RESPOSTA A CARMELITA PIRES

 

 

M’bana N’tchigna *

mbatchi@yahoo.com.br

27.10.2012

M´bana N´tchignaCaro Fernando Didinho lendo a ultima noticia que contributo revelou através da sua pessoa sobre Carmelita Pires. “Este texto foi-me enviado por "Titina Silá" pseudónimo a que me responsabilizo em atribuir a Carmelita Pires, ex-ministra da Justiça da Guiné-Bissau e Conselheira do Presidente da Comissão da CEDEAO para o combate ao narcotráfico e o crime organizado (em final de contrato).” Entendo que a mesma merece resposta. O que eu tento fazer abaixo:

Da minha parte quero a publicação dessa resposta a Carmelita, a não ser que site CONTRIBUTO entenda que a linguagem ou alguma outra razão fez com que o texto tornasse imprópria a publicação. Aí respeitarei.

CARMELITA PIRES, Fico de boca aberta compreendendo que realmente nós guineenses estamos divididos. E nessa divisão existem especialistas entre nós que inventam mentira e atribuem aos outros sentimento que não corresponde a esses. Pois pelo que eu acompanhei e ainda acompanho todos os artigos contributo através de Casimiro, até hoje, não existe quem fosse ímpar nas criticas tecidas aos políticos guineenses como Fernando. Eu me lembro de que Coumba Yalá foi talvez um dos que Didinho mais denunciou durante todo governo dele quando presidente. Eu nunca sabia que Didinho tinha origem que tivesse parte Balanta. Pois não vejo isso na vida dele. Será que Didinho é tendencioso? Então ele é especialista em esconder a sua posição em relação a isso. Hó Carmelita Pires, os tendenciosos já se revelaram mesmo tentando esconder. Justamente como é o seu caso. Carmelita Pires, realmente se vendeste querendo entregar Guiné Bissau que é de todos nós,  ao governo português e de Angola sunto com seu Cadogo. Porque, é o que todos nós estamos assistir neste momento, (tentativa de tomar a nossa Guiné e subjugá-lo). Se Cadogo estivesse fazendo política honesta eu M’bana N’tchigna estaria ao lado dele. Não importa se é português misturado sei lá quem. Porque tribalismo, não vai levar ninguém para nenhum lugar. Agora do jeito que Carlos Gomes Jr. está sob acusação quase clara do que ele fez, não dá para ficar defendendo-o! E ainda querer que ele seja presidente dos guineenses. No lugar dele eu preferiria Kuomba Yalá que apesar dos erros dele, sempre mostrou espírito patriótico. Eu preferiria sinceramente Kuomba Yalá, Serifo e mais outro líder de que Cadogo. Porque com Cuombá, por exemplo, seremos roubados menos pelos estrangeiros do que Cadogo. Carmelita Pires deves ser realmente portuguesa, ou angolana, por isso, não vê o que todos nós estamos vendo. É absurda e infundável a afirmação sua em relação ao Didinho. A única coisa que vejo, é que, não está tendo mais jeito! Estamos caminhando para um ponto de colição. Já perdemos e continuamos a perder entes queridos e ainda brincamos uma brincadeira de mau gosto em apoiar o político “A ou B”. Mas se continuamos a fingir e a negar viver harmoniosamente como Carmelita, to se revelas, haverá sim, uma tragédia de maior porção que nunca houve na Guiné Bissau! Não falo isso como profeta amaldiçoador. Mas com tristeza. Pois está tornando fato real mais de que nunca. O que não dá para continuar a sustentar é o fingimento de que somos irmãos e vivemos em unidade. Agora está ficando mais de que nunca revelado que: Balanta, Papeis, Fulas... cada um, vive com ódio. E o Balanta pode esperar aí “extermínio”, pois está isolado e o devorador não vê a ora de fazê-lo sem dó.

Carmelita, se um dia Casimiro tornar tendencioso eu lhe pedirei desculpa Carmelita e me juntarei a te para combatê-lo. Mas por enquanto eu não vejo assim. Não venha enganar a ninguém. Não venha com essa de tentar desviar foco de atenção a realidade atual da Guiné Bissau. Não dá para tampar sol com peneira. Pelo menos a nós outros que sabemos ler o B, A, B. e acompanhamos o que acontece na nossa terra.

Quanto ao Dinho eu tranquilizo. Continue tranquilo e firme. Mesmo que eu não te tranquilizasse, sei que já juraste como Amilcar L. Cabral havia jurado que Ninguém o mobilizou e que ele mesmo jurou a dar tudo que tinha como filho da Guiné e como homem para dar a sua contribuição. Não sei se espiraste nele, mas uma coisa é certa a certeza do que estás a fazer isso você tem.

De um conterrâneo para conterrâneo. Seu admirador

Licenciado em Filosofia e em Teologia.

M’bana N’tchigna

 

* Licenciado em Filosofia e em Teologia

 

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL