... Os Estados Unidos podem demorar a acusar, mas quando o fazem, é sinal de que algo mais pretendem fazer. Não recuam nas suas acusações, venha donde vier e de quem vier o desmentido. Atenção que, as Nações Unidas, um dia depois dessas acusações anunciaram partilhar a visão dos Estados Unidos sobre o assunto...

É claro que, as afirmações hoje proferidas pela Embaixadora dos Estados Unidos não são alertas, não se tratam de pedidos de colaboração às autoridades da Guiné-Bissau, mas sim, uma confirmação de que os Estados Unidos estão a agir por conta própria nesta matéria e não estão para negociações com quem quer que seja, para decidirem o que já começaram a fazer.

O narcotráfico, argumentado como meio de sustentação do terrorismo mundial, suporta a legitimidade de uma luta comum à escala global e estando os Estados Unidos à frente deste processo na Guiné-Bissau em particular e na África ocidental em geral, pressupõe ter havido um entendimento prévio com outras potencias, para que não haja controvérsias nas acções que vierem a levar a cabo.

Não é demais recordar que um dia após as denúncias feitas pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, as Nações Unidas emitiram um comunicado assumindo partilhar das acusações feitas pelos Estados Unidos às 2 altas figuras militares da Guiné-Bissau, supostamente envolvidas no narcotráfico.

 

Mas a União Europeia também está solidária e começam a surgir abordagens sobre o assunto, por parte de países europeus, como nunca tinham feito antes. Estavam todos à espera do envolvimento dos Estados Unidos no processo, pelos vistos...

Com as afirmações concludentes da Embaixadora norte-americana, como reagirão as autoridades da Guiné-Bissau?

Quando os Estados Unidos dizem ter provas sobre o envolvimento dessas figuras e de mais outras que serão incluídas na lista, bem como empresas, irão as autoridades da Guiné-Bissau, contrariar essas provas?

Perante afirmações concludentes, o Presidente da República continuará a fingir que está tudo bem e que o narcotráfico é um problema de toda a região?

O actual Chefe do Estado-Maior da Força Aérea irá manter-se nas suas funções, para continuar a prejudicar a imagem do país e de todos os guineenses?

O Contra-Almirante Bubo Na Tchuto irá continuar a passear, escoltado, pelas ruas de Bissau, impunemente?

O Sr. Presidente Malam Bacai Sanhá continuará a relacionar-se ao mais alto grau com pessoas que todos os guineenses (e atenção, os americanos também) sabem que são narcotraficantes?

Perante afirmações tão concludentes, continuará o Sr. Procurador-geral da República à espera de ser acusado de cúmplice do narcotráfico em particular e do crime organizado em geral?

Já ninguém engana o nosso povo e muito menos se pense poder enganar os americanos, pois estão na sub-região, utilizam os meios mais sofisticados que há no planeta para interceptarem todas as comunicações que quiserem interceptar! E com isso, conseguem obter informações e fazer tudo o resto.

Não se admirem os guineenses, se um dia destes os americanos entrarem por Bissau adentro...

A juntar a tudo isto, soube-se que numa recente reunião entre o Presidente da República, Malam Bacai Sanhá e alguns  embaixadores de países europeus acreditados na Guiné-Bissau, o Presidente  teria reagido com autoridade, a um aconselhamento por parte destes embaixadores, no sentido da reposição da chefia militar anterior aos acontecimentos do passado dia 01 de Abril. Diz-se que Malam Bacai Sanhá acusou-os de ingerência nos assuntos internos da Guiné-Bissau, tendo, por sua vez, um dos embaixadores europeus presentes, concretamente o embaixador da França, advertido para o facto de que, se as solicitações dos seus países não fossem consideradas, poderiam ser adoptadas sanções contra a Guiné-Bissau, que poderiam passar, por exemplo, pelo impedimento da circulação de personalidades da Guiné-Bissau no espaço da União Europeia.

Ao Presidente Malam Bacai Sanhá aconselha-se prudência nos seus actos. Deve exigir respeito pela soberania nacional, deve representar e defender condignamente os interesses da Guiné-Bissau e do povo que o elegeu. Porém, se os aconselhamentos podem ser vistos como ingerência, não é menos verdade que os guineenses também reclamam pela reposição da normalidade constitucional e neste aspecto, o Presidente da República até hoje não fez nada nesse sentido. Ao invés, tem estado a legitimar, não só a acção do passado dia 01 de Abril, mas principalmente, os autores dessa acção subversiva que continua a pôr em causa a segurança, a unidade e o interesse nacionais.

Vamos continuar a trabalhar!

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org