UNidos venceremos

 

 

Gustavo Gomes

gustavo.gomes69@gmail.com

07.11.2010

 Gustavo GomesReparei que outros assuntos de última hora assumiram os holofotes de nossa política.

Mas, será que ainda está em curso a apreciação do pedido de uma Força Multinacional de Estabilização para a Guiné-Bissau?

Aquela que teria de tramitar pelos (tantos)  diversos órgãos de soberania e Chefias militares?

Humildemente gostaria de saber a quantas anda a chegada dessa Força que pudesse cumprir mandatos internacionais de prisão dos narcotraficantes, seus colaboracionistas e levar a julgamento assassinos infiltrados no governo e na sociedade da Guiné-Bissau. Força que garantisse a reconstrução das instituições soberanas do nosso Estado. Força que iniciasse as diretrizes de infra-estrutura, implementação do Estado de Direito e recomposição das Forças de Defesa e Segurança. Força que alentasse o regresso de valorosos guineenses para contribuirem na reconstrução e reconciliação Nacional. Força que de norte a Sul, leste a oeste, supervisionasse eleições realmente livres, justas e imparciais.

Fico-me a perguntar se, (agora) estarei sozinho nesta questão. O Presidente da República é a favor, pois teria a segurança que diz necessitar. O Primeiro Ministro afirma que é favorável e que vai enviar (ou já enviou?) ofício nesse sentido para ser apreciado pela Assembléia Nacional. As Chefias Militares alegam que, como rege a Constituição, não irão, não podem e não devem opor-se ao que decidir o poder  politico, e, ademais reconhecem a penúria e degradação em que se transformaram nossas Forças Armadas.

Tudo para agradar e despistar a ONU, que por sua vez, diz precisar de um pedido formal do governo constituído da Guiné Bissau, para poder acionar a criação dessa Força.

O governo constituído de Cuba ou do Irão também formalizaram pedido para estarem sob embargo economico? No caso inclusive a causar sofrimento às suas populações? A ONU realmente lembra que sua tardia ação e burocracia desencadearam os lamentáveis acontecimentos de Ruanda e  Darfur?

Será que a ONU culpa o governo da família Papa Doc porque nunca pediram uma força de intervenção que poderia ter evitado que o Haiti esteja na presente deplorável situação?

Quantos anos ficou no poder o Sr. Charles Taylor (ex-presidente ditador da Libéria), até que pressões internacionais o obrigassem (ele jamais pediu) a deixar o poder para  agora estar a ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional?

Os Organismos Internacionais querem nos mostrar que existem dois pesos e duas medidas? Como têm a desfaçatez de esperar que um Narco Estado (onde altos dignitários são impunemente assassinados),  tome iniciativa de solicitar uma Força de Intervenção Estabilizadora que os venha prender ou levar a julgamento? 

A ONU ficou à espera que a Indonésia solicitasse a intervenção pela causa de Timor Leste? Não. Foram lá e só sairam depois do plebiscito em que a população timorense livremente manifestou o desejo de se tornar independente.

Como podem notar, na verdade, estou aqui a instigar e incentivar a ONU a assumir sua responsabilidade de garantidora da Paz e Concórdia das Nações vale dizer dos seus respectivos  povos. Por isso, agradou-me muito tomar conhecimento que a ONU defende uma ação Internacional mais robusta para “nomear e envergonhar” os cidadãos guineenses envolvidos nos tráficos ilícitos e vai pleitear a criação de uma vigilância internacional nas águas e espaço aéreo territorial da Guiné. Melhor isso do que a proposta angolana de doar ao Sr. Bubo Na Tchuto os barcos e fardamentos para fazer essa “vigilância”.

Não deve ser à toa que os governantes guineenses e seus acólitos, estão com os nervos tão à flor da pele. Afinal,  se surtir efeito esta estratégia de sufocação e impedimento de que produtos ilícitos cheguem ao território, os atuais “giradores de plataforma” vão estar “mais à vontade” para deixarem entrar a tão essencial Força de Estabilização que garanta a paz para seguirmos rumo ao nosso almejado desenvolvimento.

Vamos continuar a trabalhar. E sempre atentos para que não pensem que esquecemos o “pão” só porque nos estão a dar, todos os dias  um  “circo” com muitas palhaçadas.

Nha mantenhas.


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org