AFINAL, QUEM MANDA NA GUINÉ-BISSAU?!

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

16.08.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Chegará o dia da verdade, certamente.!

Já faltou mais, contudo, de contradição em contradição, como escrevi a 7 de Junho passado, havemos de concluir que não houve nenhuma tentativa de Golpe de Estado de 4 para 5 de Junho e que culminou na morte de Hélder Proença, Baciro Dabó e mais 2 outras pessoas, bem como na detenção de Faustino Imbali e Domingos Broska. Na altura, o Serviço de Informações do Estado apresentou uma lista acusatória com vários nomes de figuras civis e ex-militares como protagonistas de uma alegada pretensão de assumir o poder pela força.

Foram apresentadas montagens audiovisuais de supostas gravações de conversas telefónicas e de encontros pessoais como sendo provas irrefutáveis de uma tentativa de golpe de Estado orquestrada pelos indivíduos abatidos, bem como pelos detidos e os constantes na lista apresentada publicamente.

Obviamente que face à rapidez da apresentação do Comunicado oficial com os detalhes completos da tentativa de golpe de Estado, jamais seria fiável esse comunicado.

O Governo, através de António Óscar Barbosa, vulgo "Cancan", braço direito e testa de ferro do Primeiro-Ministro Carlos Gomes Jr., na apresentação das alegadas e viciadas provas, mentiu aos guineenses, demonstrando ser conivente com as atrocidades cometidas contra as vítimas barbaramente assassinadas, assim como os detidos e outros que perseguidos, acabaram por se refugiar algures em locais protegidos.

Passados 2 meses, o Ministério Público decide ilibar os deputados Francisco Conduto de Pina e Roberto Ferreira Cacheu da acusação de participação nessa alegada tentativa de golpe de Estado, justificando a decisão com FALTA DE PROVAS!

Alguém de bom senso terá dúvidas de que não chegou a haver nenhuma tentativa de golpe de Estado e que quer Hélder Proença, quer Baciro Dabó foram assassinados por decisão concertada dos que actualmente detêm o poder na Guiné-Bissau?!

Alguém de bom senso terá dúvidas em relacionar os nomes das figuras acusadas e listadas no Comunicado do Serviço de Informações do Estado, como figuras incómodas dentro do PAIGC e outras, a nível da estrutura militar?!

Os que continuam a dizer que está tudo bem, o que dirão da incursão dos militares à igreja católica de Bissau, devidamente armados, para tirarem de lá o deputado Francisco Conduto de Pina, que foi ilibado pelo Ministério Público?

Quem manda afinal no país?

Que autoridade têm os militares para este tipo de atitudes?

Quem de bom senso acredita que não haverá mais desmandos, mais matanças, humilhações, intimidações etc.?!

Que dirá o Governo sobre a ilibação de Francisco Conduto de Pina e Roberto Ferreira Cacheu?

Que dirá ou o que fará o novo Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, ele que tinha o deputado Roberto Ferreira Cacheu como seu Director de Campanha para as Presidenciais antecipadas e que foi acusado de tentativa de golpe de Estado?

E para quando resultados sobre os assassinatos de Tagme Na Waie e Nino Vieira, outra história mal contada e de conluio dos que tomaram conta do poder na Guiné-Bissau...

Continuaremos atentos!

Vamos continuar a trabalhar!

JÁ QUE SE FALOU EM CONTRA-ATAQUE... AVANCEMOS! 15.06.2009

SAI SATANÁS, SAI! 12.06.2009

DE CONTRADIÇÃO EM CONTRADIÇÃO, A VERDADE DE UMA GRANDE MENTIRA! 07.06.2009

MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NA GUINÉ-BISSAU, QUE NÃO PASSA DE UMA GRANDE MENTIRA! 05.06.2009

 

Deputado ilibado de tentativa de golpe diz ter sido «procurado» pelos militares
 


O deputado Conduto de Pina ilibado sexta-feira pelo Ministério Público guineense de participação numa alegada tentativa de golpe de Estado, afirmou hoje ter sido "procurado" por um grupo de militares nas instalações da igreja católica onde se encontra refugiado.


