PROJECTO BIOGRAFIAS

 

Amilcar Lopes CabralLuís CabralNino VieiraAnsumane ManéMalam Bacai SanháKumba YaláVeríssimo SeabraHenrique RosaTagme Na Waie

Fernando Casimiro (Didinho)

23.10.2006

 

Venho insistentemente falando na necessidade de se dar importância aos registos históricos nacionais: os existentes, que são poucos e os que estão por registar, que são muitos.

Compreende-se que na maioria das vezes se tente justificar a falta de meios como argumento para o desinteresse por conveniência, fruto de interesses pessoais de vária ordem, na estruturação e elaboração de documentos de valor e utilidade para o interesse nacional.

Quero deixar bem claro que as minhas iniciativas nesta matéria não têm uma estruturação de carácter oficial, nem partem de indicações ou sugestões que não do percurso contributivo que tenho vindo a desenvolver no âmbito do Projecto GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO.

O Projecto Biografias pretende registar aspectos de referência na área do exercício da actividade relacionada com a governação e dirigismo nacional de personalidades consideradas marcantes, de uma forma ou de outra, na edificação do país que hoje temos.

O Projecto Biografias terá em consideração aspectos biográficos já apresentados em relação a certas figuras mas, desenvolverá o registo de aspectos que a inconveniência dos factos deixou passar ao lado.

A História não se resume à selecção e filtragem de pontos de conveniência, nem deve ser feita por imposição normativa: exigida ou decretada, pelas instâncias do poder.

Este trabalho apresentará inicialmente as biografias de:

Amilcar Cabral

Luís Cabral

Nino Vieira

Ansumane Mané

Malam Bacai Sanhá

Kumba Yalá

Veríssimo Seabra

Henrique Rosa

Tagme Na Waie

NOTA:

POR QUESTÕES VÁRIAS, SOBRETUDO RELACIONADAS COM A FALTA DE TEMPO PARA ACOMPANHAR TODAS AS ACTIVIDADES DO MEU DIA-A-DIA, A CONCLUSÃO E APRESENTAÇÃO DESTE TRABALHO FICA ADIADO POR TEMPO INDETERMINADO.

AGRADEÇO A VOSSA COMPREENSÃO.

Didinho

10.05.2007

www.didinho.org