Sinais do tempo

 

Por: Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

01.02.2009

Há pessoas que desde que se levantam de manhã, escolhem um alvo (alguém) de que não gostam; ainda mais, se esse alguém expressa as suas ideias, tem princípios morais e, aconteça o que tiver que acontecer, não abdica desses princípios…

O meu conselho ao Didinho e a outros membros do contributo que, em nome de princípios morais, de solidariedade com outros seres humanos e por amor à Guiné, expressam as suas posições abertamente, sem medo: como sempre disse a amigos meus, eu não tenho medo de balas ou outras formas de “armas brancas” (nos países europeus ou na América), tarde ou cedo, a justiça é feita; do que tenho medo é dos “amigos” próximos (falam dos poderes dos “ mouros, dos jambacusses, dos cortés; penso que estes atingem (matam/invalidam) pessoas, não devido aos poderes sobrenaturais, mas por conhecimento e utilização de tóxicos como curare, estricnina etc., que passam de geração em geração e que são “receitados” aos tais “amigos” para porem nas bebidas, comida etc. … nisso, devem tomar cuidado; há certos estilos de vida que são um perfeito cenário para estes crimes…

Com todas as comoções, bem fundamentadas, criadas pelas ameaças ao Didinho, alguns artigos importantes ficaram na “página de trás”: o artigo do Cote, o artigo do Samuel etc.

Um outro ponto que queria abordar: quando estamos ansiosos, enraivecidos, chocados, como digo aos meus doentes: ”respire profundamente, conte de 1 a 10, abrindo e fechando as mãos, depois de 10 a 1; após 3 ciclos, diga/escreva o que tem a dizer/escrever: doutra forma, podem sair muitas asneiras. Li coisas que vão contra o espírito do contributo: ataques pessoais (chamando nomes!) à esposa do Nino e ao próprio Nino: O contributo é muito mais do que isso: All take a deep breath and go back to the drawing board.

Vamos arregaçar as mangas e voltar a contribuir positivamente para a nossa terra (o mínimo que podemos fazer, já que não estamos lá na penitência do dia-a-dia.

Quanto ao artigo do nosso talentoso Samuel:

Hi Sam! I know you’re on a roll, but slow down, buddy; otherwise, you’ll get a speeding ticket!!!

Quando se é jovem (young and restless), pensamos que o tempo passa como se vivêssemos em Júpiter (sloooow, slooooow, slooooooow) e queremos resolver todos os problemas “anteontem”, mas à medida que amadurecemos, vemos a vida de uma perspectiva diferente.

O teu artigo é extremamente interessante, e penso fazer algumas críticas que penso serem pertinentes (o Muma e o Flaviano já abordaram alguns pontos).

 

1-     A minha opinião pessoal sobre o Obama: penso que ele é um indivíduo extremamente inteligente, talentoso, ambicioso no bom sentido, um líder natural, um bom pai e um bom esposo; não é qualquer um que consegue frequentar uma escola da “Liga do Marfim” (Ivy League) e ele passou por duas delas: Columbia (New York) e Harvard (Massachussetts); Ele representa o renascer de uma esperança que todos pensaram que morreu quando Dr. King morreu, Bob Kennedy morreu, Jack Kennedy morreu…

Certamente que não esperamos que ele vá resolver todos os problemas sociais da América, todos os conflitos mundiais, a fome no terceiro mundo, o estado de miséria em Chicago south side ou south central LA; com certeza vai representar e defender as ideias americanas durante a sua presidência: se coincidirem com as aspirações de outros povos, bem; se não, ”tough luck”: é já altura de os dirigentes africanos lutarem por África e não ficarem à espera do D. Sebastião, porque Alcácer Quibir já foi há muito tempo.

2-     Não vamos endeusar Obama, um conselho astuto; mas não o vamos vilanizar antes da apitadela do árbitro para iniciar a partida: mencionaste Jeremiah Wright, Judicial watch (Mr. Renko), Ron Paul, John McCain e não mencionaste Bill Ayers, mas vou falar dele, porque faz parte das “más companhias” de Obama.

 Durante as primárias, quando Obama ainda batalhava a Hillary, o famigerado sermão do reverendo Jeremiah Wright foi difundido milhares de vezes pela campanha de Hillary Clinton e pela imprensa conservadora nos states: ”God Damn America, that’s in the Bible, for killing innocent people; We bombed Hiroshima, We bombed Nagasaki, and we nuked far more than the thousands in NYC and the Pentagon”!!!   Obama era membro da Igreja na altura: será ele culpado das retóricas do reverendo? Como exemplo, no contributo, ocasionalmente há indivíduos que escrevem palavras ofensivas: temos que pagar por eles?

Culpado por associação? Felizmente, a maioria do povo Americano compreendeu isso, demonstrando-o nas eleições.

Quanto à lista dos 10 políticos mais corruptos: uso sempre como guia, a frase proferida por um dos mais importantes mentores para mim, o Dr. Stephen Karbowitz (já lá vão 12 anos): “a verdade muda”, dependendo do jornal que lês, do livro que lês e com quem falas; essa lista foi publicada em 2007 a meio das campanhas eleitorais; no top 10, estão as figures mais proeminentes do campo liberal (Clinton, Obama, Harry Reid); um elemento do campo conservador que reconheço na lista (Larry Craig, salvo erro), estava desgraçado no seio dos conservadores porque foi apanhado a solicitar sexo a um homem, numa das casas de banho de um aeroporto… Não me surpreendia nada se essa lista tivesse sido difundida e apoiada pelos republicanos, mas esqueceram-se do Dick Chenney (como conselheiro da Halliburt, conseguiu-lhes quase exclusividade dos contratos petrolíferos no Iraque) --- Se houvesse fundamento a alegação, teria sido mais explorada pelos republicanos na última campanha eleitoral (a alegação foi outra vez ”guilty by association”, desta vez a alguém que contribuiu para a campanha eleitoral do senado de Illinois)

Outro caso de “culpado por associação” relaciona-se com Bill Ayers, que na sua juventude fazia parte do movimento weatherman que planeou colocar bombas em pontos vitais nos states e que mais tarde fez parte de um grupo de Chicago cujo fim era ajudar pessoas desfavorecidas; como Obama também fazia parte da mesma direcção, foi acusado pelos republicanos de “pal around with terrorists” - confraternizar com terroristas… alguns até apelidaram o Obama de terrorista…

Quanto a votares no Ron Paul: sei que os jovens sempre fazem claque a favor do “underdog”, do “outsider”, mas as ideias deles do “free market”, less government: não foram essas mesmas ideias que levaram ao colapso da Wall Street?

Quanto à comparação entre o Obama de um lado e Che Guevara, Malcolm X e Amilcar Cabral do outro: Há diferença entre lutar contra governos/ instituições e liderar um governo que quer fazer transformações… a dinâmica é muito diferente: mas este ponto, penso que o Muma e o Flaviano falaram e bem, dele.

Quanto ao McCain, que tive a oportunidade de conhecer há 5 ou 6 anos atrás, quando lutava contra o Bush para as primárias republicanas: é um homem de honra (honorable man), com ideias justas, a quem só aconteceu estar do lado errado da História desta vez.

Força Sam: be well and keep on showing us your talents.

Djoca


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org