Segundo o deputado, só não foi levado ao Estado-Maior General das Forças por se ter escondido numa dependência da missão católica de Bissau até a chegada de um oficial dos Serviços de Segurança de Estado (SIE, a 'secreta') que ordenou a retirada dos soldados que se encontravam armados.

"Escondi-me num quarto e não me localizaram. Se me tivessem apanhado nem sei o que me podia ter acontecido", declarou Conduto de Pina, ilibado, juntamente com o deputado Roberto Cacheu, na sexta-feira pelo Ministério Público das acusações de participação numa alegada tentativa de golpe de Estado em Junho.

Conduto de Pina e Roberto Cacheu, deputados do PAIGC, no poder, encontram-se escondidos nas instalações da Igreja Católica de Bissau desde que os seus nomes foram tornados públicos através de uma lista de pessoas apresentadas pelo SIE como fazendo parte do alegado golpe.

A versão dos factos apresentados por Conduto de Pina foi confirmada pelo presidente da comissão especializada do Parlamento para a área da Defesa e Segurança, o deputado Vençã Na Luak, que afirmou ter visto soldados a tentaram conduzir Conduto de Pina ao Estado-Maior General das Forças Armadas.

Segundo Vençã Na Luak, a aparente intenção dos soldados só não foi avante com a pronta intervenção do director-adjunto do SIE, o coronel Samba Djaló.

"Ouvi o coronel Samba Djaló a perguntar aos militares quem lhes tinha dado a ordem de levar o deputado Conduto de Pina e se estes não sabiam que não podem entrar nas instalações da Igreja e ainda por cima armados?", afirmou o presidente da comissão especializada do Parlamento para a área da Defesa e Segurança.

"Se há algo contra o deputado Conduto de Pina, as coisas devem ser resolvidas no foro próprio, mas não podemos perder de vista que ele foi recentemente considerado inocente de quaisquer acusações que pendiam sobre si", acrescentou ainda Vençã Na Luak.

Este responsável pediu aos responsáveis militares e civis do país para que tenham em perspectiva as recentes eleições presidenciais antecipadas realizadas as quais, disse, foram consideradas livres, justas e transparentes.

Fonte: Lusa

 

Guiné-Bissau: Dois deputados ilibados da tentativa de Golpe de Estado

Bissau - 2009-08-15- Os deputados Conduto de Pina e Roberto Ferreira Cacheu, dois dos arguidos de tentativa de Golpe de Estado em Junho foram ilibados pelo Ministério Publico

A decisão foi comunicada ao parlamento guineense pelo Ministério Público (MP), através de uma carta datada de 6 de Agosto do Procurador-geral da República, Luís Manuel Cabral, endereçada ao Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Serifo Nhamadjo.

Segundo o documento «Francisco Conduto de Pina e Roberto Ferreira Cacheu, ambos deputados da nação e acusados de cumplicidade na tentativa de alterar a ordem constitucional no país, em Junho de 2009, foram ilibados destas acusações». O processo foi desencadeado após uma «acusação» dos Serviços de Informação de Estado que levou a Procuradoria-geral da República a convocar os dois deputados citados e a criação de uma comissão pela Assembleia Nacional Popular com a missão de «averiguar em que circunstancias é que estas pessoas e mais outras, por sinal deputados, se teriam envolvidos na alegada tentativa do Golpe de Estado»

Em entrevista à PNN, Francisco Conduto de Pina, deputado ilibado esta sexta-feira, reafirmou a sua inocência. «Não sou homem para golpes. Sou homem para desenvolvimento, trabalhar pela paz, pelas crianças e não para matar. Sou inocente, reafirmo que sou inocente», sublinha este deputado e empresário.

Por definir ficam ainda os processos de Daniel Gomes, Marciano Silva Barbeiro, ambos deputados, Sandji Faty, Secretário-geral do PRID, Partido Republicado para Independência e Desenvolvimento, Afonso Té, ex-vice Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, no período que antecedeu a guerra de 7 de Junho de 1998 e Domingos Indi, oficial das forças armadas. Informações disponíveis, apontam que encontram-se em Dakar onde está prevista uma deslocação da Comissão criada pela Assembleia Nacional com o objectivo de ouvir os nomes envolvidos no caso, antes que sejam inquiridos pelo Ministério Público.

Lassana Cassamá / Sumba Nansil


(c) PNN Portuguese News Network

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org