GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO   

 

UMA NOVA FÓRMULA PARA UM MAIOR  DINAMISMO

 

O projecto CONTRIBUTO nasceu a 10 de Maio de 2003, motivado pela ameaça do “desaparecimento” da Guiné-Bissau como Estado, durante a presidência de Kumba Yalá. Foram muitos os momentos de reflexão e ponderação, por forma a encontrar uma via para dar o meu contributo como guineense, na tentativa de se inverter a situação. Optei por exteriorizar as minhas reflexões, escrevendo artigos sobre a Guiné-Bissau, tentando assim, passar mensagens de sensibilização pela causa guineense, não só para os guineenses, mas também para o Mundo. CONTRIBUTO é um projecto de orientação pessoal, de carácter reflectivo, não informativo, apartidário e sem fins lucrativos. É um projecto que visa incutir e desenvolver o espírito de reflexão e debate de ideias na Guiné-Bissau e nos guineenses.

“ A vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...”

Ler, Reflectir, Transmitir...Esta é a mensagem!

Fernando casimiro (Didinho)

15.05.2004

CONTRIBUTO  é às cores!

Às cores porque a Guiné-Bissau é um manto colorido em toda a sua expressão e extensão, entenda-se: gentes, línguas, culturas, religiões etc.

Em Maio de 2004, um ano depois de ter criado o projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, decidi lançar o site didinho.no.sapo.pt como instrumento de sensibilização direccionado aos meus irmãos guineenses, mas também, aos amigos da Guiné-Bissau e ao mundo em geral.

A lógica do momento não podia ser mais oportuna nessa tomada de decisão um tanto complicada, arriscada até, mas hoje, definitivamente reconhecida como uma iniciativa acertada e um valor acrescentado, modéstia à parte, na mobilização do povo guineense para o assumir das suas responsabilidades e compromissos para com o país, a Guiné-Bissau.

CONTRIBUTO foi lançado como uma iniciativa pessoal, mas cedo conseguiu cativar e galvanizar simpatias de vários quadrantes, movidas pelo orgulho nacional nas referências de afirmação dos princípios e valores que nos identificam como guineenses e que estavam (continuam) a ser postos em causa pelas instâncias do poder mas que, o projecto CONTRIBUTO, colocava e coloca à reflexão dos guineenses como exercício indispensável às suas respostas sobre os direitos e deveres de cidadania.

Para um site dedicado à reflexão e ao debate de ideias, a adesão significativa manifestada pelos números de acesso registados, bem como a expansão e alcance geográfico referenciados, pode-se afirmar que há um reconhecimento assinalável na qualidade do trabalho até aqui produzido, fruto de uma orientação séria, imparcial e de rigor que se tem vindo a desenvolver.

CONTRIBUTO deixou de ser um site pessoal para passar a representar o nome de um país, um povo, tendo conseguido unir guineenses de uma forma ou de outra num espaço que se pretende ser de todos os guineenses e amigos da Guiné-Bissau.

Hoje e num momento de viragem, do lançamento de um novo site alojado num servidor com mais e melhores funcionalidades, apraz-me anunciar que doravante a expressão "O meu site" passa a dar lugar à expressão: o nosso site!

Não posso deixar de fazer referência directa a todos que, desde a primeira hora, me têm acompanhado nesta luta que, hoje, não temos dúvidas, tratar-se de uma luta de todos os guineenses.

Aos que o dom da escrita tem permitido uma colaboração mais objectiva, quer assumindo as suas identidades, quer assinando com pseudónimos, aproveito para agradecer a valorização que a diversidade de suas opiniões trouxe ao CONTRIBUTO.

Aos que não escrevendo artigos de opinião mas se posicionam como motivadores do trabalho de quem escreve, quer elogiando, quer criticando, fica o agradecimento pelas suas participações na divulgação e debate, nas suas comunidades, dos assuntos colocados no CONTRIBUTO.

Um agradecimento generalizado a todos os guineenses e amigos da Guiné-Bissau que têm divulgado este trabalho pelo mundo fora.

CONTRIBUTO entrou numa nova fase, desenvolverá a sua missão numa abrangência nacional tendo a cidadania como referência de fundo da sua existência.

Vamos pois, unir esforços no sentido de criarmos mais e melhores meios de sensibilização, formação e educação do nosso povo.

Vamos continuar a trabalhar!

Fernando Casimiro (Didinho)

26.10.2006

www.didinho.org