NINO VIEIRA, MAIS DO QUE UM PROBLEMA POLÍTICO, É UM PROBLEMA SOCIAL!

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

20.07.2007

 

Este meu artigo, é a propósito de um texto de Inácio Valentim, publicado no seu blogue, texto que indirectamente analisa a reflexão de João Carlos Gomes " NINO VIEIRA, A GOVERNAÇÃO, OS MILITARES, A DROGA E A RECONCILIAÇÃO NACIONAL"

Não quero polemizar a opinião/comentário de Inácio Valentim, nem tão pouco, saio em defesa de João Carlos Gomes, até porque, ambos são meus amigos e, colaboradores do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO.

O que me faz escrever este texto é a necessidade de valorizar o debate em relação à análise de Inácio Valentim no contexto actual da Guiné-Bissau.

Para quem até aqui escreveu, convictamente, sobre Nino Vieira e outros mais como Kumba Yalá, Francisco Fadul, Malam Bacai Sanhá, Carlos Gomes etc. Inácio Valentim deu um tiro no próprio pé, bem como, surpreendeu, pela negativa, muitos que sempre apreciaram a sua forma de ver a Guiné e os protagonistas do seu calvário.

A minha primeira surpresa nesta avaliação foi a forma menos correcta de, indirectamente, o Inácio manifestar a sua discordância em relação ao trabalho de João Carlos Gomes, bem como, a abrangência, por arrasto, a outros mais, como eu, que opinam sobre a Guiné-Bissau e os protagonistas habituais, porquanto reais!

Penso que ficaria melhor, se o Inácio não subentendesse alguma crise de relacionamento no debate de ideias que o país nos impõe e, por isso, em vez de indirectas tivesse abordado, com referências, quer o João Carlos Gomes, quer outros visados na sua análise.

É salutar e cada vez mais importante a participação de todos nós na busca de respostas para questões pertinentes com as quais o país se tem confrontado.

É salutar ter voz e aceitar que outros também usufruam desse direito fundamental que caracteriza a liberdade de expressão e possibilita a liberdade de acção ao motivar evolutivamente a formação de uma cultura de pensar para agir, como forma de valorizar o conceito racional que difere o Homem dos restantes seres vivos.

Não escrevo para julgar a opinião de Inácio Valentim, afinal, todos temos direito à liberdade de expressão. Escrevo, no entanto, para dar a minha opinião sobre a questão ora levantada.

Dizer que: "... só resta alertar aqueles que não querem de facto legitimar a ilegitimidade do general, de que, ainda que seja a brincar, não podem e não devem de modo nenhum lançar pressupostos – que não têm cabimento em nenhuma ordem política mundial e em nenhuma diplomacia seja ela realista ou idealista – de que o “Nino” pode incorrer neste momento num mandato de captura internacional. Quando passar um ano sem isso acontecer não será a comunidade internacional que sairá enfraquecida, mas é o próprio “Nino” que sairá fortalecido e, por conseguinte, as reflexões dos seus detractores serão desprestigiadas. É preciso por isso fazer a diferença entre o paradigma da reflexão puramente política e o paradigma das opiniões puramente pessoais. A conjuntura política actual é realista e não idealista", é no mínimo incoerente ou demonstrativo de não se ter lido, com atenção, o artigo de João Carlos Gomes, que exemplifica, com nomes e situações várias, individualidades mundiais que foram julgadas ou perseguidas e abatidas dadas as suas envolvências em actos considerados crimes contra a Humanidade, sejam eles directa ou indirectamente.

Ao referir-se à questão de Nino Vieira sair fortalecido, caso dentro de um ano nenhum mandato internacional de captura se confirme, desprestigiando assim as reflexões dos seus detractores, Inácio Valentim demonstra, em primeiro lugar, estar a defender Nino Vieira, ele que até aqui sempre o contestou, pois chama de detractores cidadãos que emitindo as suas opiniões e responsabilizando-se por elas, não estão a difamar ou caluniar Nino Vieira, mas a confrontar Nino Vieira com factos do passado/presente que de forma alguma se enquadram na caracterização de difamação ou calúnia, porque reais, ainda que, por provar perante a Justiça.

Também é evidente uma certa tendência de rivalidade ao fazer referência às reflexões de outros analistas, pondo-as em causa, como podendo vir a ser desprestigiadas, caso dentro de um ano não seja emitido um mandato de captura contra o Nino, quando se tem escrito sobre vários assuntos sobre a Guiné-Bissau que não só sobre Nino Vieira.

Caro Inácio Valentim,

As opiniões pessoais, também são opiniões políticas, ou se quisermos, demonstram a nossa visão política em relação a determinadas situações.

Qualquer um de nós que costuma escrever sobre a Guiné, não pertence a nenhum partido político, pelo menos que eu saiba, portanto, as nossas opiniões são pessoais, não condicionadas, por não pertencermos a qualquer organização política e, portanto, não põem em causa nenhuma estrutura, que queira ter prestígio, mas são, isso sim, formas nossas de dar a conhecer os nossos pontos de vista. Ou será que devemos estar convencidos que tudo o que temos escrito tem aceitação e, portanto concordância de quem nos lê? Será que nos podemos gabar de ter prestígio pelos elogios a um trabalho e desprestígio pela discordância de outro trabalho?

Creio que não!

Quanto à questão central, propriamente dita, em referência à Guiné para além do general, como escreveu Inácio Valentim, quero dizer que Nino Vieira, mais do que um problema político, é um problema social!

Não se deve pensar que o Didinho e outros que continuam a escrever sobre Nino Vieira têm nele o epicentro de todos os males que assolam a Guiné-Bissau.

Quando criei o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, não era o Nino Vieira quem estava no poder, era Kumba Yalá e, tal como dei a conhecer, foi pela desgovernação do Kumba que criei este Projecto.

Quantos apareceram na altura para escrever, como eu, sobre o que o Kumba e certos militares estavam a fazer de negativo em relação ao país e aos guineenses?

Hoje não escrevo tanto sobre o Kumba porque há outros actores em cena, mas oportunamente e sempre que se justifique, escreverei sobre ele!

Tal como no passado pouco escrevi sobre o Nino, pelo mesmo critério, hoje escrevo sobre ele, numa versão recreativa do Projecto CONTRIBUTO.

Porque é que não devemos pensar a Guiné para além do general tendo o general como actor principal da governação actual?

Primeiro que tudo, porque queremos construir uma Guiné com outros valores, que não os exemplificados pela prática negativa do Primeiro Magistrado da Nação!

Porque os exemplos quer do passado, quer do presente, em relação à figura de Nino Vieira devem merecer a nossa preocupação constante, pois o país está a reproduzir, a cada dia que passa, mais "Ninos" e isso, é um facto que pode vir a prejudicar as futuras gerações durante muitos anos.

Nino é um problema social, pois alastram-se as más práticas herdadas ou permitidas pelas suas passagens pelo poder e ao pensarmos que, quando ele deixar de existir, o país finalmente estará bem, seremos surpreendidos com os muitos "Ninos" que o Nino Vieira vai produzindo a cada dia que passa, na Guiné-Bissau!

O mesmo é válido para outros protagonistas que têm responsabilidades na actual situação em que a Guiné se encontra, ainda que não estando no poder.

É por isso, caro Inácio Valentim, que não devemos pensar só, (ou já) no amanhã, quando esse amanhã deve ser construído hoje, ainda que buscando e rebuscando notas e exemplos do nosso arquivo histórico marcado pela dor, pela mágoa, pela tristeza, mas não necessariamente pelo ódio, como alguns querem fazer crer, quando se aborda o passado para melhor nos situarmos no presente e traçarmos um futuro mais harmonioso para todos os guineenses!

Vamos continuar a trabalhar!

