UM INTELECTUAL VISIONÁRIO

 


 

Henri Labery

03.07.2014

Meu Querido Didinho,

Se hoje existe alguém que merece parabéns e imenso respeito pelo trabalho que vem desenvolvendo com coragem, abnegação e sensatez em prol do bem da nossa Guiné há já uma década, é Fernando Casimiro Didinho !
 
Partilho e faço parte dos que, começando a ler-te - por mim há salvo erro quase cinco anos senão mais - se jubilava incrédulo que a nossa Guiné dispunha então de um intelectual com visão que ultrapassa os cantinhos das nossas fronteiras sobretudo habituados que estávamos no constatar duma certa mediocridade de visão e de pensamento chegados finalmente do maquis e que se oferecia o 'luxo' e o direito de vida e de morte sobre qualquer cidadão que ousasse sair da cegueira predominante e reinante, condenando-a ! 
 
Me admirava - e admiro - sobretudo a coragem e justeza da crítica construtiva que saía e sai da ponta da sua pluma!

A maneira frontal com que levanta todos os desafios e falhas - sem sair daquela linha de cortesia que lhe caracteriza - vindos do interior como do exterior, desde que toque a Soberania e a Dignidade do Povo.

Tudo quanto com Amilcar Cabral fazia parte da nossa cultura política, mas que finalmente pelo que se viu, era muito cedo para aquele tempo!!

 
Este nosso intelectual visionário de hoje, é, sem duvida,  Fernando Casimiro Didinho. 
 
Me regozijo de me comparar à figura pública guineense que fez questão de se encontrar contigo para constatar de visu da tua existência! 
 
Bem haja Didinho.
 

Henri LABERY Fondateur en 1954 avec Rafael Paula Gomes BARBOSA et Amilcar CABRAL, du Premier Mouvement de Libération de la Guinée « Portugaise ». Le MING,  ancêtre du Paigc et du Fling.

Premier Leader Nationaliste de la Guinée « Portugaise »  reconnu par les Nations Unies (1961) puis par l’OUA en 1964.

Fondateur du MLGC/FLING. (Revisitez l’Histoire)

 

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL