DUAS NOTAS

 

Filipe Sanhá *

filipesanha@iol.pt

27.01.2010

Filipe Sanhá

 

Djoca

Peço desculpa, por só agora saudar - te, por mais este notabilíssimo PRÉMIO. A razão prendia - se com a minha saúde física, que me tem atormentado, de algum tempo a esta parte. Estive acamado e com limitada mobilidade espacial. Graças a Deus estou muito melhor.

Realmente, numa sociedade tão meritocrática, como a Norte - Americana, a GUINÉ – BISSAU, só tem que se orgulhar com mais esta glória, que me parece estar no seu primado, porque ainda irás dar mais motivos ao nosso POVO, para sorrir, de alegria e orgulho! Presumo que ainda nos irás abrilhantar com outras honras e glórias! Queria dizer - te que temos imenso orgulho em ter-te entre os cidadãos GUINEBISSAUENSES, embora reconheça que és, garantida e igualmente, uma propriedade da Comunidade Internacional e Científica.

Os meus PARABÉNS, e, muita longa vida, junto dos teus entes queridos, em suma, ao lado de todos nós, que te amamos, admiramos e adoramos.


 

Afinal, quem somos?

Desde a minha adesão e este espaço, nunca tinha assistido a um tão frenético dinamismo, de tantos CONTRIBUINTES. Sinceramente, estou feliz, por este tão motivado e quente debate sobre uma temática tão importante, social, cultural e civilizacionalmente. É caso para dizer: valeu a pena, este confronto saudável, entre Didinho e Nhomba. Mais uma vez, digo: presumo, que este ESPAÇO CONTRIBUTO, não tem outro objectivo, senão o de debate profícuo, frontal e vertical de ideias contributivas para a aproximação dos GUINEBISSAUENSES, na diáspora ao País. Se não fosse esse o seu desígnio, eu estaria afastado há muito tempo, ou nem sequer teria querido fazer parte deste PROJECTO. Este é o nosso “ BANTABA”, para nos conhecermos e aproximarmo-nos! Quando uma temática civilizacional, como é o caso de H1N1, ou outra epidemia qualquer, que assume contornos tão preocupantes, o seu debate traz à tona, confrontos acalorados, supostamente desinteressados, porque visam exclusivamente, a descoberta da verdade científica, confinante às formulações hipotéticas para a sua resolução. A Ciência não é, e, nunca será, seguramente, propriedade de ninguém em particular, muito menos de Corporações, na medida em somos todos aprendentes! A propriedade intelectual é um bem que deve estar ao serviço das pessoas, para a resolução dos seus problemas! Todos somos precisos, necessários, para qualquer batalha que tenha essa tarefa por objectivo. Exemplos, como a LUTA de LIBERTAÇÃO, na Guiné – Bissau, levada a cabo por mulheres e homens, com uma maioria absoluta de iletrados, mas não ignorantes, que lutaram e combateram, tal como no Vietname e outras regiões do GLOBO, contra militares provenientes de Grandes Academias Militares, e que, venceram, devem – nos obrigar à reflexão e humildade! Por isso, a subestimação é um travão à desenvoltura.

Este episódio, previsível e condimentante, dos últimos dias, no ESPAÇO CONTRIBUTO, é o corolário da sua efectivação como “um cantinho” de debate de coisas sérias, e essas são sempre incursivas, discursivas, e, por vezes desviantes, mas sempre com o desígnio de aclaração!

Desejo a todos uma saudável discussão de ideias, de forma serena, com a devida elevação e consideração por todos!

 

* Psicólogo, Mestre e Doutorando pela Universidade de Coimbra (Portugal)

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org