João José Utiron


INTER-RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM, COGNIÇÃO E CULTURA:
OS ACORDOS INTERPESSOAIS EM BIJAGÓ

Trabalho apresentado como parte das exigências para a obtenção dos créditos do curso de Bacharelado em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
Orientadora: Dra. Cristina Magro


Belo Horizonte
Faculdade de Letras - UFMG
2004


SUMÁRIO

Introdução...............................................................................................................01
I. Quem são os bijagós?............................................................................02
II. A religiosidade bijagó e um lugar para todos os espíritos......................06
III. A solidariedade bijagó na produção agrícola e de bens de consumo....08
IV. Os bijagós: um grupo social de referência na Guiné-Bissau..................12
V. O cumpudê e a ética: gentileza e respeito pelo outro............................20
VI. A lisura e a lealdade dos bijagós............................................................25
VII. O sim transfigurado................................................................................30
Conclusão...............................................................................................................

INTRODUÇÃO


A partir de uma perspectiva da lingüística antropológica, vou tratar de descrever fórmulas lingüísticas e culturais que sustentam os acordos interpessoais na sociedade bijagó da ilha de Uno (ver Apêndice I, fig. 2 e 3). Fará parte do trabalho uma descrição de aspectos da cultura e da estrutura social desse grupo, visando a contribuir para a compreensão introspectiva dos elementos constitutivos das interações sociais entre os bijagó, isto é, dos fatores relativos à cultura enquanto produto social do ser humano e do ser humano e suas relações como seres e fenômenos históricos que se constituem nas interações numa sociedade.
Pretendo trazer à discussão a dialética "Sim transfigurado, e a lealdade e lisura dos bijagós". A etnia bijagó é um dos paradigmas nacionais de ética e de relações humanas frente à sociedade guineense como um todo. Finalmente, mostrarei que, através da relação do jogo lingüístico e ético, é que se operam as interações e os acordos interpessoais na tradição cultural e lingüística da sociedade dos bijagós.
Para tanto, no item I irei apresentar alguns aspectos que identificam, de modo geral, a etnia bijagó; no item II serão vistas algumas práticas religiosas dessa etnia; o item III mostrará que a solidariedade se faz presente na produção agrícola e de bens de consumo; o item IV pontuará certos aspectos que fazem do grupo social bijagó se tornar uma das etnias de referência nacional na Guiné-Bissau; o item V ajudará na compreensão sobre o processo de construção de identidade, caráter e ética na cultura dessa etnia, descrevendo o que representa o cumpudê; no item VI será abordada a questão da lisura e a da lealdade como prática entre os bijagós; e por fim, no Item VII serão apresentadas algumas das fórmulas lingüísticas através das quais é possível identificar um sim transfigurado.
Portanto, o trabalho possibilitará ao leitor que conhece parcialmente ou desconhece totalmente as formas e /ou figuras de linguagens do grupo a ser estudado o acesso a aspectos da cultura, cognição e linguagem daquele povo. Constam dos apêndices mapas do continente africano, da Guiné-Bissau e algumas fotos,extra´das do livro Guiné-Bissau:aspectos davida de um povo, da autoria de Eva Kipp. Essas servirão de explicação visual de algumas práticas cultuais do Arquipélago dos Bijagós.
 

www.letras.ufmg.br

www.didinho.org