SEMELHANÇAS 1998 /2007

 

 

 

 

 

 

Por: Wana Blus

 

 

11.06.2007

 

 

 

A guerra de 98 começou com a pressão da comunidade internacional para que se investigasse o tráfico de armas para Casamance, assim como para que se apurassem responsabilidades sobre o mesmo, como resultado, procuraram-se bodes expiatórios, presumíveis, culpados para que se iniciasse a purga, bibi udju boka iam.
A exoneração do Chefe do Estado-Maior das forças armadas seria o estopim para o surgimento de rivalidades outrora recalcadas. Zangaram-se os camaradas e os segredos vieram à tona, os culpados eram conhecidos e sabemos todos quais foram os resultados.
O exílio forçado de sua excelência o general, boy 4, que orientando as suas maquinações a partir da Tuga, financiou e incentivou um presidente que só dissabores trouxe e que tristes lembranças deixou, mesmo assim a construção do palácio do povo e a residência dos antigos combatentes, foram da sua responsabilidade, assim como a construção da sede do BCEAO foi da responsabilidade do governo legitimo do PAIGC,  sua excelência apenas granjeou os louros, porque obras suas conhecidas que marcaram a sua passagem de 18 anos são escassas , e será que as pessoas lembram-se quais foram ??
 Eis que surge o boy 4, feito D. Sebastião, desejado, só se for pelos acólitos lumpéns da nossa praça, mas que havia fomentado esse desejo, através do desastre Yalá, financiando este para os seus disparates para que as pessoas aclamassem o seu regresso, conseguiu??? Com dólares e milhões de cfas , mas quem compra a paz com dinheiro, um dia o feitiço vira-se contra o feiticeiro, e a sua pessoa vai arder na mão dos seus ditos aliados.
 Triste sina nossa , ao se deparar que os fundos não podem eternamente satisfazer os seus ditos aliados de armas, o boy 4 opta por novas jogadas,  a sua conhecida arte da intriga, agora o duto é o estopim .

Sim meus senhores, o duto é a maldição de hoje, corrompe-se e adia-se o futuro de gerações sem pensar nos malefícios que irá trazer para a sociedade, prostituição, banditismo, etc.

 Notei que tem existido uma grande pressão da comunidade internacional para que se apurem as responsabilidades sobre esta questão e deve ser feito urgentemente, mas porque será que essa avalanche de droga começou a dar à nossa costa, tráfico em enorme escala que envolvem navios, aviões e outros meios, pergunto-me, porque é que só com a chegada de sua excelência este fenómeno despontou desta forma??

Será que tomou-se compromissos que hipotecaram a nossa pátria em prol do lucro desenfreado?? E dizem-se eles patriotas, vergonha, não tarda nada, aliás já começou a procura de bodes expiatórios para a problemática do Duto, falou-se em Bissau que o duto é escoltado pelos guer matchu, será que a nova crise irá despoletar com a exoneração de certas chefias militares acusadas de serem os cabeças do tráfico??

Esta é a minha preocupação como guineense, até onde iremos, é sabido que os milhões em jogo são muitos e mesmo esses ditos pseudo comandantes da droga estão bem apetrechados, a ver vamos qual é o resultado final uma vez que temos hoje em dia exércitos quase que particulares, cada um serve o seu amo, entenda-se quem dá mais taco.

As semelhanças são muitas não só em termos sociais, resta saber a ajuda dada militarmente pelo Senegal e a Guiné-Conakry em 98 parece repetir-se com a dita FEDERAÇÃO GUINÉ/ SENEGAL, em que se baseia o presidente senegalês para tão ousada proposta??

De certeza não foi uma proposta de ânimo leve e como sempre, um dia saberemos o que os dois estão a preparar.  Federação vai ser dar carta branca para o Senegal fazer da Guiné o seu quintal??

Senhor general ponha as mãos na consciência e não nos empurre para uma situação que nem o senhor poderá aguentar, ou será que os seus planos já estão bem delineados??

Mesmo que assim seja, mostre amor pela sua pátria, se é que não se deixou cegar pela vingança e não vê os meios para atingir os seus objectivos. A quem serve o senhor? Apenas ao desejo de vingança ?

 

Kada kusa ku si cumsada , ma i ta tem si fim

 

REFLITAMOS A BEM DA GUINÉ , UDJUS ABERTOS NHA DJINTIS

 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org