Ricardo Pellegrin El Kady

 

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

21.02.2008

Ontem, 20 de Fevereiro, depois do regresso a casa e após mais um dia de trabalho, fiquei a conhecer (através da maravilha que é a Internet), mais um filho ilustre da Guiné-Bissau.

Confesso que nunca tinha ouvido falar de Ricardo Pellegrin El Kady, nem sabia que uma fantástica voz oriunda da Guiné-Bissau e a residir no Canadá desde 1974, tinha conseguido obter o estatuto de artista de ouro, juntamente com a sua companheira Sami, natural do Haiti,  eles que venceram em 2000, o prémio de ouro "SONG EXPO Benelux International" realizado na Holanda, entre 1000 participantes de 57 países.

Quando abri a caixa de correio, entre muitas mensagens, estava lá a mensagem do El Kady, que faço questão de partilhar, pois mesmo escrevendo pouco, deixou relatos interessantes (do passado), que ajudarão a muitos que o conheceram e à sua família, nas recordações da vivência de Bolama.

Pude apreciar algumas músicas do dueto El kadySami, através do site da  Rádio INDY http://www.radioindy.com/bands/3519/  e também no http://cdbaby.com/cd/elkadysami. Confesso que gostei imenso. Caso tenham disponibilidade, não percam a oportunidade, o convite está feito.

Podem, igualmente, ficar a saber mais sobre El Kady através do site http://www.elkadysami.com/

O que me move nesta "apresentação" do Ricardo Pellegrin El Kady, é o facto de que: por mais longe que estivermos, levarmos os anos que levarmos de ausência, a Guiné, nossa Mãe, está sempre presente em nós! Podemos não regressar... mas pensamos e sonhamos sempre regressar, aliás, a Guiné clama pelo regresso de cada um dos seus filhos. Eu conto regressar e Deus há de me ajudar na concretização desta minha pretensão. Que assim seja para todos os  irmãos guineenses que um dia quiserem regressar à Pátria!

Segue a mensagem do El Kady.

De: orfeus@rogers.com

Enviada: quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008 20:25
Para: didinho@sapo.pt
Assunto: de El Kady- para agradecer o brio e a coragem!

 

Didinho meu caro compatriota,

 

Foi mesmo por acaso que eu caí no seu site.  E fiquei admiravelmente espantado.  Com a sua honestidade e brio criativo assim como do seu engajamento como patriota.  Até me perguntei -- será que existe ainda?

 

Eu deixei a nossa terra com minha família aos 13 anos de idade, expulsos de Bolama, pelo governador da altura -- Peixoto  Correia porque como meu pai era proprietário da única farmácia existente nesse lugar, os tugas descobriram que ele fornecia medicamentos na calada da noite aos companheiros do PAIGC para levarem para a ilha em  frente -- S. João,  bombardeada diante meus olhos de criança dia e noite; noite e dia! Parabéns pelo seu lindo, criativo e extraordinário trabalho.  Para ter mais informações sobre mim,  visite www.El KadySami.com ou então, radioindy.com/elkadysami

 

Parabéns ainda e aquele abraço fraterno.

 

El Kady -- 0rfeus@rogers.com

 

 

 


 

COMMUNIQUÉ ***** COMMUNIQUÉ ***** COMMUNIQUÉ

 

 

Montréal, septembre 2007

 

Orfeus records, label canadien de World music, a le grand plaisir d'informer toute la communauté africaine et internationale de la nomination du duo d'auteurs-compositeurs-musiciens et chanteurs

El KadySami au titre et statut de "Gold Artist ".  

 

Ce grand prix international il est octroyé par le plus grand poste radio par satellite aux USA -

RadioIndy.com 

Ricardo Pellegrin El Kady, né en Guinée-Bissau, est descendant de l'illustre famille des Pellegrins de St Louis du Sénégal et de famille originaire du Cap-Vert et du Portugal. 

Sa partenaire, l'auteure, pianiste et chanteuse Sami, est originaire d'Haiti. 

Pour plus d'informations sur ce duo d'élite,

visitez les sites:    www.elkadysami.com   et     www.cdbaby.com/elkadysami

 

  Concernant le prix, vous pouvez visiter:  www.radioindy.com/elkadysami


Contents de partager cette grande nouvelle avec vous, veuillez recevoir nos cordiales salutations.

Sandra Miot
V.P. Orfeus Records
orfeus@rogers.com

 

A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org