RECORRENDO A TERCEIROS...

 

NOTA: Poucas horas depois de ter publicado este artigo com as fotos que constam como imagens de apresentação de Andreia Vieira, Lisa Grunditz e João Bernardo Vieira, eis que da foto inicial de apresentação de João Bernardo Vieira, que era esta IMAGEM DE APRESENTAÇÃO DE JOÃO BERNARDO VIEIRA NO FACE BOOK se mudou rapidamente para esta Enfim... Desespero a quanto obrigas...

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

01.02.2009

Faz hoje uma semana que fui ameaçado de morte via telefone pelo Sr. Filinto de Pina, que igualmente me enviou 2 mensagens de correio electrónico, cujos conteúdos partilhei aqui no nosso site.

Após a denúncia do telefonema e das mensagens electrónicas, no dia seguinte denunciei um convite que me tinha sido endereçado para fazer parte dos amigos do General Kabi no hi5, nome que todos sabem, relacionado com João Bernardo "Nino" Vieira.

Fiz questão de explorar esse convite e não fiquei com nenhuma dúvida de que a página é do Nino Vieira: feita ou mandada fazer por ele. Directa ou indirectamente a página tem ligações a Nino Vieira e há vários detalhes que o confirmam.

Entretanto, inoportunamente, consciente ou inconscientemente, houve pessoas que duvidaram das minhas denúncias, criando espaço para argumentações e contra-argumentações que inevitavelmente acabariam por tirar impacto a um excelente trabalho de pesquisa sobre o assassinato de Amilcar Cabral, da autoria de Norberto de Carvalho, "Cote", publicado em primeira-mão no nosso site na madrugada de 25.01.2009.

Foi o conteúdo esclarecedor desse trabalho, que considero para já, a principal pista para a verdade sobre os assassinos directos e indirectos de Amilcar Cabral, bem como a divulgação no nosso site de recortes de jornais, de depoimentos de antigos militantes do PAIGC sobre a memória do assassinato de Amilcar Cabral, que fez desesperar Nino Vieira e os seus lacaios, a ponto de me ameaçarem de morte.

As conscientes ou inconscientes dúvidas lançadas quer sobre o telefonema que recebi, quer sobre o convite, que também recebi, fizeram com que se desviasse a atenção sobre o excelente trabalho do Norberto Tavares de Carvalho, mas por pouco tempo, pois já estou a fazer uma análise sobre o mesmo, que publicarei brevemente. A morte de Amilcar Cabral tem que ser esclarecida!

Uma semana depois, venho partilhar convosco uma outra mensagem de alguém que, provavelmente, não saberia como relacionar ao clã Bernardo Vieira, não tivesse pesquisado e encontrado a sua página no Facebook.

Fiz a inscrição para aceder à página de Lisa Grunditz e lá pude encontrar referências da sua razão em escrever-me a mensagem que poderão ler no final deste texto.

Da lista de amigos de Lisa Grunditz encontrei o nome de Andreia Vieira, uma das filhas de João Bernardo "Nino" Vieira.

Acedi à página da Andreia Vieira e, encontrei na sua lista de amigos, para além de páginas dos seus irmãos e do Filinto de Pina (a pessoa que me ameaçou de morte por telefone), encontrei a página de João Bernardo Vieira! Tudo isto no Facebook, rede social para amizades na Internet, a exemplo do hi5.

Bom, Será isto tudo mentira?

Será que as páginas existem, mas foram feitas de forma abusiva por outras pessoas que não os nomes próprios referenciados?

Será que tentando desesperadamente negar as evidências das raízes que os detalhes de várias ligações aos nomes que referenciei, se pretende passar um atestado de insanidade mental à minha pessoa?

Será difícil tirar conclusões das ligações existentes entre o clã Bernardo Vieira, Filinto de Pina e agora Lisa Grunditz?

O que concluí foi que as divergências apresentadas durante esta semana entre o que eu escrevi e outras pessoas escreveram sobre as denúncias que fiz, foram bem aproveitadas no sentido de se negar a autoria da página do hi5 a Nino Vieira, bem como da ameaça de morte por telefone na pessoa de Filinto de Pina.

Sobre o telefonema, qualquer um sabe que ficam sempre registos...

Sobre a página do General Kabi no hi5, começo por esclarecer que, as fotos nela contidas sobre a luta de libertação nacional são maioritariamente fotos pessoais, sendo que algumas há muito que estão espalhadas na Internet. Mas estão lá fotos que só o Nino tem e não me venham com histórias disto ou daquilo, porque em primeiro lugar, a página do General Kabi no hi 5, e todos os que a ela acederam antes do dia 25 de Janeiro passado sabem, só tinha 9 fotos! Só depois da denúncia que fiz e, para contrariar o trabalho do Cote sobre a morte de Amilcar Cabral, é que apareceram todas as outras fotografias devidamente legendadas de camarada fulano, camarada beltrano e por aí fora...para demonstrar que ele Nino era camarada de muitos cujas fotos tem na sua página, mas que foi ele quem os matou ou mandou matar!

Uma questão importante que convém analisar é a seguinte:

Diz-se que a tal página não é do Nino e que pode ter sido feita por alguém que está a utilizar abusivamente a sua imagem. Pergunto: A página é favorável ou desfavorável ao Nino?

A página é uma afronta ou um alívio para o Nino?

A lista de amigos, bem como os comentários postados, não coincide com muitos amigos do clã Bernardo Vieira na vida real?

Os comentários inseridos são hostis a João Bernardo Vieira?

Claro que não e, pode-se concluir que a página é favorável à pessoa de Nino Vieira!

Mas porque é que João Bernardo Vieira que é Presidente da Guiné-Bissau, sabendo que alguém usa abusivamente a sua imagem no hi5, nada faz para mandar retirar essa página, se a página em questão até é do conhecimento de amigos do clã Bernardo Vieira, como por exemplo Filinto de Pina, que certamente o teriam advertido?

Sim, comigo aconteceu em tempos alguém usar o logótipo do contributo que tenho no hi5 para promover o nosso site e, enviar mensagens ofensivas a várias pessoas.

Fui alertado por uma amiga e de imediato denunciei o caso à organização do hi5, que respondeu e resolveu o caso. Fiz questão de publicar na minha página do hi5 esse assunto!

Então, porque espera Nino Vieira para fazer o mesmo se é que de um abuso de confiança se trata?

E já agora, a página do Facebook relacionada com Nino Vieira também é de outra pessoa que está a utilizar abusivamente o nome de João Bernardo Vieira?

Idem para as páginas dos seus filhos?

Deixemos de hipocrisia, pois estamos a lidar com coisas sérias!

Vamos continuar a trabalhar!

LISA GRUNDITZ

LISA GRUNDITZ

ANDREIA VIEIRA

ANDREIA JOÃO ROMANO VIEIRA

 

IMAGEM DE APRESENTAÇÃO DE JOÃO BERNARDO VIEIRA NO FACE BOOK

JOÃO BERNARDO VIEIRA

 

De: jesper [mailto:lisagrund@hotmail.com]

Enviada: sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009 09:44

Para: didinho@sapo.pt

Assunto: resposta

 

Caro Casimiro (didinho),

 

A página dita do Presidente no hi5 nao so e ilégal tambem é absurda, nao consigo pércebér como podes um momento acréditar nela,o presidente Nino Vieira nao fala o chines e o Russo.

E quando vérificas os amigos do Présidente nao précisas sér marábout    para pércebér que alguem estejá a utilizar abusivaménte  a idéntidade do cidádao Joao Bernardo Vieira ,maior parte das pessoas conhecidas estao a ter o mesmo problema em todas éssas friendship sites.

E queria fazer uma pequena observacao sobre o caso Filinto de Pina,em nenhum momento as ideas do Sr de  Pina o actos sao partilhádas pelo Présidente da Rép da Guinne bissau,(nao acredito que seja o Filinto de Pina que tenha feito essa dita chamada) e posso percebér que éle ténha féito esse mail quando uma pessoa reispéitada é insultada podemos nos séntir oféndidos,o que é legitimo.

E nao consigo compreénder a sua hóstilidade na pessoa do Presidente éleito pélo povo que o senhor paréce täo réspeitar,éle téndo sido éleito nao vejo porque lhe tratar de ditador,falando um poco do passado diga me um outro exémplo de golpes de estados nos anos 70 e 80 em que um golpe de estado nao foi sangrento o que nao foi o caso na guinne-bissau,a vida do éntäo présidente foi salva e respéitada,o que nao éra commun nesses tempos.

O Nino Vieira nem é assassino nem ditador,o senhor pode ter ideias differéntes a os déle o que é  democratico,o que tem que fazer é meter las em prática,proponha em vez de só criticar, 'has mr Obama is saying yes we can please show you can do it aswell' stop using  insulting words as you said that you are a father mr Nino Vieira aswell is a father i dont thing is right for him  and his familly to see all this false statements if you have any evidence's bring it out and the people of Guinnea Bissau will them jugde them.

regards from a world citizen.

 

A minha resposta a Lisa Grunditz

 

De: didinho@sapo.pt [mailto:didinho@sapo.pt]
Enviada: sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009 13:00
Para: 'jesper'
Assunto: RE: resposta

 

Obviamente você não me pode ensinar a história da Guiné-Bissau!

Obviamente você não conhece o Nino Vieira que os guineenses e até alguns amigos da Guiné-Bissau conhecem.

Obviamente que tal como eu e todos os guineenses, a própria família de Nino Vieira sabe quem é a pessoa em questão.

Julga que só o Fernando Casimiro é que escreve contra o Nino?

Julga que Nino Vieira foi eleito democraticamente? E o Robert Mugabe, também o foi, por exemplo?

Trate de conhecer melhor a realidade da Guiné-Bissau e certamente não será pelo que o Nino fez de positivo que ficará a conhecer essa realidade.

Onde pode encontrar informações e opiniões generalizadas sobre a Guiné na Internet, fruto de algum investimento do governo guineense?

Somos nós, quer você queira ou não, quem temos dado a conhecer a Guiné, do bom e do mau, bem como fazer a aproximação dos guineenses espalhados pelo mundo, à Pátria-mãe.

Criticar não faz parte da democracia?

Sabe quantas pessoas regressaram à Guiné e foram mortas a mando do Nino?

Leia, leia, leia e depois analise, tire conclusões questionando a si e aos que sabem, e são honestos.

Já viu quantas pessoas acedem diariamente a este site www.didinho.org ?

Já viu quantas pessoas colaboram livremente nele?

Vê-se bem que não sabe quem é o Nino e nem conhece a história recente da Guiné-Bissau.

Cumprimentos

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org