O DR. RAMOS-HORTA MERECE O NOSSO RECONHECIMENTO!

 


 

Adilé Sebastião

adileys@hotmail.com

22.06.2013

Adilé SebastiãoObrigado, nha ermon garandi Didinho! 

Este Sr. merece o nosso reconhecimento! 

Sou promotor da "Academia Fidjus di Bideras", que é um projeto de formação de futebolistas mas igualmente com a missão de contribuir positiva e activamente na formação de um Homem Novo na nossa sociedade.
Temos vindo a organizar várias atividades com o objetivo de promover o nosso futebol, sobretudo o mais jovem. No passado mês de Maio, por exemplo, organizamos a 1ª edição da BISSAU CUP, um torneio de futebol entre as principais academias de futebol da Guiné. Vieram de Portugal emissários do Benfica, Sporting, da Gestifute do empresário português Jorge Mendes que representa, entre outros, José Mourinho e Cristiano Ronaldo. para a final do evento, realizado no estádio 24 de setembro, convidamos o Sr. Ramos-Horta que foi dar o pontapé de saída. Gostou do nosso projeto e tem-se desdobrado para o promover. Adotamos o sacrifício e a luta abnegada das nossas mães bideras como fonte de inspiração. Neste sentido, convidamo-lo a visitar um dos mercados de Bissau, "Caracol".

Esteve lá, e deu-nos a todos uma incrível lição de humildade. Ouviu preocupações das nossas incansáveis mamãs e prometeu voltar. Uns dias depois, faz amanhã 8 dias, contactou-me porque queria lá voltar. Domingo passado, às 11h30 partimos da casa dele para o mesmo mercado. Beijos, abraços, pagou um pouco de tudo às pessoas que andavam em compras, comeu doce de amendoim... enfim... só visto! Viu uma miudinha com deficiência física a correr pelos labirintos do mercado, mandou chamar a mãe e vai pagar o tratamento, onde quer que seja. Ontem já iniciamos o processo (a miúda nem registo de nascimento tinha). Tem que ir para Portugal. No final da visita, as mulheres reunidas pediram-lhe ajuda. Decidiu criar uma linha de crédito para elas (não estou a falar da linha que a agência Timorense para o Desenvolvimento da Guiné vai gerir!!!). Quando chegamos a casa dele deu-me todo o dinheiro que tinha restado das compras dizendo "mete" gasóleo no seu carro. Recusei, mas depois da insistência do Sr. Presidente, acabei por aceitar. Hoje adianto-lhe que esse dinheiro passou a ser o primeiro donativo da FUNDAÇÃO DAS BIDERAS! Vai nascer em breve com a missão de promover a Educação, Direitos Humanos e Solidariedade Social. Fará a gestão desse fundo que vai disponibilizar para as vendedoras.

Irmão, estou rendido à humanidade deste homem. Sou um privilegiado ao poder privar-me com ele e estar a crescer muito enquanto pessoa. É a referência que falta aos jovens guineenses. Estou a fazer tudo para que a sociedade, nós jovens, mulheres, aquelas pessoas que apenas são sujeitos passivos nos acontecimentos, tenham a oportunidade de beber deste homem e valorizar-se. Estou a desenvolver várias ideias para atingir esse objetivo!

Qualquer informação que pretenda, por favor, não hesite.
Um grande abraço,
Estamos juntos!

Adilé Sebastião Carta de Bissau

 

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL