AINDA A PROPÓSITO DO FUTEBOL... (2)

Nada melhor que consultar arquivos, ler, tentar perceber tudo, antes de nos pronunciarmos sobre o que desconhecemos, por teimosia, por aventureirismo, por protagonismo, etc., etc. Procuro sempre estar informado/esclarecido, para formar ideia sobre algo a que me proponho debater/discutir! O que tenho vindo a defender sobre a independência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, também já tinha sido defendido, num outro contexto, pelo anterior Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, José Medina Lobato.

Posto isto, fico por aqui, neste debate, pois perante factos, não há argumentos. Ou sabemos o que estamos a debater, ou então, estamos a perder tempo. Se não há dinheiro na Federação, certamente não é por falta de apoio financeiro da FIFA... Obrigado! Didinho

 

Guiné-Bissau

08-01-2010 18:33

Presidente da federação rejeita qualquer intervenção da justiça civil

O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), José Medina Lobato, rejeitou hoje qualquer intervenção da justiça civil nos assuntos do desporto-rei, realçando que a FIFA não reconhece competência aos tribunais comuns na matéria.
Presidente da federação rejeita qualquer intervenção da justiça civil

Por Sapo Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

José Medina Lobato reagia desta forma à queixa-crime interposta na Procuradoria quinta-feira pelos clubes da Guiné-Bissau contra a sua gestão na Federação. Os clubes pretendem saber onde param os 250 mil dólares (cerca de 175.000 euros) que a FIFA entrega à FFGB todos os anos.

“Isso mostra um certo desconhecimento dos regulamentos da federação. Os clubes são uma associação e a federação tem os seus estatutos, a Procuradoria é uma instituição do Governo, não tem nada a ver nesse assunto por não ser associativa”, defendeu Lobato.

Os clubes, alegando administração danosa dos fundos da federação doados pela FIFA e outras instituições, pediram a intervenção da Procuradoria e os da primeira divisão recusam-se a tomar parte no campeonato nacional.

“Nós da federação não lhe reconhecemos competência, a FIFA e a CAF [confederação Africana de Futebol] não lhe reconhecem competência para intervir no futebol”, assinalou José Medina Lobato, falando da Procuradoria.

“Os nossos problemas devem ser resolvidos no foro próprio. Temos órgãos próprios, conselho disciplina, conselho jurisdicional e ainda quem quiser pode recorrer à CAF ou à FIFA. Agora, não é o tribunal que irá resolver nada”, disse ainda Medina Lobato.

“Nós [Federação] temos os mesmos estatutos de uma embaixada”, frisou o presidente da federação guineense, realçando que qualquer intervenção, mesmo que do governo, obrigará a tomada de medidas da FIFA.

“O presidente da FIFA, Blatter, já disse que o assunto do futebol se resolve no seio do futebol, com os mecanismos próprios.

Fonte: http://desporto.sapo.pt/futebol/internacional/artigo/2010/01/08/presidente-da-federacao-rejeita-qualquer-intervencao-da-justica-

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

05.08.2014

Fernando Casimiro (Didinho)Desculpem a intromissão, com respeito e consideração pela iniciativa questiono: o que é que se pretende com o Movimento Pró Futebol?

Quem pode mudar o Futebol federado da Guiné-Bissau para além da Federação de Futebol da Guiné-Bissau?

A Federação é estruturada pelos clubes associados, que dela fazem parte e não pelos movimentos sociais de propensão desportiva, concretamente ao futebol. Só os associados da Federação, tendo presente os Estatutos da própria Federação de Futebol da Guiné-Bissau, podem proporcionar mudanças na Instituição que pertencem e mais ninguém, que isso fique bem claro, meus irmãos e amigos. Imagine-se um Movimento pró- Benfica ou Sporting etc., etc., a querer mudar algo relativamente a esses clubes?

Ou um Movimento pró- PAIGC a querer mudar algo relativamente ao PAIGC ou qualquer partido político...

Penso que devemos ler o essencial da Federação Internacional de Futebol (FIFA) antes de nos aventurarmos em assuntos que apenas contribuem para dividir ainda mais os guineenses.

Diz-se que o Futebol une as pessoas. É verdade, até certo ponto. Mas pergunto, quantos e quais são os guineenses que têm acesso aos bilhetes de ingresso aos estádios, para assistirem um jogo de futebol?

Provavelmente com o custo do bilhete, a maioria dos guineenses opta por comprar um pão , um litro de leite e outros géneros alimentícios, estou errado?

Como é que se pode envolver tanto, de forma equivocada, a meu ver, com o Futebol federado, que é um Negócio, com estruturas próprias que não passam por nenhuma aprovação do Governo e que não têm contas a prestar a nenhum "eleitorado", que não aos sócios da própria Federação de Futebol da Guiné-Bissau e à FIFA?

Porque é que se pretende fazer do Futebol federado um problema nacional, quando o Estado, na pessoa representativa do poder executivo que é o Governo, não tem, no futebol, funções e actividades de obrigação?

Imaginemos outros sectores cujas entidades não sendo públicas, são de direito privado, como uma Televisão privada, uma rádio privada, as Igrejas e tantas entidades privadas, incluindo os clubes de futebol. Alguém, para além dos associados e dos órgãos sociais dessas entidades, tem o direito de mudar algo nessas instituições, apenas porque, os resultados não são de agrado do público?

Está na hora de pensarmos um pouco mais com a cabeça e não, com o coração...! Peço desculpa se feri sensibilidades, mas sou um Homem do debate de ideias e não resisto à tentação, ciente de que, a minha opinião não vale mais do que qualquer outra opinião, mas que ajuda a exercitar mentes, num contexto de diversidade de pontos de vista. Obrigado e um abraço a todos.

AINDA A PROPÓSITO DO FUTEBOL... 04.08.2014

NÃO FAÇAMOS DO FUTEBOL UM PROBLEMA NACIONAL! 04.08.2014

O GOVERNO NÃO TEM PODERES LEGAIS PARA INTERFERIR EM ASSUNTOS DA EXCLUSIVA COMPETÊNCIA DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU 27.07.2014

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL