TURISMO, UMA OPORTUNIDADE NATURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA GUINÉ-BISSAU!

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

02.08.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Num artigo de 17 de Junho, QUE SE PASSA COM O SITE DO MINISTÉRIO DO TURISMO E ARTESANATO DA GUINÉ-BISSAU?! escrevi entre outros, o seguinte:

"...O Turismo deve ser uma prioridade para a Guiné-Bissau, pois o país desfruta de todos os ingredientes naturais para, em condições de Paz e Estabilidade, desenvolver o sector e, por assim dizer, captar investimento nacional e estrangeiro, gerar postos de trabalho e fortalecer a economia nacional com os ganhos que um Turismo de qualidade possibilitam.

Os sucessivos governos da Guiné-Bissau nunca souberam aproveitar as potencialidades turísticas do país para o bem da economia nacional e, consequentemente, para o incentivo à criação de empregos, para a redução da dependência do apoio financeiro externo e para a melhoria das condições de vida das populações. Um Turismo de qualidade implica investimentos em infra-estruturas, o que só engrandeceria o país!

Obviamente que algo tem que mudar na forma como o Turismo nacional tem sido gerido e para que se consiga sensibilizar o governo é necessário intervir em forma de opinião/sugestão, crítica, elogio etc., de cidadãos comuns, de especialistas na área do Turismo, de investidores nacionais e estrangeiros.

Tendo em conta este propósito, criaremos oportunamente uma nova secção temática no site www.didinho.org dedicada ao Turismo e Artesanato da Guiné-Bissau."


Hoje, 02.08.2009, temos o prazer de apresentar a nova secção dedicada ao Turismo e às suas áreas abrangentes, não para concorrer com o Ministério do Turismo e Artesanato da Guiné-Bissau, entidade governamental que dispõe de um site do qual muito nos orgulhamos, por estar à altura da sua Missão!

O nosso espaço tem um cariz diferente.  Pretendemos ajudar a divulgar o próprio site do Ministério do Turismo e Artesanato e, acima de tudo, ajudar, de forma construtiva, com opiniões, ideias e sugestões para um melhor aproveitamento e enquadramento dos nossos recursos humanos da área do Turismo e afins. 

Citando Secuna Baldé, o nosso jovem Coordenador deste espaço dedicado ao Turismo: "Ainda acredito que podemos mudar a situação na Guiné, com vontade, com trabalho, e dando oportunidade aos jovens recém formados, globalizados, como se está a fazer em Cabo Verde, Angola e outros países lusófonos. Só planejando, organizando e projetando de forma viável, podemos atrair os investidores nacionais e internacionais."

O Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO ciente de que o futuro da Guiné-Bissau passa pelos jovens, não deixará de criar mecanismos de participação activa no sentido de lhes proporcionar intervenções na discussão das questões específicas de interesse nacional, tendo em vista a evolução das suas capacidades (fruto dessas participações) e,  o desenvolvimento nacional!

A secção  ora criada, está receptiva à colaboração de todos, bastando para isso, enviar artigos de opinião, ideias e sugestões para publicação.

Damos as Boas-vindas ao Secuna Baldé, esperando que a aprendizagem seja recíproca entre todos e para todos!

Os nossos Parabéns ao Ministério do Turismo e Artesanato da Guiné-Bissau, pelo excelente trabalho de Promoção e divulgação do Turismo Nacional!

Vamos continuar a trabalhar!


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org