AINDA A PROPÓSITO DO FUTEBOL... CONCLUSÃO

 

A FIFA alertou a Federação Ganesa de Futebol (GFA) que esta poderá sofrer sanções, sendo a pior delas o afastamento das competições internacionais, caso o governo decida criar uma comissão de inquérito sobre os acontecimentos que envolveram os ´Black Stars` durante o Campeonato do Mundo no Brasil.
 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

09.08.2014

Fernando Casimiro (Didinho)Ressalvando/reforçando a ideia e a convicção de que o cidadão deve participar livremente e de forma responsável, do Projecto da Boa Governação, através do suporte estrutural que é a Cidadania, quer elogiando, quer criticando, ou sugerindo ideias, sem que isso seja sinónimo de bajulação, bota-abaixo, oposição ou confrontação às autoridades legítimas do país, quero neste trabalho de hoje voltar a manifestar o meu compromisso em ajudar e não prejudicar a Guiné-Bissau e os guineenses, tendo em conta as incompreensões, de muitos, sobre os meus posicionamentos relativamente a algumas matérias das quais temos perspectivas distintas.

Às autoridades da Guiné-Bissau manifestamos máxima consideração e respeito, garantindo-lhes a nossa elevação e responsabilidade, enquanto cidadãos participativos em busca de respostas e soluções para a edificação da Nação guineense, bem como, para a afirmação da Guiné-Bissau no Concerto das Nações, no âmbito desta grandiosa Obra que é o Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO!

Da parte que nos toca, não lhes daremos nenhuma oportunidade de um dia virem dizer, em jeito de desculpa, que a Boa Governação implica uma participação cidadã em conformidade, e à qual poderiam sustentar como inexistente, perante a passividade, a indiferença, o conformismo baseado num contexto de benefício de dúvida que não solicitaram a ninguém...!

Algumas pessoas, no direito que lhes assiste e que respeito, não gostaram das abordagens que fiz nos trabalhos recentes sobre o Futebol, ou melhor, sobre a minha discordância relativamente à interferência governativa em matérias que, a meu ver são da Competência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau e não do Governo, porém, hoje, tenho mais sustentações, quiçá, razões, para justificar os meus posicionamentos, ciente de que todos nós (incluindo o nosso Primeiro-ministro Eng.º Domingos Simões Pereira) queremos o melhor para o nosso país, em geral e o melhor para o nosso futebol em particular, mas que, não podemos, nem devemos, em função de um querer emotivo e não racional, pôr em causa toda essa pretensão.

E se a FIFA resolver suspender a Guiné-Bissau de todas as competições Internacionais de Futebol, alegando interferência governativa em assuntos da exclusiva competência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, a exemplo do que pode vir a acontecer com o Gana?

Devemos ou não avaliar primeiro as Competências e as Consequências, já que o que pretendemos é o melhor para todos nós?

É este o meu trabalho (não remunerado, não apoiado de nenhuma forma por nenhuma instituição) e de muitos outros compatriotas e amigos da Guiné-Bissau, que nunca pediram nada em troca, para além de respeito, consideração, compreensão e tolerância.

Devemos ter coragem suficiente para demonstrar e fazer valer as nossas faculdades/capacidades a bem do Interesse Nacional em geral, e da Boa Governação em particular, ao invés de continuarmos a ser cúmplices no apoio à desgovernação e à recusa ao nosso país, a Guiné-Bissau, do seu merecido e necessitado estatuto de Estado de Direito!

Como escrevi e mantenho, o Futebol não é um Problema Nacional e o Poder Político não tem competências para interferir nos assuntos que são da exclusiva competência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, eis que, ontem 08.08.2014 foi noticiada uma advertência da Federação Internacional de Futebol (FIFA) à Federação Ganesa de Futebol, cuja Selecção participou no recente Campeonato Mundial de Futebol realizado no Brasil, a propósito de uma iniciativa do Presidente da República do Gana, em criar uma Comissão de Inquérito sobre os acontecimentos que envolveram a Selecção do Gana durante o Campeonato do Mundo no Brasil.

Ora, estamos perante o melhor exemplo comparativo e elucidativo, do que por estes dias, serviu de tema do debate sobre o Futebol Nacional da Guiné-Bissau, tendo em conta tudo o que aconteceu aquando do primeiro jogo da nossa Selecção na pré-eliminatória de acesso à Taça de África das Nações Africanas de Futebol, realizado no Botsuana, contra a Selecção deste país, que perdemos por duas bolas a zero e que motivou posicionamentos e interferências directas do Governo, por um lado e do Primeiro-ministro, em particular, por outro, ainda que, posicionamentos e atitudes de carácter emotivo, mas demonstrativos (não tenhamos complexos em afirmá-lo) de um claro desconhecimento jurídico e funcional do organismo/entidade que dirige o Futebol Nacional, ou seja, o Futebol Federado, que é a Federação de Futebol da Guiné-Bissau, bem como, a sua relação e representatividade face ao organismo maior a nível do Futebol Mundial, aquele que regula e decide através dos seus mecanismos, normas e estruturas próprias, tudo o que diz respeito ao Futebol Mundial, a FIFA!

Espero que o caso do Gana que aqui reportamos sirva de material para a elucidação de todos perante situações que se criaram relativamente à nossa Selecção de Futebol e à nossa Federação de Futebol e que proporcionaram o levantamento de diversas questões, no intuito de sabermos de facto, do que estamos a tratar e como lidar com o assunto.

Espero também que passemos todos a ter uma postura de respeito e de consideração pelo questionamento, que não é sinónimo de confrontação ou oposição, mas que é das melhores formas de chegarmos a conclusões, de obtermos respostas sustentadas por evidências, por factos!

Obrigado.

Vamos continuar a trabalhar!

Seleção pode ser banida das competições internacionais

 

Redação


A FIFA alertou a Federação Ganesa de Futebol (GFA) que esta poderá sofrer sanções, sendo a pior delas o afastamento das competições internacionais, caso o governo decida criar uma comissão de inquérito sobre os acontecimentos que envolveram os ´Black Stars` durante o Campeonato do Mundo no Brasil.

Tudo começou quando os jogadores ganeses ameaçaram não jogar contra Portugal no último encontro da fase de grupos (G) do Mundial, situação que fez com que a Federação enviasse para o Brasil um avião cheio de dinheiro para satisfazer as exigências dos atletas.

Ao todo, foram transportados para Terras de Vera Cruz três milhões de dólares (cerca de 2,2 milhões de euros) em dinheiro.

Antes do jogo com Portugal, já dois jogadores, Kevin-Prince Boateng e Souleyman Muntari, tinham expulsos do estágio: o primeiro por insultar o selecionador, Kwesi Appiah, e o segundo por alegada agressão a um membro da GFA.

A polémica levou o presidente ganês, John Mahama, a pedir uma comissão de inquérito. Contudo, a FIFA proíbe qualquer interferência governamental nos assuntos das federações nacionais.

Numa missiva enviada à GFA na quinta-feira, o organismo alerta que os «membros da FIFA devem gerir os seus assuntos de forma independente».

A FIFA adianta que caso a comissão em causa seja criada e tome alguma medida, «o caso será levado às altas instâncias da FIFA para aplicação das sanções adequadas».

No passado, sublinha a BBC, essas sanções passaram pela suspensão de provas internacionais.

«Estes são assuntos de estrita competência da GFA», acrescenta a FIFA.

 

18:59 - 08-08-2014

 

Fonte: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=493808

AINDA A PROPÓSITO DO FUTEBOL...(2) 05.08.2014

AINDA A PROPÓSITO DO FUTEBOL... 04.08.2014

NÃO FAÇAMOS DO FUTEBOL UM PROBLEMA NACIONAL! 04.08.2014

O GOVERNO NÃO TEM PODERES LEGAIS PARA INTERFERIR EM ASSUNTOS DA EXCLUSIVA COMPETÊNCIA DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU 27.07.2014

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL