PARTILHANDO INFORMAÇÃO

 

CITAÇÃO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS

 

Para que serve uma referência bibliográfica?

Uma referência bibliográfica cumpre quatro funções essenciais:

a) Reconhece o mérito do autor do texto consultado. Trata-se, acima de tudo, de uma questão de honestidade intelectual e, frequentemente, de uma responsabilidade deontológica pautada pela não apropriação indevida do trabalho dos outros. A utilização de fontes bibliográficas é, supostamente, reveladora de uma atitude intelectual prudente de quem reconhece não estar a "descobrir a pólvora". Quando não se cita pode-se inadvertidamente estar a plagiar outros autores. A alínea a) do nº 76 do Código dos Direitos de Autor (Lei 45/85 de 17 de Setembro) diz explicitamente que a utilização livre de publicações deve ser acompanhadaDa indicação, sempre que possível, do nome do autor e do editor, do título da obra e demais circunstâncias que os identifiquem”. O ponto 2 do mesmo artigo refere que “As obras reproduzidas ou citadas não se devem confundir com a obra de quem as utilize, nem a reprodução ou citação podem ser tão extensas que prejudiquem o interesse por aquelas obras”.

b) Confere maior credibilidade àquilo que o autor escreve, pois denota a sua preocupação em consultar o trabalho daqueles que escreveram sobre o mesmo tema. Sempre que se trata da utilização de uma fonte reconhecida, vista como uma autoridade nesse campo, reforça essa mesma credibilidade. Para quem lê, a citação permite identificar as ideias e informações da autoria de quem escreve e aquelas que são retiradas ou inspiradas em outras fontes.

c) Permite a quem lê localizar, confirmar e explorar a fonte de onde foi extraída a informação.

d) Funciona como espécie de "memória auxiliar" para o autor, permitindo-lhe o seu uso posterior.

Informação retirada de: " Como citar fontes bibliográficas"

http://www.aprh.pt/pdf/citacao_fontes_%20bibliograficas.pdf

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

23.10.2011

Fernando Casimiro (Didinho)E se de repente, o que é nosso, que provém da nossa imaginação, estudo, criatividade, ou seja, a nossa produção pessoal; que nos custa tempo e sacrifício incalculáveis para a sua realização, passa, com toda a "naturalidade", a ser ostentado por outros como sendo suas produções?

Entristece-me o facto de, no meio académico, ou no dia-a-dia de pessoas que frequentam ou frequentaram o universo académico, apesar dos ensinamentos, recomendações e sensibilizações sobre a questão da citação das fontes bibliográficas (regras e exigências), continuar em crescendo uma prática corrente de uma suposta evolução a nível do conhecimento e consequente elevação intelectual, através do que se considera plágio, e que no fundo, a meu ver, não passa de ignorância, no sentido mais amplo do termo!

Muita gente tem-se servido de muitas publicações disponibilizadas no site www.didinho.org para a realização dos mais diversos trabalhos, sobretudo académicos, não procedendo, de forma correcta no concernente à citação das fontes consultadas, por isso, decidi partilhar o documento "CITAÇÃO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS" esperando, desta forma, ajudar quem precisa de ser ajudado nesta matéria e, verdade seja dita, não são poucos!

Obrigado.

 

DIGO NÃO AO PLÁGIO, PORQUE NÃO GOSTO DE ENGANAR OS OUTROS E SER ENGANADO DA MESMA FORMA! 24.06.2011

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL