FACTOS RELEVANTES DE UM DEBATE

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

26.01.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Era só o que faltava, que os Doutorados se achassem superiores a todas as inteligências deste mundo, sem o estatuto de Doutorado!

Era só o que faltava que, para se falar de Política, de Saúde, de Economia, de Justiça, da Sociedade, etc. tivéssemos que ter Doutoramentos nas áreas específicas dos temas em debate... Certamente nunca haveria o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO!

Sobre o debate relacionado com a Gripe H1N1, que motivou a ira do Dr. Manuel C. Mendonça contra o Didinho e o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, sem pensar por ninguém, partilho publicamente diversas mensagens trocadas entre o Nhomba, o Djoca e o Didinho, sobre o assunto, entre 9 a 15 de Novembro de 2009, antes da publicação do segundo trabalho do Nhomba nesse debate e da minha análise sobre o assunto.

Decidi partilhar as mensagens trocadas, porque detesto a mentira!

Sou pessoa de bem e podem acreditar sempre, sem reservas, no que escrevo! Quando cometo erros, assumo-os e procuro corrigi-los de imediato. Até hoje, ao longo de quase sete anos deste Projecto, nunca utilizei a mentira neste nosso site, podem acreditar!

Leiam e que cada um, sem ter que agradar a alguém, tire as suas conclusões sobre o ataque pessoal de que fui vítima por parte do Dr. Manuel C. Mendonça.

Vamos continuar a trabalhar!

OBRIGADO A TODOS! 25.01.2010


-----Original Message-----
From: Dr. Manuel Mendonca
To: Djoca Tavares
Sent: Mon, Nov 9, 2009 12:12 pm
Subject: Publicação dum artigo


Ilustre colega,

junto envio-te uma contribuição minha acerca do "nosso tema".
Agradeço que passes uma vista de olhos e caso haja algo a corrigir, não hesites.
Após 33 anos a conviver com estes nossos balantas europeus, a língua de Camões também sofre um pouco connosco.

Um grande abraço e que continues sempre operacional.

Estive em Bona e presenciei a actuação do grupo do Saico (extremo direito, veloz).
Junto envio-te uma foto com a minha esposa e filha (13). Tenho já 2 netas.

Dr. Manuel Coelho de Mendonca
Liebenwalder Str. 43
13347 Berlin
0151 - 19713864

http://www.geldok.de (bis 35% Rabatt)
http://www.mms-baloba.com (the solution against Malaria.)
 


 

From: Djoca
To: nhomba
Sent: Thu, Nov 12, 2009 7:16 pm
Subject: Re: Publicação dum artigo


Olá craque de Sta. Luzia!

Obrigado pela fotografia da tua maravilhosa família. Estás de Parabéns: uma esposa deslumbrante e uma filha muito bonita!
Estive a rever o teu artigo e sites que enviaste! Encomendo-te pelo esforço e exaustivo trabalho de pesquisa!
Depois de muito ponderar, decidi não publicar o artigo no sector Saúde, por razoes que vou enumerar:

1- A maioria dos sites que mencionaste estão disponibilizados em artigos anteriores da tua autoria e a maioria dos leitores do Contributo já visitou esses sites afim de tomarem uma decisão quanto à vacina.

2- Devido à forma brilhante e fervorosa como defendeste o teu ponto de vista em artigos anteriores, penso que os leitores do Contributo já sabem da tua posição quanto a este tema.

3- Publicando este artigo, iria exigir uma contra-argumentação da minha parte, e estou receoso de que este nosso debate que achei muito
informativo e educativo se iria tornar num "circo" com argumentos e contra-argumentos sem fim! Teria de te responder por 2
razões:

a)- porque acredito na eficácia e importância da vacinação.

b)- porque, como a maioria dos guineenses radicados nos Estados Unidos usa o Contributo como o único meio de informação sobre a Guiné, se um pai decidir não vacinar o filho contra o H1N1 porque leu no sector saúde do contributo que não era bom vacinar, e algo acontecer ao filho (doença grave ou morte), eu, como
médico e editor do sector saúde, podia estar sujeito a um processo judicial. Não estou a brincar! Aqui, os médicos são alvos preferidos em casos de doenças que podem ser prevenidas).


Vou encaminhar esta mensagem para o Editor principal do Contributo (Didinho).

Um grande abraço! E espero ter explicado razoavelmente a minha decisão!

Djoca!

 



 

FERNANDO CASIMIRO para Djoca
 13/11/09


Olá Djoca, Bom dia

Espero e desejo que estejas bem, assim como a Mashiko e o Quinzinho.

Sobre os teus argumentos em relação a mais um artigo do Nhomba, que não acompanhou a mensagem, creio mesmo assim, apesar de não ter lido o que escreveu, que a tua resposta, que recebi e li, é saudável e vai no sentido de evitar que 2 pessoas com altos estudos constituam ou se tornem referências de descrédito em assuntos científicos.

Nesse sentido estou inteiramente de acordo contigo.

Ter pontos de vista discordantes sobre a vacinação é normal, mas "pegar" em referências de sites ou blogues que não têm credibilidade científica, tratando de assuntos científicos, não é boa conduta para um doutorado em Medicina Veterinária!

Abraço e mantenhas à família.

Didinho
 


Dr. Manuel Mendonca

 Para: Djoca, Didinho
 13/11/09


Caros Djoca e Didinho,

Em resposta ao presente E-Mail do Djoca, quero elucidar um pouco.
Um obrigado ao Djoca pela exposição do seu ponto de vista.
Como está exposto no artigo em causa, há que diferenciar entre o que um médico faz e o que a indústria farmacêutica quer fazer do médico.
Senão vejamos:
Aqui na Alemanha p.e., e é bem possível que também seja assim nos EUA, os fabricantes das vacinas estão ilibados, por contrato governamental, de todos os problemas que possam advir da vacinação.
Quem se responsabiliza por tudo é o médico. E este é o factor principal que tem revoltado os médicos na Alemanha e não só.
O factor principal do "não" à vacinação na Alemanha e noutros países europeus, reside nos aditivos/coadjuvantes empregues
na vacina Pandemrix (Tiomersal, Esqualeno, etc...).

Estes coadjuvantes são de imenso prejuízo para a saúde, como consta no meu artigo em causa, tanto assim que nos EUA foi proibida a utilização destes coadjuvantes na vacina americana.
Tendo uma vacina isenta destes aditivos perigosíssimos, acho que não haveríamos de ter tanta discussão por causa da vacinação
contra a gripe, que anualmente se faz sem grande alarido
. O problema está nos constituintes da vacina, repito.
E eu tenho a plena certeza que o Djoca, munido destas verdades ocultas e tendo em risco a responsabilidade moral e profissional
das consequências que podem advir da inoculação destes coadjuvantes, nunca, de livre vontade, poderia vir a aprovar a vacinação em massa com a Pandemrix.

Portanto, a meu ver, acho que se deve publicar o artigo sem problemas.

Antes da publicação bastaria que o Djoca focasse directamente o facto da diferença existente entre a vacina europeia e a americana,
facto este, que daria à todos a possibilidae de perceberem o "sim" dele (sem coadjuvantes) e o meu "não" (com coadjuvantes).
E, aliás, nunca foi e será propósito meu disputar publicamente uma opinião controversa com o Djoca, que tanto admiro, não só pela
sua competência profissional que a todos nós orgulha, como pelo seu estilo humilde e benevolente de abordar temas e "infectar" outros
no intuito de darem também a sua contribuição.
Também não me convém que o Djoca seja (publicamente) muito crítico à "nossa" máfia farmacêutica, porque eles são realmente terríveis
e dispõem de recursos ilimitados para atingirem os seus objectivos. Eu tenho menos a perder, embora trabalhe para "eles", mas como conhecedor
dalguns bastidores desta indústria, cabe-me informar os menos informados.
Quero dormir tranquilo sabendo que dei a conhecer a causa que me levou a rejeitar a vacinação com Pandemrix, ajudando se calhar outros
indecisos a optarem pela mesma via, porque como diz o Didinho " a vida só tem sentido, se para além de nós outros também...."

Cada dia que passa, estão sendo inoculados quantidades de Tiomersal e Esqualeno à inocentes. Com que propósito?

Um grande e metálico abraço do vosso NHOMBA



Dr. Manuel Coelho de Mendonca
Liebenwalder Str. 43
13347 Berlin
0151 - 19713864

http://www.geldok.de (bis 35% Rabatt)
http://www.mms-baloba.com (the solution against Malaria.)
 


De: Djoca 

Para: Didinho
 13/11/09


-----Original Message-----
From: Djoca
To: nhomba

Sent: Fri, Nov 13, 2009 6:25 am
Subject: Re: Publicação dum artigo


Caro irmão Nhomba!
Acabei de receber o teu email!
Folgo em saber que, afinal de contas não és contra as vacinas em geral, mas contra um tipo específico de vacina (deverias
ter esclarecido isso nos teus artigos anteriores, porque pelos feedbacks que tenho recebido por parte de alguns leitores do Contributo, pensam que és radicalmente oposto a qualquer tipo de vacina);
Tendo em conta o acima mencionado, vou arranjar tempo para rever o historial do Thimerosal e (embora duma forma mais sucinta) do esqualeno!
Pelo bem da Ciência, devemos sempre questionar............!

Um grande abraço!

Djoca!


FERNANDO CASIMIRO

Para: Manuel, Djoca
 14/11/09


Caro Nhomba, Bom dia


Se tu e o Djoca concordarem pela publicação do artigo, obviamente que participarei no debate com os meus pontos de vista.

Abraço

Didinho


De: Dr. Manuel Mendonca

Para: Didinho, Djoca
 14/11/09


Caro Didinho,

eu ainda não vi e nem vejo nenhum motivo que me/nos possa impedir de publicar o artigo. O artigo é bem
informativo e elucida completamente a razão do meu "Não". Aliás os leitores
também hão-de querer saber em que ponto ficou o debate. E agora que está bem explícito que tudo
se deve aos aditivos contidos na vacina europeia, acho que se devia publicar o artigo o mais rápido possível.

Um abraço amigo e bom fim de semana


Dr. Manuel Coelho de Mendonca
Liebenwalder Str. 43
13347 Berlin
0151 - 19713864

http://www.geldok.de (bis 35% Rabatt)
http://www.mms-baloba.com (the solution against Malaria.)


De: FERNANDO CASIMIRO

Para: Manuel, Djoca
 14/11/09


Caro Nhomba,

Só fiz questão de confirmar se tu e o Djoca querem que se publique o teu trabalho, tomando em referência a primeira mensagem do Djoca que achava que não se devia publicar o texto no espaço Saúde, pelas razões que ele próprio enumerou.

Por respeito a ele, por ser o coordenador do Espaço Saúde, aguardo pela sua confirmação.

No entanto, quero te dizer que não vi no teu trabalho elementos elucidativos, mas sim, muitas contradições em relação ao teu artigo inicial, no qual foste categoricamente contra a vacinação, sem que tivesses feito referências aos aditivos que agora falas.

O que escreves agora, não vai elucidar os leitores, isto na minha apreciação, que será desenvolvida no debate que acho, deve continuar, mas sim, vai transmitir uma imagem contraditória do teu posicionamento, quer em relação à Gripe A, quer em relação à vacina.

Por mim, como disse antes, pode-se publicar o trabalho, mas por respeito e consideração ao Djoca, coordenador do Espaço Saúde, devo seguir as suas orientações sobre os conteúdos a publicar no Espaço Saúde.

Vamos aguardar pelo Djoca!

Abraço e mantenhas a toda a família.

Didinho


De: Djoca
 15/11/09



Olá Didinho/Nhomba!


Acabei de rever algumas definições de pandemia e os critérios usados pela OMS (não encontrei nada de obscuro). Dos 7 critérios de pandemia:

1- wide geographical extension;

2- disease movement;

3- high attack rate and explosiveness;

4- minimal population immunity;

5- novelty;

6- infectiousness;

7- contagiousness;

8- severity, este vírus mete todos os critérios: o único ponto de debate será o ponto 7 que alguns autores contestam porque dizem que este vírus H1N1 não é novo (mas
a definição de novo é muito vasta e a OMS considera este vírus novo porque a composição, como explicamos num artigo anterior é diferente, e um mutante). Nada de "conspiração".


Em relação ao ponto de "nos Estados Unidos evitar-se usar aditivos em vacinas de dose única - atenção que ainda se usa em frascos de dose múltipla, por razões óbvias - advém precisamente do facto de que os cientistas se preocupam com o que os detractores da vacinação dizem e sugerem (apesar de nunca
se ter provado uma Causa-Efeito entre os aditivos e qualquer tipo de doença....)".


Há um excelente editorial sobre este tema no http://clinicalevidence.bmj.com pelo Dr. Peter Gross, da Universidade de Hackensack, em New Jersey.
 

Para terminar, como obrigam todos os médicos aqui nos Estados Unidos a fazer quando dão qualquer leitura (aula): I don't have any disclosures (não tenho nenhum conflito de interesse a revelar: i.e. não recebo remuneração de qualquer companhia farmacêutica, governo ou qualquer organização para promover ou defender a vacina..O que me move é somente a preocupação com o bem estar do HOMEM.

Um abraço fraterno a todos.

Djoca!


De: FERNANDO CASIMIRO

 Para: Manuel
 15/11/09


Caro Nhomba,

É sempre bom e salutar debater assuntos de interesse geral.

Quero dizer-te que respeito os teus argumentos, mas discordo totalmente deles e na análise que farei no nosso site ficarás a conhecer a minha leitura, que não é técnica, pois não sou médico, mas sim social e tendo por base a ética, a valorização das instituições, o conhecimento científico entre outros.

Esqueceste de dizer que na Alemanha, segundo a Deutsche Welle de 18 de Outubro, a vacinação levantou dúvidas porque foram importadas 2 tipos de vacina. Uma de fabrico americano e sem aditivos, para ser ministrada aos membros do governo, aos funcionários públicos e militares e outra, de fabrico europeu, com os aditivos, para a população no geral. A diferença de vacinas importadas é que levantou a onda de suspeição e reticência dos alemães e não o facto de a gripe não ter nada de anormal.

Por que o governo encomendou para si um tipo de vacina e, para a população, outro tipo? Sim, é uma questão importante e cabe ao governo esclarecer isso. Contudo, isso não põe em causa a doença, ou seja a existência e os prováveis efeitos da gripe A nas pessoas.

Tu puseste em causa, desde sempre a própria doença.

Puseste sempre em causa a seriedade dos que anunciaram a doença.

Puseste sempre em causa os dados oficiais, aqui, estamos a falar de um mundo global e não só da Alemanha!

Se não confiarmos nos organismos e instituições oficiais, em quem devemos confiar?

Para que é preciso estudar medicina afinal?

Esqueceste que também tinhas enviado um mail com referências para a cura do cancro e que publicamos na secção de divulgação. Quem pode garantir oficialmente ter encontrado cura para o cancro?

Tu? As referências do link que enviaste foram aceites cientificamente?

Também enviaste o Baloba, que diz-se, cura uma série de doenças, incluindo a gripe.

Não estás a ver a contradição em que estás?

Facilmente não se constatará que estás a tomar partido dos que querem negociar produtos não reconhecidos cientificamente?

Não vi nenhuma referência tua, como médico, ainda que veterinário, sobre o que se deve fazer para evitar a propagação da Gripe. O que se deve fazer para sensibilizar as pessoas para se evitar o contágio!

Vi-te desde sempre confrontar dados científicos, instituições oficiais, que são as que todos podemos e recorremos em caso de necessidade e de responsabilização.

Vi-te escrever pouco e partilhar muitos links de sites e blogues, para mim, simplesmente do bota-abaixo!

Não te vi valorizar nada do que se tem feito a nível mundial para combater a Gripe!

Caro irmão,

Dizes que se as pessoas soubessem as informações que sabes...

Isso não é de um médico, desculpa a expressão!

Nos dias de hoje, a ciência é partilhada de igual para igual nos 4 cantos do mundo!

As fórmulas para o fabrico de medicamentos, vacinas incluído, estão ao alcance e conhecimento de qualquer pessoa com formação na matéria, por isso, mesmo segredos nas composições não fazem sentido, porque qualquer medicamento tem que passar por processos de teste e aprovação pelos organismos competentes!

Esqueces-te quando dizes que a medicina é distinta da indústria farmacêutica, que há uma relação causa/efeito em tudo o que a indústria farmacêutica produz.

Quem analisa os pacientes e detecta a doença são os médicos, que trabalham com a indústria farmacêutica na busca de medicamentos, tomando em conta os relatos médicos e outros detalhes complementares. Por isso, sem essa relação de "cumplicidade", não haveria medicamento!

Mas tudo bem, já está o teu trabalho publicado, hoje ou amanhã farei a minha análise.

Um grande e fraterno abraço

Didinho


Dr. Manuel Mendonca para mim
mostrar detalhes 15/11/09


Caro Didinho,

obrigado pela tua mensagem e pelo teu ponto de vista. Eu só quero focar um ponto, que me parece importante. Os outros pontos de discórdia
virão a ser esclarecidos no decorrer do tempo, penso.


Eu nunca pus em causa a doença. O que eu ponho em causa é a pandemia, que desde meados de Junho, se não me engano, está na fase 6. Isto foi e continua sendo contestado pelos epidemiologistas como p.e. por Tom Jefferson, da Cochrane Collaboration.


Pus em causa sim, a seriedade dos que decretaram a pandemia e com razão, referindo-me ao artigo referente ao cientista acima mencionado.
 

Pus em causa (e continuo na minha posição) os aditivos que fazem parte da Pandemrix e vali-me de referências para as justificar, porque não tenho acesso directo à laboratórios, onde eu mesmo estaria capacitado de fazer as minhas experiências com os tais aditivos e publicá-las.


Eu mencionei os Links, por uma questão de facilitar a leitura directa dos artigos e para não alargar o volume do artigo. Não vejo nada de mal nisso. Cada um deve lêr o artigo referido e formar a sua própria opinião.

Compartilho contigo sim esta pergunta:

" Se não confiarmos nos organismos e instituições oficiais, em quem devemos confiar?"

Porque é preciso estudar medicina afinal?
A resposta seria bem longa. Mas neste momento diria " para ser crítico na avaliação de todos os medicamentos (tanto alternativos como legalizados) a serem prescritos ou inoculados aos pacientes".

Cada um de nós tem o seu ponto de vista, que, apesar de todos os pontos de contradição existentes, deve ser abordado num espírito constructivo e de mútua consideração.

Fico por cá, aguardando que o tempo nos dê mais respostas às dúvidas existentes.

Não haverá por aí outros médicos que possam dar também as suas contribuições neste tema?

Um abraço desportivo, bem forte e obrigado pela tua contribuição.


NHOMBA

Dr. Manuel Coelho de Mendonca
Liebenwalder Str. 43
13347 Berlin
0151 - 19713864


Dr. Manuel Mendonça para mim
mostrar detalhes 15/11/09


Caro Didinho,

obrigado pela tua mensagem. Acabei de ver que o artigo está online e também li a introdução do Djoca.

Eu acho que o Djoca ao pronunciar-se à favor da vacinação, estava a referir-se à vacinação normal, que é feita nos EUA sem aditivos. Qualquer um que tire tempo suficiente e se informe detalhadamente acerca do tiomersal e do esqualeno nas fontes independentes, há-de perceber porque é que os americanos já desde 2001 não utilizam o tiomersal, alegando apenas medidas de precaução. Pergunto: Precaução contra quê?


As fontes oficiais, como as que nós aqui também temos, só nos dão as informações da praxe.
E tu, meu caro Didinho, sabes melhor que eu, que trabalhando sómente com as informações oficiosas o teu site nunca haveria de ter esta invejável repercussão. Os que são críticos às manobras da farmácia, valem-se também doutros corredores para obterem melhores informações.
 

Tens razão quando dizes que na minha exposição anterior não tinha referenciado os aditivos em causa.
Esse meu comportamento era necessário. Tendo em conta para quem trabalho (um dos grandes da indústria farmacêutica), tenho que ser muito cuidadoso nas minhas tomadas de posição num site como o teu, que é muito visitado.
 

Mas quando notei a gravidade da situação, tendo em conta a força dos meios de comunicação em pressionar a vacinação em massa, mas sem abordar os perigos contidos nos aditivos em causa, tive que sair da minha reserva forçada e expôr abertamente o meu ponto de vista, que é também compartilhado por centenas de cientistas independentes e outros profissionais da saúde. Nas fontes contidas no meu artigo, há material suficiente para elucidar
qualquer contradição que possa ainda existir em relação ao meu ponto de vista.

É por respeito ao Djoca que lhe enviei o artigo directamente, pedindo-lhe que corrigisse o que fosse necessário e que me facilitasse " a luz verde" para a publicação. Eu também sabia que a tarefa dele não havia de ser fácil, porque isso tudo obrigar-lhe-ia a tecer outros argumentos.

Aliás o Djoca sabe agora que o meu posicionamento está claramente relacionado aos aditivos e não à vacina em si.
 

Deixemos os leitores apreciarem as informações contidas no artigo.


Um grande abraço e um bom domingo.


NHOMBA

Dr. Manuel Coelho de Mendonca
Liebenwalder Str. 43
13347 Berlin
0151 - 19713864

 

AINDA SOBRE O SWINE FLU (H1N1) - GRIPE PORCINA 06.12.2009

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org