Reflectir para votar em consciência (2)

 

Bandeira e mapa da Guiné-Bissau

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

23.07.2005

Caros irmãos,

Coloco aqui de novo, o texto dedicado ao dia de Reflexão publicado a 18.06.2005..

O tema é o mesmo, o objectivo é o mesmo, a situação presente difere no entanto, porque assenta numa votação a 2 contrariamente à situação que tínhamos a 19 de Junho e em que se apresentavam 13 candidatos.

O momento presente difere ainda, porquanto, e verdade seja dita, um dos candidatos, Nino Vieira, ter conseguido enganar e dividir uma vez mais o povo guineense.

Muitos irmãos guineenses votaram em Nino Vieira e por isso ele alcançou os votos que lhe deram a passagem para a 2ª volta, que disputará com Malam Bacai Sanhá, já amanhã, 24 de Julho de 2005.

O povo é soberano! Diz-se...e eu respeito.

 Gostaria de abordar um ponto importantíssimo na reflexão de hoje, para que, saibamos que há alternativas na forma de exercitar a mente. Pensar o país implica muita dedicação, muito sacrifício, muita concentração. Requer balanços do passado e do presente, visando respostas, soluções para o futuro.

Pensar o país implica que adoptemos fórmulas reconhecidas da teoria do conhecimento ao invés de nos entregarmos perdidamente à ignorância e à manipulação.

Pensar o país implica debater questões; dar e receber opiniões. Implica seriedade na apresentação, discussão e avaliação das questões.

Pensar o país implica sermos livres, sentirmo-nos livres. Implica pensarmos pelas nossas cabeças, como defendia Amilcar Cabral.

 Pensar o país implica estar conotado com uma causa definida e assumida. A nossa causa é a Guiné-Bissau!

Irmãos, 

O que quero partilhar com vocês hoje é o seguinte: 

Depois do regresso de Nino Vieira à Guiné-Bissau, após 6 anos de exílio em Portugal e tendo em conta a sua envolvência e participação no processo eleitoral como candidato presidencial, pude concluir que os próprios irmãos guineenses estão inconscientemente a "desculpar", "perdoar" Nino Vieira.

Quando ouço ou leio irmãos dizendo que: " Pessoalmente não tenho nada contra Nino Vieira", fico triste, pois, vejo que o espírito de cidadania não está presente na mente dos guineenses.

Se a Nino Vieira se dá o direito de gozar a sua vida em pleno na Guiné-Bissau, é porque fingimos esquecer dos nossos irmãos que ele matou ou mandou matar. Ou esses não eram nossos irmãos?

Se alguém mata ou manda matar um irmão meu, esse alguém não está a fazer mal a mim também...?!

Se alguém tortura e persegue um irmão meu, esse alguém não está a fazer mal a mim também...?

Se alguém desvia dinheiro do país, de todo o nosso povo, esse alguém não está a prejudicar a mim também...?!

Então como podemos continuar a dizer que "Pessoalmente não tenho nada contra Nino Vieira" ?!

Será que andamos a enganar-nos desde sempre tratando-nos por irmãos quando na verdade assim não é...?!

Para mim somos todos irmãos e é por isso que acho-me no direito de vos avivar as mentes para esta atitude que demonstra medo perante Nino Vieira e desrespeito por todos os irmãos que sofreram e continuam a sofrer os efeitos dos 18 anos da sua presidência.

Uma boa reflexão, votem em consciência!

Fernando Casimiro (Didinho)

www.didinho.org