Respeito pelo povo

 

 

Por: Edson Incopté *

 

23.02.2008

 

 O Senhor Nino Viera disse ontem, no seu regresso ao país, depois da ausência por motivos de saúde, que todo o homem está sujeito a estar doente e que as pessoas que especularam sobre a sua ausência não tinham mais nada para fazer. Até deu exemplos de Fidel Castro e do Papa João Paulo II a alguns anos atrás. Sim senhor, nada mais claro e verdadeiro.  Qualquer homem neste mundo está sujeito às controvérsias da vida! O que não é claro nem digno é o Presidente da Republica de um País ter problemas de saúde e ausentar-se do país sem dar explicações prévias ao seu povo. Afinal quem é o mais interessado nessa informação?  O povo que o elegeu sem dúvida!

 

Bem… parece que o Senhor Nino Viera começa a sentir que afinal, o povo Guineense não gosta assim tanto dele. Porque nestas situações quando um representante de uma nação sabe que o povo está com ele, quer é partilhar com esse mesmo povo o que sente. Até porque o povo tem o direito de saber e, não há nada que fortalece mais, do que o apoio de um povo que nos ama. Mas ninguém pode gostar de quem o maltrata e desrespeita, pois isso, mais do que pelo simples facto do Nino Vieira ter medo do seu povo, demonstra desrespeito para com esse mesmo povo. Penso que o Senhor Nino já começa a distinguir gratidão de gosto, pois assim como ele, o povo Guineense é grato a todos aqueles que lutaram pele independência da nossa querida Terra. Mas essa fase já passou, a fase dos combatentes da liberdade da pátria terem direito de mandar, já não faz parte dos nossos dias. Agora estamos na fase em que reina a competência e o trabalho. A nossa terra tem filhos mais do que competentes em todos os ramos necessários à construção de uma Terra que caminhe a passos largos para o desenvolvimento. Mas, infelizmente, por falta de condições e de liberdade, são obrigados a sair do país espalhando-se por esse mundo fora.

 

Concluo esta reflexão com as belas e verdadeiras frases desse grande Senhor FERNANDO CASIMIRO (DIDINHO) que diz o seguinte:

 

Um Presidente deve estar do lado do seu povo

Um Presidente deve ouvir o seu povo

Um Presidente deve falar com o seu povo

Um Presidente não deve desconfiar do seu povo nem deve recear esse mesmo povo

Um Presidente deve prestar contas ao seu povo

Dizem-me que a Guiné-Bissau tem um Presidente

Sinceramente...

Pensemos nestas frases para ver se o Senhor Nino Vieira se enquadra numa delas.

 

* 20 anos de idade, estudante do Curso Profissional de Informática de Gestão

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org