OBRIGADO IRMÃO JOSÉ RAMOS-HORTA!

Lisboa - 06.07.2013 - Encontro entre o Dr. Ramos-Horta, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau e Fernando Casimiro (Didinho) Fundador do Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO

Lisboa - 06.07.2013 - Encontro entre o Dr. Ramos-Horta, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau e Fernando Casimiro (Didinho) Fundador do Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

06.07.2013

Fernando Casimiro (Didinho)Assim que entrei no hall de entrada do Hotel Tivoli, da Avenida da Liberdade, dei de pronto com o Dr. Ramos-Horta, sentado tranquilamente, às voltas, com o seu "Tablet", faltavam 15 minutos para a hora combinada para o nosso encontro. Estivesse a consultar o que fosse, nesta nossa era da modernidade, não podemos prescindir das variadíssimas ferramentas que sustentam a plataforma das novas tecnologias e que nos acompanham diariamente, por todo o lado, sob pena de estarmos constantemente desactualizados, no tempo. O Dr. Ramos-Horta é um homem da era da modernidade e não pode estar desactualizado no tempo, ainda bem!

Hoje, 06.07.2013, finalmente, tive oportunidade de conhecer, pessoalmente, o Dr. José Ramos-Horta, que vejo e sinto que é de facto, mais do que um amigo, um apaixonado, pela Guiné-Bissau. O Dr. Ramos-Horta, é um verdadeiro irmão dos irmãos guineenses, por isso, lanço o desafio às autoridades da Guiné-Bissau de concederem a cidadania honorária da Guiné-Bissau, ao nosso ilustre irmão José Ramos-Horta!

O "encontro  de trabalho" que hoje tive com o Dr. Ramos-Horta, pode ser visto como um reconhecimento do nosso Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO, um encontro que serviu para abordarmos diversos assuntos relacionados com a Guiné-Bissau, sobretudo, no que se refere às próximas eleições gerais, tema que continuaremos a abordar/debater, através das facilidades disponibilizadas pelas novas tecnologias, ao longo de todo o processo de preparação das eleições. Também falamos sobre questões relacionadas com os direitos humanos, concretamente, dos direitos civis e políticos dos cidadãos guineenses, tendo em conta o facto de muitos cidadãos guineenses estarem condicionados, no que toca ao regresso ao país, com receio de perseguições e actos hostis.

Ouvi da parte do Dr. Ramos-Horta, muitas garantias, tendo em conta abordagens e estratégias traçadas, algumas já implementadas, outras em vias de serem implementadas, com realismo, e que me fazem acreditar que sim, podemos pensar a Guiné-Bissau como um país a sério, num futuro próximo!

Aproveitei a oportunidade para entregar em mãos, ao Dr. Ramos-Horta, um "dossier" contendo sugestões e preocupações enviadas por um grupo de guineenses e amigos da Guiné-Bissau, através do desafio que lançamos no nosso Projecto entre 26.06.2013 a 04.07.2013. O Dr. Ramos-Horta prometeu ler todas as sugestões e preocupações manifestadas e reflectir sobre elas!

Aproveitei igualmente a oportunidade para oferecer ao Dr. Ramos-Horta alguns exemplares do álbum "Nha Laide", do músico e compositor guineense, Fernando Carvalho.

Sempre num ambiente de muita cordialidade, de questionamentos e de respostas, de ambas as partes, no final do nosso encontro, manifestei ao Dr. Ramos-Horta a minha tristeza pelo facto de os guineenses estarem divididos, sobretudo, os que estão na diáspora, como consequência dos posicionamentos em função do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012. Pedi ao Dr. Ramos-Horta que se empenhasse na promoção da reconciliação entre os guineenses, desavindos que continuamos.

Pude ouvir uma pronta resposta de que SIM! Vai fazer tudo para que os guineenses em geral, sobretudo, os que estão na diáspora, se reconciliem. O Dr. Ramos-Horta até avançou com uma provável iniciativa, nesse sentido, que poderá vir a ser concretizada em Setembro próximo, mas deixo que seja ele a anunciar essa iniciativa, porque merece , de facto, o apoio de todos os guineenses, pois mesmo não sendo ele a solução principal para os problemas da Guiné-Bissau, que passa por todos os filhos da Guiné-Bissau, em harmonia, o Dr. Ramos-Horta é a PONTE, pela qual os guineenses podem atravessar para a outra margem, aquela onde, juntos, unidos e comprometidos pela causa e pela casa comum, faremos da nossa Guiné-Bissau, a GUINÉ-BISSAU POSITIVA, o PARTIDO DE TODOS OS GUINEENSES!

Não posso deixar de transmitir a todos os colaboradores e leitores do site www.didinho.org os cumprimentos enviados pelo Dr. Ramos-Horta (fez questão) com estima e consideração!

Pude conhecer um Homem inteligente, procurando ajuda sobre o que não sabe (ou no que tem dúvidas) através de quem sabe; pude conhecer um Homem dotado de conhecimentos e de sabedoria; um Homem humilde, respeitador do pensamento alheio e sempre disponível a ajudar o próximo!

Obrigado irmão José Ramos-Horta por tudo quanto já fez e tem em vista fazer pela Guiné-Bissau e pelos guineenses!

José Ramos-Horta

PARABÉNS AO DR. RAMOS-HORTA 22.06.2013

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL