A VERDADE NUNCA ESTEVE TÃO PERTO NA GUINÉ-BISSAU...

 

Guiné-Bissau: PGR investiga documento "secreto" que caiu no domínio público

Bissau, 26 Nov (Lusa) - A Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau vai investigar a divulgação de um documento "secreto" da Divisão de Informação e Segurança Militar do país, que alerta para riscos de instabilidade devido a divisões internas no partido no poder.

No âmbito das investigações, e segundo dois documentos a que a agência Lusa teve acesso, o Procurador-geral da República guineense, Amine Saad, pediu para ouvir o coronel Samba Djaló, director da Divisão de Informação e Segurança Militar, e o deputado do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Roberto Cacheu.

Num documento enviado ao ministro da Defesa Nacional, o procurador-geral da República pede que o coronel Samba Djaló seja ouvido porque "qualquer ameaça por mais pequena que seja deve ser tomada em devida conta".

 

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

26.11.2009

Fernando Casimiro (Didinho) A 5 de Junho de 2009, o Coronel Samba Djaló, na qualidade de Director-Geral Adjunto da Direcção-Geral dos Serviços de Informação do Estado (afecta ao Ministério do Interior) assinou um Comunicado que dava conta de uma abortada tentativa de Golpe de Estado, ocorrida na véspera e que culminou com as mortes de Hélder Proença, Baciro Dabó e mais 2 cidadãos guineenses.

Do comunicado cedo se viu que o seu conteúdo não passava de uma grande mentira, pois a alusão à forma e razão pelas quais Hélder Proença, seu motorista e um guarda-costas, assim como Baciro Dabó foram abatidos, não correspondia aos factos em presença.

Baciro Dabó, por exemplo, foi morto na sua residência (era candidato presidencial) e tinha recebido pessoas em sua casa nessa noite para jantar e definir estratégias para a sua campanha. Foi o que confirmou o seu Director de campanha (que esteve com ele até às 02:00 dessa madrugada), quando soube do seu assassinato.

O Governo, através do seu Porta-Voz, António Óscar Barbosa "Cancan", reconheceu a existência da tentativa de Golpe de Estado, forjando falsas provas e ameaçando não tolerar mais actos do género...

O Primeiro-Ministro Carlos Gomes Jr. ausente em Portugal, deixou-se estar tranquilamente, em silêncio, não se preocupando com a gravidade da situação.

Curioso foi o facto de me ter sido enviada uma cópia integral do referido comunicado, na manhã do próprio dia 5 de Junho, por Luís Aníbal Vaz Fernandes, o tal militante do PAIGC e defensor assumido de Carlos Gomes Jr., que em tempos quis fazer propaganda política a favor do PAIGC e de Carlos Gomes Jr. no nosso site e eu não permiti!

Ao ler o comunicado que me tinha chegado, apercebi-me de que Luís Aníbal Vaz Fernandes teria sido usado por alguém para me fazer chegar o documento (o Primeiro-Ministro Carlos Gomes Jr. encontrava-se em Lisboa...), pensando que o Didinho iria de imediato publicá-lo, sem fazer qualquer análise e assim, estando o comunicado no site www.didinho.org (ainda não tinha sido divulgado por nenhum órgão de Comunicação Social), os guineenses acreditariam na versão dada a conhecer.

Recebi, li, analisei e de pronto escrevi o artigo "MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NA GUINÉ-BISSAU, QUE NÃO PASSA DE UMA GRANDE MENTIRA!", desmascarando a grande mentira que era esse comunicado.

A 21 deste mês de Novembro, surgiu na Comunicação Social, um Documento da Divisão de Informação e Segurança Militar, datado de 10 de Novembro e assinado pelo Coronel Samba Djaló, o mesmo que a 5 de Junho, na qualidade de Director-Geral Adjunto dos Serviços de Informação do Estado assinara o Comunicado da tentativa de Golpe de Estado. O mesmo Coronel Samba Djaló que muita gente acusa de ter sido o assassino de Baciro Dabó.

Neste Documento emitido pela Contra-Inteligência Militar são apresentados nomes de alguns políticos, que, por coincidência ou não, tinham sido referenciados na lista de personalidades envolvidas na tentativa de Golpe de Estado de 4 e 5 de Junho deste ano.

Coincidência ou não, voltamos a ter o Coronel Samba Djaló, desta vez num departamento do Ministério das Forças Armadas a assinar mais um documento que merece repúdio e exige explicações superiores!

A 21 de Novembro, foi igualmente publicado pelo jornal "Expresso das Ilhas", de Cabo Verde, um trabalho de investigação sobre o narcotráfico na Guiné-Bissau. Numa determinada passagem do artigo, dá-se a conhecer o seguinte: "até ao momento em que o candidato ás presidenciais de 28 de Junho Baciro Dabó, é assassinado sob condições que a polícia judiciária da Guiné-Bissau confirma ter sido um ajuste de contas da Máfia."

Isto, a ser verdade a confirmação da Polícia Judiciária sobre os verdadeiros motivos do assassinato de Baciro Dabó, é gravíssimo e deve ser investigado imediatamente pelo Ministério Público, porque confirma igualmente que o Comunicado emitido a 5 de Junho sobre o golpe de Estado abortado, é falso e, as pessoas assassinadas por agentes militares ao serviço do Estado da Guiné-Bissau foram abatidas por outros motivos que não qualquer intentona para derrubar quem quer que fosse.

Isto, a ser verdade a confirmação da Polícia Judiciária, demonstra que o Governo de Carlos Gomes Jr. mentiu ao povo guineense, criou um clima de medo e instabilidade, para se legitimar como garante da lei e da ordem no país!

Numa reportagem publicada recentemente, a REVISTA TIME CONSIDERA A GUINÉ-BISSAU  O PRINCIPAL NARCO-ESTADO DO MUNDO.

Na reportagem estão disponíveis várias fotografias e uma delas merece toda a atenção: um grupo de seis militares alegadamente guineenses, alegadamente executantes do ex-Presidente João Bernardo "Nino" Vieira.

A legenda que acompanha a referida foto dá conta de que 3 dias depois do assassinato de Nino Vieira, alguns dos militares que participaram na sua morte apareceram mortos misteriosamente e seus cadáveres foram transportados para as suas aldeias, na zona de Mansoa, para as cerimónias fúnebres.

Ora, estamos perante dados importantes:

1 - Confirma-se que foram militares que mataram Nino Vieira.

2 - Pela foto, pode-se descobrir as identidades dos executantes.

3 - Se alguns desses militares apareceram mortos misteriosamente 3 dias depois, provavelmente terão sido envenenados ao celebrarem o assassinato de Nino Vieira e reunidos à volta de um banquete previamente sentenciado com uma boa dose de veneno. Isto para que não viessem um dia a desmascarar os mandantes do crime.

4 - Se os cadáveres foram enviados para as suas aldeias, da zona de Mansoa, certamente eram militares em serviço no Quartel de Mansoa e comandados pelo então Coronel António Indjai (actual Vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, e recém promovido a General) que muita gente acusa de ter participado na morte de Nino Vieira.

5 - Se Zamora Induta, António Indjai e Carlos Gomes Jr. estão em sintonia desde 2 de Março de 2009, algo muito forte os liga: A Mentira, quer nas mortes de Tagme Na Waie e Nino Vieira a 1 e 2 de Março; quer nas mortes de Hélder Proença e Baciro Dabó a 4 de Junho passado.

Vamos continuar a trabalhar!

Cadre

Marco Vernaschi / Pulitzer Center on Crisis Reporting

Cadre
The soldiers who executed Vieira pose for a photograph. In an interview conducted a few hours after the assassination, the men described with chilling details how and why they killed him. Three days later, some of the soldiers died in mysterious circumstances, and their corpses were sent to their villages, in the region of Mansoa, to be buried.

http://www.time.com/time/photogallery/0,29307,1933291,00.html?artId=1933291_1975610?contType=gallery?chn=photoessays

 
 

 

MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NA GUINÉ-BISSAU, QUE NÃO PASSA DE UMA GRANDE MENTIRA! 05.06.2009

DE CONTRADIÇÃO EM CONTRADIÇÃO, A VERDADE DE UMA GRANDE MENTIRA! 07.06.2009

O GOVERNO JAMAIS ESCLARECERÁ NADA DO QUE TEM ACONTECIDO NA GUINÉ-BISSAU, PORQUE É PARTE DO PROBLEMA! 10.06.2009

SAI SATANÁS, SAI! 12.06.2009

REVISTA TIME CONSIDERA A GUINÉ-BISSAU  O PRINCIPAL NARCO-ESTADO DO MUNDO

 

 

Guiné Bissau: Contra inteligência militar alerta para risco de instabilidade

2009-11-21

Bissau – Documento Divisão de Informação e Segurança Militar, do Estado Maior General das Forcas Armadas, da Guiné-Bissau alerta para «ameaças internas» que «apontam o avizinhar de riscos eminentes da instabilidade interna no PAIGC».

No documento, datado de 10 de Novembro de 2009, que a PNN teve acesso, intitulado «ameaças internas», a Divisão de Informação e Segurança Militar, do Estado Maior General das Forcas Armadas lê-se que «da forma como as coisas tem vindo a evoluir, apontam o avizinhar de riscos eminentes da instabilidade interna no PAIGC, partido no poder, dado que, alguns destacados dirigentes desta formação politica, que travam querelas políticas com o Presidente do Partido, igualmente Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, certamente vão constituir o pelouro de suporte do actual Presidente da Republica Malam Bacai Sanha».

O argumento assenta no facto de, segundo o documento «secreto», apesar de pertencerem todos o mesmo partido com o Primeiro-ministro, existem na realidade uma perda de confiança que pode ser traduzida em contradições interna no seio do PAIGC e que podem contribuir para intoxicar a relação entre os dois mandatários do país.

A Divisão de Informação e Segurança Militar, do Estado Maior General das Forcas Armadas, aludindo «focos de rumores», alguns ex-membros do Governo exonerados recentemente, com peso partidário, não foram, se quer, postos ao corrente da remodelação Governamental e que o Primeiro-ministro não submeteu a composição do novo executivo para apreciação nos órgãos do seu partido.

Perante este quadro, o documento concluiu que existem militantes do PAIGC, que já estão a perspectiva a realização de um congresso extraordinário, a fim de se proporcionarem o afastamento de Carlos Gomes Júnior na liderança do partido e consequente a sua exoneração do cargo do Primeiro-ministro.

(c) PNN Portuguese News Network

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=20239

 

Narcotráfico invade as ruas de Bissau e estende-se a elite política

 

Bissau é actualmente uma cidade em ruínas cujo governo a todo o custo procura recuperar as qualidades que fizeram do país no século XX, um dos principais destinos de migração inclusive de Cabo-verdianos.

Actualmente, é possível andar pelas ruas da capital guineense e deparar com edifícios danificados, fruto da guerra civil de 1998 e da negligência dos governos que desde então lideraram o país. Edifícios desfeitos e ruas arruinadas não são os únicos problemas sociais que a Guiné enfrenta neste momento, infelizmente assim como Cabo Verde, a droga já faz parte da realidade social e tem vindo a despoletar uma série de situações que envolvem varias camadas sociais, principalmente as forças armadas e o poder político.

É constante em Bissau, ouvirem-se boatos sobre o envolvimento de entidades políticas com o tráfico de droga e lavagem de capital, com o conhecimento das forças armadas Guineenses. É claro que tudo não passará de especulação e suspeitas até ao momento em que o candidato ás presidenciais de 28 de Junho Baciro Dabó, é assassinado sob condições que a polícia judiciária da Guiné-Bissau confirma ter sido um ajuste de contas da Máfia.
A Guiné Bissau é um país de enumeras qualidades, porém a sua potencialidade tem vindo a ser canalizada em aspectos negativos, não obstante de ter uma das melhores guerrilhas da costa africana, o estado não tem sido capaz de organizar o poder militar ao ponto de haver condições dignas para todos e como resultado, Bissau assiste neste momento ao envolvimento de patentes militares em situações ilícitas do tráfico de droga em busca de melhores condições de vida.

A população

No meio de tudo isto encontra-se a população, que não está indiferente ao que acontece, no entanto sente-se impotente perante uma situação em que simplesmente não vêem a quem recorrer, é nesta altura que a própria população se vê obrigada a defender as suas casas do flagelo da droga que traz consigo indivíduos armados e de conduta ilícita aos bairros menos protegidos de Bissau como é o caso de Mindara e o Bairro Militar.

Os jovens por sua vez, dizem não terem muitas opções, uma vez que o país não tem estado a gerar postos de trabalho e a maior parte da população jovem está desempregada sem perspectivas de vida.

Segundo o departamento de informação das Nações Unidas em Bissau (UNOBIS), é necessário mostrar as pessoas que a saída não é recorrer ao tráfico de droga, mas que o país tem meios, tem recursos que podem dar trabalho ao jovem guineense, em vez de vê-lo servir de "mula" ou de correio para transporte de droga.

Os centros de reabilitação para tóxico-dependentes apesar de serias deficiências continuam a funcionar em Bissau, contudo os espaços vêm-se sobre lotados com a chegada todos os dias de jovens envolvidos na problemática do consumo de drogas.

Medidas do estado

Quando a elite política de um pais se vê envolvida com o narcotráfico, é difícil definir quem é quem, no entanto, estratégias traçadas pelo Governo de Malam Bacai Sanha em parceria com as Nações Unidas e outros parceiros internacionais, pretende mudar o rumo da Guiné Bissau, combatendo o narcotráfico.

Portugal e Brasil encontram-se neste momento em Bissau a actuar no sector da formação, nomeadamente na preparação de novos polícias com competências aprimoradas na área da investigação judiciária. Até o momento contam-se cerca de 140 polícias já formados e aptos para actuarem sobre o controlo do narcotráfico.

Equaciona-se igualmente a possibilidade de canalizar o potencial das forças armadas da Guiné-Bissau no combate ao narcotráfico através da protecção das suas fronteiras. Não será certamente uma tarefa fácil, tendo em conta que o país não dispõe de estabelecimentos prisionais decentes e nem meios suficientes para controlar o tráfico de estupefacientes que atravessa as águas da Guiné rumo a Cabo Verde e a Europa.

Desafios

Consta que entre 2006 e 2007 cerca de 14 mil toneladas de cocaína oriunda da América latina e destinada ao ocidente, passaram pela Guiné-Bissau através do arquipélago dos Bijagós.

O facto das Ilhas Bijagós oferecerem condições propícias para a escala e desembarque de mercadorias ilícitas como o isolamento e por muitas delas serem não habitadas, contribuiu para que as operações dos traficantes fossem bem sucedidas, porém, suspeita-se que o envolvimento de entidades guineenses no narcotráfico sob a condição de suborno, tenha facilitado ainda mais este processo da passagem de droga.

Fontes seguras, revelam que as campanhas eleitorais de muitos dos candidatos a Presidência da República da Guiné-Bissau, foram financiados por barões da droga interessados em obterem regalias caso, certo candidato vence-se as eleições de 28 de Junho.

Em resumo, os principais desafios e constrangimentos enfrentados pelo Governo no combate ao tráfico ilícito de drogas, armas e tráfico de migrantes, é a ausência de um quadro jurídico que permita o combate ao crime organizado transnacional, varias instituições no domínio de segurança com mandatos sobrepostos ou imprecisos, falta de mobilidade, equipamentos e meios de comunicação dificultando o patrulhamento eficiente do território de respectivas fronteiras e por ultimo, a fraca participação das comunidades e da sociedade civil na luta contra a criminalidade.

Juntemos a estes constrangimentos o facto de na Guiné Bissau ser cada vez mais difícil fazer-se o distanciamento entre a elite social e o tráfico ilícito, e teremos um país a beira da ruptura se as medidas do Governo e da comunidade internacional não surtirem efeito.

Comunidade Internacional

Num país onde todos os problemas exigem resoluções imediatas, como poderá um Governo definir as suas prioridades? Vladimir Monteiro explica que, tal dependerá dos parceiros que irão decidir o sector de investimento, mas, a grande verdade é que a questão da reforma do sector da defesa e da segurança, a questão da justiça e o sector energético (pois Bissau é uma cidade ás "escuras"), são as prioridades consideradas na agenda do Governo e dos seus parceiros internacionais.

É surpreendente descobrir na Guiné um misto de culturas que torna a população de Bissau especial pela sua humildade e solidariedade, constatar estas qualidades permite-nos antever o potencial de um país que não teve a sorte de ter Governos a altura das suas capacidades.

A Guiné Bissau é um país claramente sub aproveitado, pela produção agrícola que possui, pelos recursos naturais como o petróleo e o bauxite, pela vontade de trabalhar da população, pelo optimismo com que todos esperam dias melhores e por isso, procuram sobreviver.

Analisando bem, embora de uma forma tímida a comunidade internacional começa a dar os primeiros passos em direcção a Bissau, como aliás se pode constatar pela doação de $900.000 das Nações Unidas para a reabilitação de estabelecimentos prisionais, no entanto, a Guiné tem pela frente um longo caminho de reconquista na medida em que perdeu nos últimos anos toda a sua credibilidade "graças" aos inúmeros desvios de verbas e fundos do Banco Mundial que chegaram aos cofres do estado Guineense durante o Governo de Nino Vieira e de Kumba Yala.

Futuro

O narcotráfico e outras ilegalidades são sim uma realidade para a Guiné Bissau assim como para Cabo Verde, contudo, o Presidente Malam Bacai Sanha e o seu Governo demonstraram estar motivados com o apoio internacional e pela coesão que o próprio país parece ter encontrado após o desaparecimento de duas personalidades conflituosas da história da Guiné Bissau a 2 de Junho de 2009.

Por um Atlântico mais seguro e vigilante, Bissau assume-se assim como o mais novo parceiro na luta contra a criminalidade organizada que assombra a costa africana, conta com a colaboração de parceiros internacionais entre eles Cabo Verde, contudo o tarefa principal terá de partir de dentro do próprio país ao inovar o seu sistema judicial, sensibilizar a consciência nacional e "varrer" da elite guineense presenças que mancham a imagem da Guiné Bissau.
 

21-11-2009, 17:06:41
DS, Expresso das Ilhas

http://www.expressodasilhas.sapo.cv/noticias/detail/id/13127/

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org