 

Sexta-feira, 27 de Julho de 2007


A GUINÉ PARA ALÉM DO GENERAL



O general “Nino” Vieira é a imagem perfeita do homem inserido na relação entre a condição humana, a vida pública e as actividades políticas ou partidárias. Na vida, há sempre um passado que nos marca, assim como há sempre um presente a partir do qual desenhamos o nosso futuro. Isto é válido não só para o general como para qualquer humano que se preze a viver através de uma linha de pensamento.
Idealizar o futuro a partir de uma linha de pensamento implica antes de tudo, estar habitado pela noção de consciência e ter medo da tragédia seja ela pequena ou grande. A consciência e a tragédia são dois pontos fundamentais no diálogo do homem para consigo mesmo. Não há homem, no verdadeiro sentido da palavra, quando no seu dia-a-dia não constrói um espaço de solidão para si mesmo, isto é, um espaço de diálogo com sigo mesmo, um espaço de contemplação. Hoje à primeira vista, os termos meditação ou contemplação parecem soar simplesmente uma melodia que vem do dicionário religioso, o que na realidade não deixa de ser verdade apesar da nítida parcialidade desta verdade. Contudo, a nós interessa-nos neste momento, analisar o pensamento do cidadão guineense activo e empenhado na estabilidade do país.
Continuo a pensar que a nível político, o regresso do “Nino” foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao ambiente da política partidária guineense e até mesmo a nível da sociedade civil. Refiro-me ao regresso do “Nino” enquanto cidadão guineense, o que não tem nada a ver com a sua ascensão forçada ao poder. O regresso do general fez ver como os guineenses estão indiferentes à política e aos males que a política e os políticos lhes têm causado ao longo dos anos do pós-independência. A recepção calorosa que o general teve logo que chegou ao país não tem só a ver com a eficácia do seu staff de candidatura e de campanha e muito menos com a obstinação da cumplicidade do outro general, o senhor Tagme. As recepções e os apoios que têm vindo a ser demonstrados em relação ao general “Nino” são consequências do alheamento sucessivo do cidadão guineense do espaço público, aliás, neste aspecto ele não fez mais que acompanhar a tendência do homem moderno; as recepções e os apoios estão também ligados à demonstração do divórcio assumido pelo homem e cidadão guineense em relação ao conceito do Bem Público.
Por tudo isso, julgo que já é altura de começarmos a pensar a Guiné para além do “Nino”, isto é, não continuarmos exclusivamente a associar a imagem do desastre guineense à pessoa do general “Nino” Vieira; há mais Guiné para além do “Nino” e do ninismo. A passividade do éthos guineense é um testemunho claro em favor do ditador. O facto de o general conseguir passear nas ruas de Bissau sem ser apupado pelos populares não quer dizer que estes não o fazem por medo de represálias mas sim e sobretudo, não o fazem porque estão-se nas tintas para com o problema político e social que não lhes diz respeito directamente e o “Nino” não é culpado quando isso acontece, mas a própria sociedade civil. Sou um crítico acérrimo do presidente general, mas não posso concordar que o país seja reduzido à imagem do seu presidente. Há mais Guiné bonita, realista e hipócrita para além daquela do “Nino” Vieira. A Guiné da sociedade civil é pior que a de “Nino” Vieira, pois é ela que nos tem dado os piores políticos, militares e governantes, “Nino” Vieira inclusive. É ela que recebeu pacificamente o general sem lhe pedir as contas do passado e é ela que corroborou com a sua ascensão ao poder sem lhe exigir os planos para o futuro do país.
Dito isto, só resta alertar aqueles que não querem de facto legitimar a ilegitimidade do general, de que, ainda que seja a brincar, não podem e não devem de modo nenhum lançar pressupostos – que não têm cabimento em nenhuma ordem política mundial e em nenhuma diplomacia seja ela realista ou idealista – de que o “Nino” pode incorrer neste momento num mandato de captura internacional. Quando passar um ano sem isso acontecer não será a comunidade internacional que sairá enfraquecida, mas é o próprio “Nino” que sairá fortalecido e, por conseguinte, as reflexões dos seus detractores serão desprestigiadas. É preciso por isso fazer a diferença entre o paradigma da reflexão puramente política e o paradigma das opiniões puramente pessoais. A conjuntura política actual é realista e não idealista.


Publicada por
Inácio Valentim em Sexta-feira, Julho 27, 2007   
 

www.didinho.org