O QUE ACONTECE NA EMBAIXADA DA GUINÉ-BISSAU EM PORTUGAL

 

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

16.09.2008

Na Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal  manda e desmanda um indivíduo que se dá pelo nome de João Romano Ferreira, cunhado do general ditador Nino Vieira e também, cunhado do próprio Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, por quem inclusive, não tem respeito nem consideração.

João Romano Ferreira é, quando não faz as vezes de Embaixador, Cônsul-Geral da Guiné-Bissau em Portugal.

Tal como o seu cunhado General-Presidente julga ser dono da Guiné-Bissau, assim também julga, João Romano Ferreira, ser dono da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal...

Estamos, pois,  perante uma representação diplomática de um clã e não de um país!

João Romano Ferreira tem seguido à risca as orientações transmitidas directamente de Bissau pelo cunhado General-Presidente,  que desde o seu regresso ao poder transformou a representação diplomática da Guiné-Bissau em Portugal num autêntico campo de tortura psicológica, tendo vindo a castigar de diversas formas a maioria  dos diplomatas guineenses que se encontravam no activo na Missão de Lisboa antes da sua tomada de posse.

Actos de vingança, gestos demonstrativos de uso e abuso de poder; humilhação de cidadãos nacionais nas suas missões em representação do Estado guineense, suspendendo-os das suas funções, sem que até hoje se tenha providenciado o pagamento dos seus salários, ou sequer, a emissão de bilhetes de viagem para os seus regressos ao país natal.

Consta, inclusive, que a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau terá emitido, por estes dias, um despacho a solicitar ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal o levantamento da imunidade diplomática aos funcionários guineenses suspensos das suas funções na Missão Diplomática de Lisboa e que continuam em Portugal com o estatuto de diplomatas guineenses.

Será que a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau tem noção da barbaridade que está a cometer?

Quem deveria ter criado condições para o regresso dos nossos diplomatas à pátria, senão o Governo da Guiné-Bissau para quem têm vindo a servir ao longo dos anos?

Quando é que o Governo da Guiné-Bissau disponibilizará os bilhetes de viagem para os seus regressos, bem como o pagamento de salários em atraso para que os mesmos funcionários liquidem as dívidas contraídas em Portugal com a habitação e outros, ao longo dos anos que cá estão?

Pedir o levantamento da imunidade diplomática é complicar ainda mais a vida aos nossos compatriotas diplomatas, pois é ao abrigo dessa imunidade que eles têm o direito de residência em Portugal. Ora, ao invés de ajudar a resolver a situação, o Governo da Guiné-Bissau ainda quer prejudicar os seus funcionários, que nestes casos, costumam estar acompanhados dos familiares. Que será desta nossa gente, sem residência legal em Portugal e com inúmeros problemas por resolver?

Aproveito a oportunidade para partilhar mais uma carta que me foi entregue para divulgação, carta essa igualmente enviada a várias instituições nacionais.

Apesar da forma, importa valorizar a carta pelo seu conteúdo, por isso, antecipadamente peço compreensão pelos erros ortográficos e gramaticais que constam da mesma.

Vamos continuar a trabalhar!

PÁGINA 1

PÁGINA 2

PÁGINA 3

PÁGINA 4

PÁGINA 5

PÁGINA 6

PÁGINA 7

PÁGINA 8

PÁGINA 9

PÁGINA 10

PÁGINA 11

Artigo relacionado:

DIPLOMATAS GUINEENSES ABANDONADOS EM PORTUGAL 17.07.2008


Nós queremos que tudo quanto conquistarmos nesta luta pertença ao nosso povo e temos que fazer o máximo para criar uma tal organização que mesmo que alguns de nós queiram desviar as conquistas da luta para os seus interesses, o nosso povo não deixe. Isso é muito importante. Amilcar Cabral

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org