UM CASO DE AIDS (SIDA)

 

 

Prof. Joaquim Tavares

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

joaquim.tavares15@gmail.com

15.11.2008

 

Um caso de AIDS (SIDA)

 

Vou resumir o relatório clínico, mas em anexo, temos o relatório completo, em inglês, obtido pelo especialista de emergência.

Um jovem de 26 anos de idade, auxiliar médico, foi recentemente diagnosticado com HIV (10 dias atrás), depois de ser admitido com pneumonia e pneumotórax.

Devido à dispneia grave, tive que o entubar na sala de urgências e foi transferido para a unidade de cuidados intensivos. Inicialmente, foi difícil oxigenar o paciente, mas depois de tratamento com esteróides, trimetroprim e antibióticos de largo espectro, ele melhorou bastante, e provavelmente, vai ser extubado amanhã (7 dias após a admissão).

Como nos dias de hoje a tendência é de estandardizar os exames médicos (entrada ou saída de especialidade), a maioria das perguntas nestes exames são baseadas em casos clínicos reais, como este.

 

Alguns pontos didácticos:

 

1-     Rever, estudar as imagens radiológicas (são o pão e a manteiga da maioria das perguntas nos exames); Analisem as radiografias (pode-se ver a melhoria no aspecto radiológico da pneumonia-Pneumocystis) e TAC.

2-     Uma pergunta que saiu nos meus 3 últimos 3 exames de recertificação (Medicina Interna, Cuidados Intensivos e Pneumologia -temos um, cada dez anos, para nos manterem “nas pontas dos dedos”), era sobre o tratamento de indivíduos com SIDA; Até há 20 anos atrás, indivíduos com SIDA, quando tinham problemas respiratórios graves, eram como que abandonados à sua sorte; mas hoje em dia, temos que ser muito agressivos no tratamento, porque a esperança de vida de indivíduos com SIDA subiu tremendamente;

3-     Ética médica: não é demais realçar a importância da privacidade do doente: este paciente pediu para não dizer à mãe e a irmã que ele é positivo (HIV); por vezes é difícil, porque doutras formas, como explicar a uma mãe ansiosa, que um jovem de 26 anos tem uma pneumonia grave, de que pode morrer, sem implicar que o sistema imune está fraco?

No entanto, temos que seguir à risca as instruções do paciente.

4-     Rever o tratamento do Pneumocystis (Quando se deve usar esteróides? Quais as alternativas de tratamento quando há intolerância ao trimetroprim, ou o tratamento falha com o trimetroprim?)

5-     Rever novos medicamentos para o HIV positivo.

6-     Diferença entre seropositividade (HIV positivo) e SIDA (AIDS).

 

Obrigado pela atenção!





 

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!

A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org