RECORDANDO OS NOSSOS PROFESSORES

 

 

Samuel Vieira *

vieirasamuel@hotmail.com

12.04.2009

Samuel Vieira

 

PROFESSORES, “FIDJUS DI TERRA” QUE SE DESTACARAM AINDA QUE SOB OLHARES TENEBROSOS DA PIDE/DGS! VAMOS ESCREVER E REUNIR FOTOS E OUTROS DOCUMENTOS IMPORTANTES DELES PARA MANTÊ-LOS VIVOS EM NOSSAS MEMÓRIAS E DAS GERAÇÕES VINDOURAS.

 

 Compatriotas,

 

Alguém se lembra do Professor Barão, do Bairro de Reno? Do Professor Armando Ndônhá, do Bairro de Sintra? Do falecido Professor Tatá? Para os que passaram por escolas privadas e desses professores, certamente estão rebuscando em suas memórias os filmes que revelam quão gênios foram esses professores.

 

Convido a você, meu irmão, a dar sua contribuição, ainda que modesta, na busca de materiais que possam compor um acervo com histórias verdadeiras desses cidadãos guineenses e de outros que escreveram suas histórias de vida, honrando o compromisso de formar muito bem o cidadão guineense. Os alunos desses professores podem se gabar! Nessas escolas a formação de base era consolidada o que permitia a projeção para estudos vindouros com êxito. Uma boa parte do elenco que compõe o nosso Governo atual e que expressa e redigi bem, podem ter certeza que veio dessas escolas. Aí era escola que não envergonhava nenhum aluno que conseguia chegar à quarta classe e que condignamente estava apto a prestar exame de admissão. Interpretação gramatical, conjugação de verbos em todos os tempos, análises gramaticais, redacção, etc. etc., era de domínio dos alunos dessas escolas. Matemática, só para lembrar alguns livros e autores: Albano Chaves, 1111, 16 Pontos, etc. etc. Alguém ainda se lembra desses livros? Aí a cuca fervia! Eu fui aluno do Professor Armando Ndônhá, Ministro Artur Silva sabe!

 

Lembro das sabatinas entre alunos do Professor Barão e do Professor Armando, que às vezes ocasionavam brigas por uns acharem-se melhores que os outros. Mas eram brigas sadias porque os culpados tinham castigos merecidos na presença desses professores que honravam o nome da escola e conseqüentemente o prestígio do próprio professor.

 

Vamos dar a nossa contribuição na busca de informações precisas junto a familiares e amigos desses professores, reunindo se possível, as fotos deles e algo mais que lembra essa época. Pode ser que, num futuro não tão longínquo possamos criar um site com histórias dos grandes nomes que revolucionaram o nosso sistema de ensino. É bom lembrar que esses professores foram antes de tudo, guerreiros noutra frente, dos que ficaram em Bissau, mas que tinham que enfrentar um inimigo cruel que era a PIDE/DGS que controlava à distância todos os movimentos desses professores e de seus alunos.

 

Um forte abraço a todos e boa Páscoa!

 

Samuel Vieira

A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO -- PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org