INTUNDA NA MONTCHE

 

Dr. Intunda Na Montche

 

 

 

 

 Nasci em Mansoa (Guiné-Bissau) a 13/09/1973, passei a minha infância em Bula, Canchungo e Bissau devido às transferências que o meu pai fazia por motivo de serviço. Nesta última cidade fiz os meus estudos primários e secundários.

Em 1989 ingressei no C.A.J (Centro Artístico Juvenil), que era dirigido pelo Padre Ermano Battisti, missionário italiano do P.I.M.E. e fundador do mesmo.

Entrei para o C.A.J. graças ao Dr. Camays Blinque, que foi quem me apresentou ao missionário dirigente do C.A.J.

Foi no C.A.J. que comecei a aprender a escultura, juntamente com muitos outros colegas. Nessa altura, havia uma boa organização no Centro e o desejo de muitos, era de um dia prosseguirem os estudos em Itália.

 

Não consegui ser um bom escultor e nunca fui estimado pelos dirigentes do Centro, por vários motivos, mas, sobretudo, porque tive sempre um conceito muito próprio sobre a Justiça Social.

Hoje, repensando o meu passado pelo Centro Artístico Juvenil, lamento muito ver esta Casa Histórica abandonada à sua sorte pelos seus fundadores e  também pelos jovens que lá viviam e que hoje são intelectuais no ocidente, sobretudo em Itália (onde vive a maior parte dos jovens oriundos deste Centro) e na Guiné-Bissau.

 

Em 1994/95 concluí a 11ª Classe no Liceu Dr. Agostinho Neto de Bissau. No ano lectivo 95/96 fui contratado como professor de biologia e leccionei no Liceu regional de Canchungo. No ano lectivo 96/97 regressei a Bissau no intuito de continuar a leccionar numas das escolas públicas, mas devido a questões burocráticas nunca cheguei a ser convocado.

 

Em Abril de 1997 consegui uma bolsa de estudos privada para Itália, que foi deligenciada pelo Dr. Camays Blinque médico especialista em Cirurgia Ortopédica e traumatológica pela Universidade de Verona. Pelo que os meus agradecimentos vão para o Dr. Camays Blinque actualmente Médico Cirúrgico Ortopédico no Hospital Pedro Hispano de Matosinhos - Portugal.

A 06 de Outubro de 97 fiz o ingresso na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma onde iniciei os meus estudos superiores na Faculdade de Ciências da Educação.

 

Em 2003 Licenciei-me em Ciências de Educação pela mesma Universidade e com Especialização em Pedagogia para Escola e a Comunicação Social, terminando com a defesa da tese sobre o tema: O SISTEMA EDUCATIVO NA GUINÉ-BISSAU. NOVAS PERSPECTIVAS EDUCATIVAS.

No ano seguinte, frequentei uma escola de política de cooperação para o desenvolvimento. Terminando este curso em 2004 iniciei o meu percurso profissional nas Ong’s de Cooperação Italiana para o Desenvolvimento.

 

Em 2002/2003 fui Vice-Presidente de Associação Guineense em Itália. Em 2004/05 colaborei com a Engim Internacional, uma ONG Italiana da congregação dos Josefinos onde  trabalhei na área ligada à formação dos voluntários Internacionais, e  nos finais de 2005, eu, a minha esposa e alguns amigos fundamos  a Associação SOL MANSI Onlus para cooperar com a Guiné-Bissau.

Actualmente sou Presidente da SOL MANSI Onlus, com Sede legal em Roma, com uma filial em Bissau junto da AMIC (parceiro local) onde estamos a realizar em parceria, desde 2006, um projecto de alfabetização e formação profissional  para mulheres e jovens adultos da tabanca de Cuyo em Antula Bono.

 

Em 2006 tivemos o reconhecimento oficial por parte de Governo Guineense através de um protocolo de acordo assinado com a Direcção Geral de Cooperação Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades.  

 

Em Fevereiro de 2007 foi realizado um projecto de canalização hídrica que fez chegar água potável à tabanca de Kuyo e também permitindo alargar a canalização  para as tabancas vizinhas de Kuyo. Este projecto foi realizado graças à colaboração dos nossos parceiros Italianos e de uma Associação Belga, facilitando assim a realização desta grande tarefa que restituiu serenidade à população de Cuyo depois de 20 anos de promessas que nunca foram  realizadas e que só se tornaram realidade com a chegada de SOL MANSI Onlus à Guiné-Bissau!!!

 

Neste momento SOL MANSI Onlus está a trabalhar para construir uma escola primária na tabanca de Cuio e um laboratório para a transformação e conservação dos produtos agrícolas e alimentares.

Antes de terminar esta breve apresentação, gostaria de esclarecer um conceito muito importante que è o seguinte:  a nossa organização nasceu em Roma com o intuito de dar resposta ao resultado de investigação feito durante os meus cinco anos de estudos Universitários que vim a concluir com uma tese final de Licenciatura em Ciências de Educação sobre o objecto acima citado. Isto è, para mim pessoalmente, era fundamental fazer a conexão entre a “teoria e a prática”.  Que é o que estamos a realizar na tabanca de Kuyo no bairro de Antula bono.

Para maior informações podem visitar o site: www.solmansi.org

 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org