SOBRE O NOVO ELENCO GOVERNAMENTAL NA GUINÉ-BISSAU

 

Henri Labery

07.07.2014

É Natural que se conceda aos homens (e mulheres) que compõem o Governo da Guiné-Bissau o benefício de favorável preconceito.

Todavia:

Saberão traduzir em factos, as aspirações, o sonho, a esperança para um amanhã melhor do nosso quase descrente Povo?

Mesmo se detentores de pergaminhos académicos - que só não chega -, irão, numa sinfonia se possível harmoniosa, se compenetrar, mesmo se devagar  sem precipitações,  dos males que têm gangrenado o comportar dos Governantes que se sucederam durante 40 anos?? E que deixaram o País na situação em que está??

O Partido dominante e seu congénere em segundo lugar que foram ontem as forças destruidoras de duas senão três gerações, saberão fugir do demónio que os têm assaltado?

Será que basta dizer "estamos frente a gente nova, nada a ver com o 'passado' " para que tudo se dissipe?

E a máquina dos seus Partidos  enferrujados, emperrados, anacrónicos, lhes deixarão entrar na senda do progresso, na era do modernismo e de  trabalho inteligente??

E o factor maior de quantos desequilíbrios, as Forças Armadas? Alma danada da nossa vida! Principal foco de crimes e de anarquia acentuado com a ausência dum Governo Civil Forte estável?

Problema não somente da Senhora Ministra responsável pela defesa da nossa Soberania mas também, e sobretudo, do Senhor Presidente da República garante da Constituição, como do Primeiro Ministro.

Submeter-se-ão (os militares) estoicamente às "dores" de inevitáveis reformas que devem ser operadas no seu seio? Tout un programme !!!

Os dramas e as tragédias da luta e de  40 anos de Independência, nos ensinam que o Povo não pode de mão beijada, confiar agora o seu destino aos mais legítimos por ele designados, sem contudo estar na postura dum leão se adormecendo só dum olho!  

Será que finalmente com o sacrifício supremo de Amilcar CABRAL, 40 anos depois, começará a ver-se despontar um raio de luz?

Que Deus abençoe o nosso País e inspire o caminho do bem aos seus novos Governantes.

H. LABERY

 
 

Henri LABERY Fondateur en 1954 avec Rafael Paula Gomes BARBOSA et Amilcar CABRAL, du Premier Mouvement de Libération de la Guinée « Portugaise ». Le MING,  ancêtre du Paigc et du Fling.

Premier Leader Nationaliste de la Guinée « Portugaise »  reconnu par les Nations Unies (1961) puis par l’OUA en 1964.

Fondateur du MLGC/FLING. (Revisitez l’Histoire)

 

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL