Precisamos de nos reafirmar como parte integrante de um projecto.
  

 

Franklin do Vale

frankvale75@hotmail.com

08.11.2010

 
FRANKLIN DO VALEUma atenção especial a minha família que acredito como outras, está passar por um período atormentado de sequência contínua de acontecimentos tristes. Mas como nada vem acaso, é quase certo que a felicidade nasce da infelicidade... espera-se tempo melhor!

Agradeço a pessoa que disponibilizou seu tempo de me seguir nesta minha intenção; os meus agradecimentos antecipados a todos os canais que permitirão esta chegar aos meus irmãos; por fim agradecer todos que me apoiaram e continuam da quando tive incidente fraturando a perna!

Não quero aproveitar desta situação para me fazer de vítima, ou qualquer tipo de campanha à favor ou contra, só queria salientar que o acidente que tive jogando (bola) com toda a minha vontade para a comemoração do dia da Independência da Guiné-Bissau, organizado no dia 2 de Outubro, por iniciativa da Associação dos Estudantes e Quadros Guineenses em Itália "ASEQUAGUI", mostra que existe a vontade de representar e demonstrar a existência do nosso país além fronteira(Itália), na prática a nossa identidade. Agora sem querendo estar a exigir qualquer tipo de responsabilidade em termo de (risarscimento)indemnização, aliás agradeço a Deus por ter acontecido num país onde as condições sanitárias é dos melhores, mesmo que a cem por cento não me cobre todas as consequências. Pensando em tudo isso,  que um dia o meu país possa gozar de pelo menos parte desta possibilidade, como dizia outro "pensa globalmente reage localmente".
Penso que agora mais de que nunca precisamos de reafirmar, de nos tutelar não isoladamente, mas como parte integrante de um Projecto onde cada um possa contribuir com ideias e alternativa(...) Com todo respeito por Associação e iniciativas de grupo no passado, lembro algum tempo atrás conversando com um amigo a propósito de insucesso de Associação, ou grupos Associado da Guiné-Bissau; respondeu-me sobre o caso tinha conversado com Padre Roberto, se não me engano que era responsável pela nossa Pastoral (sempre Itália-Verona). Disse-lhe que a Comunidade guineense estava bem integrada e não precisava de associar-se para resolver problemas de interesse colectivo(...) com efeito a maior parte era estudante é obvio que o interesse é individual. Hoje a maior parte mesmo estudando, trabalha e têm famílias juntos o interesse passa a ser outro. Aquela nossa e da relação familiar, pode existir outros motivos sito por exemplo: temos um problema de Representação Diplomática que vem arrastar por meses, não compreendo como pode ser solucionado se não com a participação de todos... precisamos de estrutura que nos legitima a nossa actuação. Mais é certo que sem a nossa participação qualquer estrutura existente é privo da sua legitimação... Pode-se fazer várias perguntas e devem ser feitas, mas devemos dar tempo e ajudar que essa resposta fosse dada. Questionamos sobre a estrutura ASEQUAGUI que eminente repito com todo respeito para outras; Associação de Quadros em Itália, se me permitem fiz a mesma interrogação mais ao mesmo tempo continuei a procurar uma resposta porque, segundo mim, não é a denominação o determinante na (firma) qualificação de uma actividade sabem melhor muitos como se trata-se da área comercial... devemos voltar um pouco no tempo. Penso que a proveniência de Emigrante guineense na Itália, pelo menos (Verona), é por motivo de estudo graças ao esforço do nosso primeiro Bispo Settimio Ferrazzetta(...) É de todo compatível que se rende algum tipo de homenagem(... )pois diz-se não participarei na Associação porque os actuais do Corpo Directivo não participavam nas associações precedentes...
Em jeito de conclusão, reafirmo que devemos ver essencialmente a necessidade de tutela dos nossos interesses que só pode concretizar através da expressão colectiva mediante uma "estrutura". 

Podemos sugerir várias propostas; alternativas; até mesmo se me permitem a mudança de sigla se esse é a opinião da maioria... "Per insegnarci che niente viene da solo. che bisogna metterci del proprio. non solo crederci ma rischiare".
 

Clique nas fotos para ampliá-las
             


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org