PARABÉNS À LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS!

Logotio da Liga Guineense dos Direitos Humanos

Liga Guineense dos Direitos Humanos

Fundada em 12 de Agosto de 1991

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

11.08.2007

Foi no início deste ano que ouvi, por casualidade, o Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Dr. Luís Vaz Martins, falar abertamente da Instituição que dirige, através dum programa da RDP África.

Tocou-me no fundo a constatação do quão difícil era a missão da Liga Guineense dos Direitos Humanos, uma Instituição importantíssima na estrutura da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, que tinha escassez de todo o tipo de material, por exemplo de escritório, para a sustentação e funcionamento dos seus serviços.

Ouvi o Presidente da Liga dizer que o único computador que estava ao serviço da Instituição era o seu próprio computador pessoal...

De tudo o que ouvi e, atendendo à importância da Instituição no contexto social do país, decidi disponibilizar-me para apoiar, não de forma monetária ou material, porquanto não ter suporte para tal, mas, oferecendo os meus préstimos para a criação de um website, que seria uma forma de divulgar a Liga e, por conseguinte, dar a conhecer o seu trabalho em relação aos Direitos Humanos na Guiné-Bissau.

Manifestei essa intenção e tratei de entrar em contacto com a Liga através do seu Presidente.

A iniciativa foi bem aceite, pois era uma nova etapa que se estava a criar na vida da Instituição, ainda que me parecesse não ter havido, de início, uma percepção do real alcance que o site, como instrumento de comunicação e, consequentemente, de informação, sensibilização e formação, poderia vir a ter, principalmente, a nível dos guineenses.

Era preciso avançar e para isso, era necessário arranjar um servidor que alojasse o site, bem como, criar e registar um domínio próprio para o endereço a disponibilizar.

Os custos monetários para estas operações foram por mim suportados. São custos acessíveis, que se situam nos 82.00 Euros/ano, sendo o alojamento no valor de 72.00 Euros, ou seja 6.00 Euros/mês e o registo de domínio com o custo anual de 10.00 Euros.

Entretanto, devo dizer que não são os valores do alojamento e do registo de domínio que demonstram efectivamente o quanto custa, em termos monetários criar um website.

Fazer um site custa muito dinheiro e quanto mais conteúdo tiver o site, mais custos tem com a sua manutenção/actualização.

Disponibilizei-me a apoiar desta forma porque eu é que iria construir e fazer a manutenção regular do site, o que em termos de custos monetários, seria... zero!

É claro que são muitos dias e horas de trabalho para a construção, sendo que para a manutenção também se exige disponibilidade de tempo.

Devo dizer que é o compromisso para com o país que me incentiva a ser tão participativo na forma de interligar os guineenses através do espaço global que é a Internet.

Muita gente pensa que esta é a minha profissão, ou área de formação, mas não é!

O meu dia-a-dia começa bem cedo, entre as 5 e as 5 e meia da manhã, sendo que durante todo o dia trabalho na área de construção de máquinas industriais.

Só à noite, depois de regressar a casa, é que me dedico às minhas escritas e aos trabalhos quer do site CONTRIBUTO, quer do site da Liga. Durmo em média 4 horas por noite, sendo que, muitas vezes nem chego a dormir, saindo de novo para o trabalho do "ganha-pão"!

É duro, mas é um compromisso, o meu compromisso para com o país!

Foi em Março deste ano que lancei a título experimental o site da Liga, com o endereço www.lgdh.org

Estava criada uma parceria, não de forma institucional, como se sabe, pois não represento nenhuma entidade registada como tal, mas uma parceria no contexto participativo das necessidades de interacção que o factor cidadania nos impõe a todos.

A Liga comprometeu-se a fornecer os materiais para publicação, e lá fomos estruturando o espaço.

Outras instituições da sociedade civil da Guiné-Bissau manifestaram interesse em estar representadas no site, o que foi prontamente aceite; casos do Movimento Nacional da Sociedade Civil, com algum material já disponibilizado e também da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes, que, no entanto, ainda não disponibilizou o material para a construção da sua página.

Hoje, o espaço está mais rico e já é visto um pouco por todo o mundo.

Hoje, já se vê o alcance e consequentemente, o valor da iniciativa de se criar um site para a Liga.

Hoje, podemos todos acompanhar a situação dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau, através de uma iniciativa de boa vontade, de empenho e, acima de tudo, de cidadania, que envolveu esta parceria.

No momento em que a Liga Guineense dos Direitos Humanos se prepara para comemorar o seu 16º aniversário (12 de Agosto), fazendo da data o marco do lançamento oficial do seu site, quero elogiar a referida Instituição, pela importância do seu contributo na defesa dos Direitos Humanos e Humanitários na Guiné-Bissau bem como pela sua participação incansável e responsável na busca de soluções para a pacificação do país, numa perspectiva de reconciliação nacional digna das aspirações dos guineenses e dos interesses da Guiné-Bissau.

Aproveito a oportunidade para prestar a minha homenagem aos membros fundadores da Liga que tiveram a brilhante iniciativa de criar esta Instituição.

Quero igualmente felicitar e encorajar toda a equipa que dá corpo e cara à Liga, apesar das inúmeras dificuldades, condicionalismos e riscos do dia-a-dia.

Uma mensagem especial ao seu Presidente: Olhe para trás, veja o que foi feito e o que falta fazer do que ficou por fazer e verá que haverá sempre algo para fazer. Isto, para lhe dizer que a Liga é, indiscutivelmente, um dos principais agentes de desenvolvimento do país, ou não dependesse o desenvolvimento global, em primeiro lugar, do potencial humano e das estruturas que o sustentam!

Parabéns Liga Guineense dos Direitos Humanos!

Vamos continuar a trabalhar!

www.didinho.org