NÃO ACEITAREMOS!

 

 

Podem negociar e financiar a paz "podre" entre os senhores da guerra, mas jamais conseguirão conquistar a verdadeira paz tentando calar a voz do povo!

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

19.11.2009

Fernando Casimiro (Didinho) Estou preocupado, deveras preocupado, com tanto silêncio!

Há mais de três meses que, dos meus amigos da Liga Guineense dos Direitos Humanos e do Movimento Nacional da Sociedade Civil da Guiné-Bissau nunca mais tive notícias, nem sequer por e-mail!

Que se passa?!

Há muito que a Liga Guineense dos Direitos Humanos e o Movimento Nacional da Sociedade Civil deixaram de emitir comunicados.

Que se passa, amigos?!

Está tudo bem na Guiné-Bissau e já não faz sentido haver instituições como a Liga dos Direitos Humanos e o Movimento da Sociedade Civil?!

Ou será que os meus amigos embarcaram no "barco da estabilidade consensual", esquecendo-se do papel que cabe quer à Liga dos Direitos Humanos, quer ao Movimento Nacional da Sociedade Civil?!

Estou preocupado, deveras preocupado, com tanto dinheiro anunciado. Não os dinheiros das ajudas internacionais, pois esses estão devidamente declarados em montante e para que aplicação.

A minha preocupação, é ouvir dizer que se vai pagar ao sector privado (até final deste ano) os prejuízos da guerra de 1998/99, estimado em cinquenta milhões de dólares, sem que o governo se tenha pronunciado sobre o assunto, pois quem deu a conhecer a "boa" nova em Setembro passado, tendo-a repetido há poucas semanas, aquando da reunião empresarial da CPLP em Lisboa, foi o Presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Agricultura da Guiné-Bissau, o senhor Braima Camará, mais conhecido por Bá Quecuto, um dos novos multimilionários guineenses, desses que surgem da noite para o dia, comprando tudo e todos...

Estará este pagamento incluído no Orçamento Geral do Estado?

Quem serão os contemplados, quem e quando fez o levantamento dos prejuízos e dos prejudicados?

Quem financiará afinal este pagamento que, oficialmente, não consta dos pacotes das ajudas financeiras internacionais?

Não estará alguém a promover a lavagem de dinheiro "sujo", adiantando os cinquenta milhões ao governo para depois receber dinheiro "limpo"  ou outras contrapartidas deste mesmo governo?

Exige-se explicações e esclarecimentos ao governo eleito para servir o povo e não os interesses empresariais  e familiares do Primeiro-Ministro Carlos Gomes Jr.!

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org