PEDINCHAS E ESBANJADORES!

 

 

Quantos milhões de euros faltam para completar os 30 milhões de euros anunciados  como necessários para a normalização do país, em Janeiro de 2009, pelo Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr.?!

 

Caro compatriota, não fique indiferente aos problemas da Guiné-Bissau, devemos todos participar na Mudança urgente e necessária para o nosso país!

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

06.05.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Porque é que o senhor Carlos Domingos Gomes Jr. que já foi o maior accionista de um Banco; que é proprietário de bens que valem milhões e de certa forma, pertencentes à Guiné-Bissau, pois tudo o que o falecido general Presidente João Bernardo Vieira desviou do Tesouro Público guineense e colocou em nome de Carlos Gomes Jr. enquanto as suas relações eram do tipo "dois corpos, um coração", é património da Guiné-Bissau, pese embora registado em nome de Carlos Gomes Jr., dizia, porque é que o Sr. Carlos Gomes não disponibiliza os bens que tem para ajudar o país e anda a pedinchar, para esbanjar de seguida, pois ninguém garantirá a transparência dos negócios que envolvem estas acções directas de um governo de homens de negócio e não de dignos representantes do povo?!

Será que o Senhor Carlos Domingos Gomes Jr. tem a coragem e a honestidade de apresentar publicamente a declaração dos seus bens, de todos os seus bens existentes e registados, tal como estão na conservatória dos registos patrimoniais em Bissau?!

Quando quase todos os guineenses reconhecem que o país deve reduzir a dependência da Comunidade Internacional;

Quando várias iniciativas foram direccionadas para acções concretas, inclusive, para esta crónica situação de pagamento de salários, afinal, o que Carlos Gomes Jr. foi fazer a Angola, ou melhor, onde está o dinheiro da linha de crédito concedida pelo governo angolano em Janeiro de 2009, que Carlos Gomes Jr. considerou, na altura, um balão de oxigénio?!

Quem sabe o valor atribuído por essa linha de crédito?

Quem sabe em que condições foi atribuída essa linha de crédito?

Quem sabe quais foram as garantias apresentadas por Carlos Gomes Jr. ao governo angolano?

Quando várias ajudas multilaterais prometeram financiar o Orçamento Geral do Estado; cobrir as eleições presidenciais agendadas para 28 de Junho de 2009; custear a reforma da defesa e segurança;

Quando a Guiné-Bissau assinou Acordos/Programas de cooperação para períodos dilatados, com garantias de receber tudo o que está previsto nesses Acordos/Programas, tal como se pode consultar através dos links que disponibilizo de seguida;

PROGRAMA INDICATIVO DE COOPERAÇÃO PORTUGAL - GUINÉ-BISSAU - 2008 - 2010

GUINÉ-BISSAU: PROGRAMA INDICATIVO NACIONAL 2008/2013

PLANO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO (PNUAD) - GUINÉ-BISSAU 2008-2012

FRANÇA - GUINÉ-BISSAU: DOCUMENTO QUADRO DE PARCERIA (DCP) 2008-2012

Quando, desde 2 de Março o país deixou de ter encargos com um dos seus maiores  esbanjadores, refiro-me ao general João Bernardo Vieira;

Quando até agora os salários da Função Pública, desde que Carlos Gomes Jr. assumiu a governação em Janeiro de 2009, não foram saldados;

Quando o governo não investe nenhum recurso financeiro interno para obras de beneficiação, de construção, das infra-estruturas nacionais;

Quando as obras de construção de todos as infra-estruturas existentes no país, desde a sede da Assembleia Nacional Popular, à Ponte de São Vicente, à espera de ser inaugurada, foram custeadas pela Comunidade Internacional ao longo dos anos;

Devemos perguntar, afinal, o que é que os nossos governantes têm feito com os dinheiros que são disponibilizados para a Guiné-Bissau, se nada do que se tem feito é custeado pelos nossos sucessivos governos?!

Porém, continua-se a pedinchar, em nome do pagamento de salários; alegando tentar evitar a implosão social...

Até quando continuaremos a deixar que os nossos governantes nos enganem?

Quem não sabe o que cada governante ou ex- governante conseguiu ter simplesmente por pertencer ao governo e, quando, antes de terem ido para o governo, nada tinham?!

Mas andam a brincar com o que é de todos nós?!

O povo guineense continua a permitir que uns tantos corruptos se enriqueçam, tenham eles e os seus familiares vida de luxo, enquanto o povo não recebe salários de trabalhos há muito realizados; enquanto ninguém se preocupa com o estado dos nossos hospitais, da Saúde; da habitação, das escolas, da Educação, das ruas, das estradas; da energia eléctrica; da água, do saneamento básico, etc. etc.

Porquê, povo guineense?!

E ainda aparecem os habituais defensores de governantes corruptos a querer enganar até os que conseguem ver mais longe do que eles, que o fulano fez isto, fez aquilo para a Guiné-Bissau e para os guineenses...

Quem fez; qual o governo que fez algo, com os recursos de um alegado sucesso governativo?! Qual foi esse governo ou governante?!

Nenhum governo, nenhum governante! Vive-se de mentiras e deturpações na Guiné-Bissau, porquanto o sistema estar assente na mentira, na corrupção, na injustiça e no salve-se quem puder!

O senhor Carlos Gomes Jr. foi à Líbia por estes dias pedir dinheiro para pagar salários... Quantos mais pedidos serão feitos, a quantos mais países e até quando?!

Em contrapartida, ficamos a saber que a Líbia vai criar uma companhia aérea na Guiné-Bissau...

Quantas negociatas envolvendo comissões de milhões continuarão a ser feitas com estas iniciativas típicas de homens de negócios, que buscam lucros pessoais ou empresariais?!

Será que ainda não se começou a ver que Carlos Gomes Jr. está na governação como empresário e não como Primeiro-ministro?!

É bom lembrar que a Guiné-Bissau é dos países, a nível mundial, que mais ajuda financeira recebeu da Comunidade Internacional ao longo dos 36 anos de independência... E o que é que temos ou fizemos com essa ajuda?!...

Vamos continuar a trabalhar!

NINO VIEIRA E CARLOS GOMES: NEGOCIAR O QUÊ? 24.01.2007

 

Angola abrirá linha de crédito para ajudar Guiné-Bissau
 
Terça, 27 Janeiro 2009
 
Luanda - O governo angolano vai abrir uma linha de crédito para a Guiné-Bissau em resposta a um pedido feito pelo primeiro ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, durante a visita a Angola que terminou nesta terça-feira.
O comunicado final que sintetiza o resultado dos trabalhos das duas delegações informa ainda que a linha de crédito de Luanda para Bissau deverá ser activada depois de criados os “mecanismos operacionais”.

O texto não adianta o montante desta linha de crédito pedida a Luanda por Bissau, mas o primeiro-ministro guineense considerou-a um “balão de oxigénio” essencial para a paz social do seu país.

Gomes Júnior adiantou que a “paz social” é essencial para a “aprovação do programa do Governo e do Orçamento” de Estado guineenses, condição requerida para a “retoma do diálogo com as instituições financeiras internacionais, fundamental para o lançamento das reformas estruturais de que o país precisa”.

Logo após tomar posse no cargo, no início deste mês, o primeiro-ministro guineense afirmou que são necessários 30 milhões de euros para a normalização do país.

Desta visita saiu ainda um convite do primeiro-ministro guineense ao seu homólogo angolano, Paulo Kassoma, para visitar Bissau.

A data para a visita de Kassoma a Bissau deverá agora ser marcada pela via diplomática, lê-se no comunicado final da visita de Gomes Júnior a Luanda.

Na primeira visita de Carlos Gomes Júnior desde que tomou posse, Luanda reafirmou a vontade de apoiar Bissau em diversos projetos, com destaque para a exploração mineira e a construção do porto naval de Buba.

Luanda e Bissau comprometeram-se ainda a efectivar os acordos já existentes nos domínios da exploração de bauxite, fosfato, produção de caju e infra-estruturas, não especificadas, na Guiné-Bissau, além de projetos de cooperação existentes nos domínios da Defesa, da Comunicação Social e da Polícia Nacional e Bombeiros.

Entretanto, o embaixador da Guiné-Bissau em Angola, Isaac Monteiro, considerou que o resultado desta visita, de pouco mais de 24 horas, ficou “acima das expectativas”.

“Nós esperamos que, com as possibilidades abertas, acordos assinados, com as intenções manifestadas, a Guiné-Bissau vai sair do impasse e das dificuldades em que se encontra com a ajuda de Angola, que abriu as mãos e abriu as portas para ajudar o país”, afirmou o diplomata no momento da partida de Gomes Júnior de Luanda.

Fonte: Lusa

Não me limito a fazer só a minha parte! Tento, igualmente, incentivar cada um a fazer a sua, em função da sua consciência, compromisso e responsabilidade para com o país e o Mundo. A SOLIDARIEDADE é um gesto nobre, o maior e o mais sentido! A INDIFERENÇA contraria o espírito e o conceito de SOLIDARIEDADE, por isso, sou contra a INDIFERENÇA e lamento pelos INDIFERENTES! Por nós próprios, porque ninguém vive sozinho neste mundo, sejamos SOLIDÁRIOS! Fernando Casimiro (Didinho)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...Fernando Casimiro (Didinho)

 

 COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org