REALIDADE OU FICÇÃO?!

Bem-vindo à Embaixada de Portugal

Soube-se que, o Exmo. Senhor Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau teve a brilhante e elegante ideia de ser pioneiro na expulsão de portugueses convidados para a comemoração do dia de Portugal, em território considerado português... 

Ao que tudo indica, este acto bravo repleto de coragem, teve lugar porque o dito convidado entrou na “festa” sem se dirigir a ele. TERÁ SIDO O ÚNICO?! Sabe-se pelo menos que foi o único a ser expulso com auxílio dos seguranças e com palavras insultuosas proferidas pelo próprio Diplomata em frente a uma plateia numerosa.  

...E a justiça foi feita!! Sim senhor, agora poderá reconfortar-se na sua camita e dormir como um anjo, porque ele próprio, o Exmo. Embaixador de Portugal, ladrou como um rufia, mordeu como um animal e prosseguiu a festa como um verdadeiro Diplomata!  

Terá ele tido um dia difícil? Terá sido um acaso? Não aprecia particularmente o referido convidado? Terá ficado, simplesmente ofendido e sentiu-se deveras humilhado por não ter sido cumprimentado por esse vulgar convidado? Ou existirão outras razões mais escuras por detrás?  

É que estamos a falar de uma convidada, adulta, casada e mãe, com a ficha limpa e sem qualquer filiação partidária, religiosa ou outras.  

A verdade é que, POR TÃO POUCO não se esperava esta tão nobre reacção do Senhor Embaixador. É assim  que se faz diplomacia.  

Que é feito das características primordiais de um Diplomata, de um Representante, a Educação, a Inteligência Emocional e o Diálogo? São características que ao longo dos seus anos de serviço na Guiné-Bissau, não constam do seu Universo, por terem sido substituídas por outras como baixo nível, ignorância e álcool, para não se falar do mau aspecto que o próprio homem apresenta!  

Temos a certeza que o Pai Natal este ano irá felicitá-lo com o presente dos seus sonhos!  

Indivíduos, com cargos de grande responsabilidade, com o peso de dignificarem as suas origens, se comportem sem formação, ou se achem Reis longe de casa, é uma cena altamente triste e vergonhosa.  

Pessoas que na Europa são simplesmente insignificantes e inúteis, demonstram uma atitude selvagem de um país que se designa desenvolvido?! 

Salvo, raríssimas excepções, a Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau tem contado permanentemente com uma equipa constituída por elementos que têm deixado muito a desejar...Não é de hoje que a referida Instituição pauta pela indiferença, desinteresse por determinados portugueses. O que estarão cá, eles a fazer?! 

P.S. O mais incrível é existirem pessoas que, por uma ou outra razão, achem que a postura do Embaixador foi a melhor!!! OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS e sobretudo, para estas pessoas de curta visão, só se revoltam quando sentem na pele!!

 

NOTA DO EDITOR

 

Esta mensagem foi-me enviada por diversas pessoas durante o dia de hoje, pedindo para que fosse divulgada no site www.didinho.org o que faço, tal como farei, caso haja reacções da Embaixada portuguesa em Bissau, no sentido de esclarecer algo sobre o que realmente aconteceu.

 

No entanto, não deixa de ser curioso e preocupante que, depois das queixas que motivaram o pedido de substituição do Cônsul de Portugal em Bissau há uns meses, (queixas e exigências apresentadas por políticos e governantes guineenses, por tratamentos incorrectos na relação do Cônsul português para com os guineenses), surja agora esta denúncia sobre atitudes não menos preocupantes referenciando o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, ainda que, num posicionamento para com uma cidadã portuguesa, na Embaixada de Portugal e no dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas.

 

Seja como for, cabe ao governo português  apurar o que realmente aconteceu e tomar medidas no sentido de criar uma nova imagem para a sua representação diplomática na Guiné-Bissau.

Haja celeridade nesta matéria, ou seremos obrigados a acreditar que Portugal menospreza a sua representatividade na sua relação de Estado com a República da Guiné-Bissau, ainda que o espaço da sua embaixada represente solo português.

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

 

(+351) 962454392

 

12.06.2008

 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org