MILITARES OU NARCOTRAFICO QUE VITIMA POLÍTICOS GUINEENSES?

 

 

Por: M’bana N’tchigna *

M´bana N´tchigna

mbatchi@yahoo.com.br

Brasil

12.06.2009 

Caros guineenses, como sempre a verdade, não foi dita mais uma vez. Estamos apenas especulando sobre o que aconteceu. Guine Bissau perdeu mais Helder Proença e Baciro Dabo. Uns acreditam que foi tentativa de golpe de estado a que foram acusados que os matou. Outros acreditam que foram vitimados injustamente de quem não gosta deles. Há ainda quem acusa políticos que armaram o assassinato dos dois por causa de disputas de poderes. Em fim ninguém sabe de nada. Nem eu, também nada sei. Mas a única coisa que é claro; é que alguém de um modo ou outro sabe o que de facto aconteceu. Eu como cidadão guineense, lamento o que aconteceu. Pois isso mostra que até então, não estamos encontrando a solução para dialogo que tanto Guiné Bissau precisa. Demonstra que ainda nos encontramos num quadro sombrio seguindo em direção que o país não deveria seguir. Meu desejo de coração é de acharmos brevemente possível caminho de dialogo. É uma vergonha de todo dia termos que assistir a miséria e a degradação que o nosso país está vivendo. Não merecemos tudo isso. Erguemos cabeças e demonstremos ao mundo que somos seres humanos capazes de nos tolerarmos um a outro, de nos perdoarmos e convivermos num clima de fraternidade! Demonstremos ao mundo que não precisamos de ninguém para nos dar lição de moral e de ética. Somos seres racionas e capazes de resolvermos as nossas divergências! Irmãos guineenses! Estou muito triste e profundamente decepcionado pelo o que novamente aconteceu nesses dias em Guiné Bissau.

Ao analisar a situação com muito cuidado, ouvir a quem devo ouvir ler comentários de muitas pessoas. Procurei me situar e concentrar na percepção dos fatos que vem acontecendo em Guiné Bissau. Finalmente decidi a não concordei com várias versões que são dadas como a razão do acontecimento atual. Não acredito que nós estamos nos matando por questões político-étnico, diferencia de ponto de vista, por avidez ao poder, incompreensão de um em relação a outro, irracionais etc. Não é só isso que nos mata. Acredito que o sistema capitalista é quem está a matar políticos guineenses. O mundo capitalista prega que a felicidade está atrelada a ter poder fama e dinheiro. Junto a essa ideologia, somos pregados valores ocidentais. Para seguir este molde que o ocidental nos impõe alguns políticos se aventuraram na idéia de ter poder fama e dinheiro. Mas para ter esses valores, o país não os proporciona tais condições. Uma vez que a receita recolhida pelo governo nos impostos é muito poço. Ai que optaram pelo caminho da máfia. Mas enveredar pelo caminha da máfia, é cometer um erro e assumir um risco gravíssimo de morte. Quando me refiro a morte, não estou apontando apenas a morte física. Também eu me refiro a morte de: valores éticos e morais. Morte em, negligenciar os princípios sociais que oriente uma sociedade e querer atropelar a lei e a constituição do país como vem sendo. Os mafiosos não querem saber se um político é um general, presidente, líder de parlamento etc. Ao mafioso, não interessa saber se o político que lhe deve o valor “x” possui ou não a imunidade parlamentar. Se o político manda ou desmanda em quem. Pois o mafioso possui dinheiro para comprar a “mente” dos assassinos e armas. Os mafiosos não respeitam seus parentes próximos e nem mesmo entre eles não existe tolerância quando a questão é interesse divergente. Se não, vejam o que acontece entre mafiosos e políticos em outros países em que atuam. Ai que eu pergunto: Se os mafiosos não toleram a ninguém e até entre si, vão tolerar político guineense que está lhe devendo milhões? Eu acredito que é isso que acontece em Guiné Bissau neste momento. Posso não está dizendo algo que não corresponda à verdade. Analisemos ao fundo desde quando a droga chegou à Guiné Bissau as matanças intensificaram. Os valores mudaram e vários políticos colocaram suas vidas num estilo que não eram antes. Muitos possuem patrimônios que não são compatíveis com seus ganhos mensais ou anuais.

Acontece que como somos país de etnias diversificadas os narcóticos podem explorar essa situação para nos fragilizar e ter o nosso país como não só placa giratória de drogas, mas também como centro de depósito deste entorpecente. Ai estará acontecendo uma nova forma de escravidão terrível como ou até pior do que acontecera na história da humanidade que a África já passou.    Não devemos deixar chegar a esse ponto. Devemos tomar lição pelo que a história da humanidade já nos mostrou.

Eu apelo políticos guineenses a rejeitarem o envolvimento com drogas.

O meu apelo final é para os políticos. Se essa é a razão que vos matam, por favor, não se envolvam. Patrimônios, respeito, boa fama e dignidade se constroem com o trabalho honesto; pelo caminho de narcotraficante. Criem projetos como políticos para que o país seja desenvolvido. Tragam a liberdade para nunca mais serem reféns de drogas. Se comprarem e equiparem navios pesqueiros, estarão pescando os peixes e exportá-los e ganhar dinheiro com isso para o progresso do nosso país. Fora agricultura, turismo, indústria etc, que o país nunca explorou.  Esse é o compromisso que um político deve possuir, e nunca se comprometer com traficantes.

Discorde nos um pelo outro, mas sem agressão. 

* Licenciado em Teologia e Filosofia

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org