PARABÉNS DJOCA!

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

21.09.2008

O nosso colaborador e coordenador do espaço Saúde, Professor Joaquim Tavares (Djoca) completou 49 anos de idade no passado dia 19 de Setembro, ele que também foi recentemente nomeado Director Clínico do Serviço de Doação e Colheita de Órgãos e Tecidos para Transplante no Estado de Nevada (Nevada Donor Network). Parabéns Djoca!

Mais um cargo de prestígio que fica registado no seu extenso e brilhante currículo sendo que o Professor Joaquim Tavares continuará, em paralelo, a exercer as suas actividades de prática privada e do ensino da medicina.

Mais uma referência positiva da vontade e do espírito patriótico de alguém, cujas múltiplas e desgastantes ocupações diárias não impedem de dar o seu contributo, através de ideias e opiniões neste nosso espaço, partilhando conhecimentos e estados de espírito, quer de esperança, quer de momentos de desilusão, particularmente, no que diz respeito à situação da Saúde na Guiné-Bissau.

Tal como o Djoca, também nós (colaboradores deste Projecto) temos mais ou menos afazeres no nosso dia-a-dia, mas não viramos as costas à Mãe Guiné, como alguns bem posicionados guineenses fazem, argumentando falta de tempo para escrever, ou indiferentes, ou coniventes, ou resignados com o que se passa na Guiné-Bissau etc.

Para além da indiferença, começa a sobrepor-se na mente de alguns guineenses o espírito do egoísmo, principalmente daqueles mais esclarecidos e que, por via das circunstâncias dos posicionamentos socioprofissionais em que se encontram -  pode se dizer que estão bem na vida, já não querem saber dos problemas do país.

Partilhar não significa necessariamente criar uma relação de dependência material e muito menos disso se trata  quando o que se pede a cada Homem e Mulher guineenses, é contribuir com os seus conhecimentos, suas experiências, suas críticas, seus incentivos etc. para a mudança que está a ser trabalhada e para a implementação natural de um novo conceito de sustentação e aceitação de mentalidades livres, saudáveis e positivas na Guiné-Bissau.

Que ninguém se convença de que está mais atarefado, ou que tem mais responsabilidade que o outro só porque ocupa este ou aquele cargo de destaque nesta ou naquela instituição!

Que ninguém se convença de que por ter uma vida social e financeiramente estável no estrangeiro, quando regressar à Guiné, levará consigo essa estabilidade e beneficiará dela tal como acontece no estrangeiro, sem que (se) faça algo para que assim seja, tal como os cidadãos desses países fizeram ou fazem em relação aos seus países!

Que ninguém se convença de que os compromissos partidários devem estar acima dos compromissos de cada um de nós para com o país e que, por isso, primeiro estão os seus camaradas do partido na obtenção de benefícios na governação, no dirigismo institucional etc. independentemente de terem ou não capacidades e aptidões para tal!

Meus amigos e camaradas, a Guiné-Bissau só mudará, positivamente falando, se todos unirmos esforços para essa MUDANÇA, através do COMPROMISSO de juntos trabalharmos, juntos lutarmos, juntos sacrificarmos em prol das causas nacionais. Acredito que o guineense ainda é um povo corajoso e por isso, está disposto a enfrentar e vencer todos os obstáculos que têm barrado o seu caminho ao longo dos tempos!

Muitas vezes ouço conterrâneos dizerem que não acreditam na MUDANÇA para a Guiné-Bissau e depois de ouvir os seus argumentos pergunto-lhes o que é que cada um deles fez, está a fazer ou pretende fazer para que haja MUDANÇA na Guiné-Bissau? Claro está que a pergunta fica sem resposta e é aí que lhes digo que se ninguém se mexer para que a MUDANÇA aconteça, não haverá nenhum milagre nesse sentido!

Acredito na MUDANÇA e trabalho para essa MUDANÇA porque quero regressar à minha terra. É lá que quero estar. É lá que sinto haver mais pessoas a precisarem de mim.

É à Guiné-Bissau que quero dar tudo o que ainda tenho para dar!

Vamos continuar a trabalhar!

Olhemos e tenhamos a Guiné-Bissau como MÃE. FAÇAMOS ALGO PELA NOSSA MÃE!

 

DA GUINÉ-BISSAU AOS ESTADOS UNIDOS: O PERCURSO DE UM GÉNIO 24.06.2007

 

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org