Mulher…

Infatigável combatente na labuta da vida

Nasceste filha... esposa e mãe te tornaste

Do teu suor brota a seiva da vida

Jamais temeste o cansaço e as tormentas

Em teus braços repousa o Mundo

Rainha, Mãe da Humanidade !

“Há camaradas homens, alguns, que não querem entender que a liberdade para o nosso povo quer dizer liberdade também para as mulheres, a soberania para o nosso povo quer dizer que as mulheres também devem participar nisso, e que a força do nosso Partido vale mais na medida em que as nossas mulheres peguem nele teso para mandarem também, com os homens.”

                                         Amílcar Cabral (O nosso Partido e a Luta)

 

 

Filomena Embaló

fembalo@gmail.com

05.05.2009

 

Bem-vindos ao MINDJER, o novo tópico do Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO dedicado à temática da Mulher!

 

 Drª. Filomena EmbalóNão se trata aqui de criar uma “secção feminina”, mas sim de reservar um espaço que abordará questões sobre a mulher como parte integrante e dinamizadora de uma sociedade em movimento, nas suas múltiplas funções.

 

Enquanto mãe, ela é a educadora primeira das novas gerações, o garante da transmissão das tradições e o amparo familiar. Seja ela campesina ou citadina, agricultora ou empresária, como produtora, contribui para a economia doméstica e nacional e para o sustento familiar. Dirigente à escala nacional ou simples mãe de família, como membro de pleno direito da sociedade, mesmo quando esse direito não lhe é reconhecido, a ela se deve muitas vezes o apaziguamento de conflitos, pois é com o seu coração de mãe, esposa e irmã que interpela a sociedade em turbilhão.

 

Em sociedades rurais, como é o caso da maioria das sociedades guineenses, o papel desempenhado pela mulher é fundamental para a coesão social. Poderemos mesmo dizer que é ela o pilar das estruturas socioeconómicas. E, no entanto, ela continua a ser discriminada a vários níveis, como, por exemplo, no acesso à educação e, por conseguinte, às oportunidades de evolução na vida. Ela continua também a ser vítima de velhas tradições ancestrais que põem em risco a sua vida e atentam contra os seus direitos enquanto ser humano.

Mas combatente abnegada pela sua causa, ela tem vindo, aos poucos, a conquistar com o suor do seu rosto o reconhecimento que merece. Porém o seu combate não é unicamente um combate de mulheres, mas sim uma luta que implica toda a sociedade, homens e mulheres, pois a mudança reside na transformação das mentalidades de todos os actores sociais. Já dizia Amilcar Cabral que se queremos que o nosso povo avance e  se levante, não são só os homens, porque as mulheres também são o nosso povo (A. Cabral, em “Nem toda a gente é do Partido”).

 

Pretendemos neste nosso espaço trazer reflexões sobre todos estes aspectos da condição da Mulher guineense, mas também do resto do mundo, de modo a contribuir para uma maior conscientização do seu papel no seio da sociedade e como agente imprescindível para o engrandecimento e desenvolvimento socioeconómico de uma Nação.

O espaço MINDJER está aberto a todos quantos queiram colaborar, mulheres e homens, quer com artigos de fundo, quer com comentários aos diversos trabalhos apresentados.

CONTAMOS CONSIGO. PARTICIPE!

 

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org