SONHO TODOS OS DIAS!

 

 

Filipe Sanhá *

 

filipesanha@hotmail.com

01.06.2013

Filipe SanháO que é  o sonho?

Será que todos sonhamos e em todas as noites?

E os que sonham de dia? Acordados ou a dormir?

Sentados ou de pé?

Não me parece fácil responder a nenhuma dessas perguntas.

Em 1963, Martin Luther King Jr, afirmava que tinha um sonho. Sonho esse que se tornou realidade, volvidos mais de 40 anos.

Eu sonho todos os dias, a dormir, acordado, sentado, deitado e a trabalhar. Não tenho descanso, sonho sempre e em cada momento! E qual é o meu sonho?

É um “mistério” que queria partilhar com os amigos, adultos e crianças.

Comemora-se hoje, 1 de Junho, em grande número de Países, o DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA. Esquecemo-nos, amiudadas vezes de que também fomos crianças. É um sonho muito especial! Não por não vermos, sentirmos, mas porque, em criança, não há um passado que possa reflectir-se nos nossos sonhos. O seu sonho é hoje e amanhã. Mas eu que já tenho netos, sonho, recuando no tempo, descodificando o presente, projectando o futuro.

Hoje, penso e projecto o futuro das crianças, no meu imaginário. Apesar de as minhas preocupações apontarem para as da Guiné-Bissau, centro-me e concentro-me no que se passa à minha volta. Nesta “ALDEIA GLOBAL”, a que se convencionou apelidar de PLANETA TERRA, deixa-me revoltado e irritado, todos os dias, quando leio e vejo TV. Penso, preocupadamente, nas crianças órfãs de guerra, no Afeganistão, Líbia, Síria, Palestina, Mali, Bósnia, Kosovo, Colômbia, Guiné-Bissau, etc, etc. Mas também penso nas de países que, não estando em guerra, elas passam fome, insegurança, maus tratos provocados pelos adultos, em resultado de ganância, ambição e prepotência!

Em todo o Mundo há crianças que sofrem! O que podemos fazer para travar essas brutalidades e ajudar essas crianças?

É uma tarefa difícil e complicada, porque parece estar nas mãos dos senhores da guerra e do Mundo, mas nada é impossível, se cada um de nós fizer a sua parte. Terá que haver empenhamento persistente em compilar terapias e soluções específicas, para cada caso, país e região. No tocante ao meu País, se alguém me perguntasse se tenho soluções concretas para elas, não saberei responder de ânimo leve.

Parece-me ser uma tarefa que não é só dos políticos, mas de toda a sociedade e da comunidade internacional. Uma certeza tenho: sonho todos os dias e de diferentes formas e posições. Na Guiné-Bissau, do meu cordão umbilical e que conheço bem, preocupam-me além das práticas nefastas, como a excisão das meninas, que, hoje, felizmente está debelada por uma legislação punitiva, ainda persistem outras situações resistentes, igualmente preocupantes. Mas o problema ultrapassa estes e outros obstáculos que se nos colocam todos os dias, atingindo, infelizmente, outros patamares gradativos, aparentemente irresolúveis.

A profissionalização bem remunerada dos professores e educadores, apoio às famílias carenciadas, emprego dos jovens e adultos e, a obrigatoriedade de todas as crianças terem acesso ao ensino e educação gratuitos, de forma séria, consistente e de qualidade, são uma prioridade.

Sonho todos os dias, que o amanhã seja de paz, democracia, bem estar psicológico e material de todas as famílias.

Sonho todos os dias em poder ver o nosso ecossistema devidamente protegido.

Mas também sonho todos os dias, que as nossas crianças e jovens tenham orgulho no País que temos, dos seus avós, pais, familiares, de todos os seus concidadãos e da pessoa humana em geral.

Sonho todos os dias, que as crianças e Jovens Guineenses tenham orgulho em permanecer na GUINÉ-BISSAU, investindo os seus sábios e eficientes conhecimentos no desenvolvimento do País.

Sonho todos os dias que a Guiné-Bissau seja falada internacionalmente pela positiva.

Sonho todos os dias que hajam creches, infantários, escolas de todos graus científicos, eficientes e de qualidade.

Uma política activa e proactiva para a Juventude Guineense (GB), obrigam-me a sonhar todos os dias. Como, até ver, o sonho não é taxado, e por isso não paga impostos, sonho todos dias  em poder ver constituído, um dia, estruturas centrais de Emprego e Formação Profissional para todos os Jovens.

Sonho todos os dias, em ver um país tão rico como a GB, com todas as suas ruas asfaltadas, em todas as cidades, vilas, aldeias e tabancas, com electricidade, água potável e outras infraestruturas, para que os nossos jovens tão ávidos pela aquisição de conhecimentos científicos, possam estudar até aos seus limites.

Sonho todos os dias em poder ver  estradas condignas em todas as regiões do País.

Sonho todos os dias em ver hospitais bem equipados e com grandes especialistas em todas as regiões.

Sonho todos os dias por uma GUINÉ-BISSAU (GB) desenvolvida, industrializada, em que qualquer pessoa possa estender uma esteira à sombra de uma árvore frondosa, sem temor. Por isso recuso-me a morrer até que estes sonhos de todos os dias que me flagelam se tornem realidade. DEUS existe, por isso irá dar-me esse prazer, porque sou um sonhador. A todas as crianças do MUNDO, e em particular as da GB, incentivo, piamente, que sonhem comigo, nesta data comemorativa, que lhes é, meritoriamente, dedicada.

Filipe Sanhá

OBS: Este artigo foi escrito com base no anterior acordo ortográfico

* Psicólogo, Mestre e Doutorando pela Universidade de Coimbra (Portugal)

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL