O MEU CONTRIBUTO

 

 

Cadija Mané

Cadija Mané

09.03.2009

Não tenho um curriculum tão invejável como o do Sr. João Carlos Gomes, mas gostaria de aqui também deixar o meu contributo.

Sou uma jovem de 30 anos licenciada em Sociologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Campo Grande), passei vinte anos da minha vida em Lisboa, deixei o meu país – a Guiné-Bissau, com 8 anos de idade.

Ao terminar a minha licenciatura e por ter passado por uma experiência menos positiva a nível profissional, decidi voltar às origens. Estou desde 2005 a trabalhar no Ministério da Saúde Pública. Dada a instabilidade na Função Pública e mesmo social, faço actividades extras, como por exemplo: dou aulas na Universidade Amilcar Cabral, porque quis de uma certa forma contribuir na Educação guineense; trabalho com a Cruz Vermelha da Guiné-Bissau; fiz parte de um projeto da FIAL/IBAP em Biodiversidade das Zonas Costeiras; fui formadora em vários programas de prevenção do HIV/Sida, no projecto de Saúde Ocular Comunitária; fui técnica e colaboradora na organização de Grupos Focais, transcrição e análise de dados para o Plano de Desenvolvimento dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde Pública e, sou também, investigadora associada do INEP tendo já participado num estudo sobre as Migrações forçadas em Bachil, Jolmet e Cacheu.

Neste momento encontro-me num programa de estágio (YPIP – Young Professional Intership Programme 08/09) em Saúde Pública e Management and Leadeship pela Organização Oeste Africana da Saúde, sedeada em Bobo-Dioulasso (Burkina Faso). A duração do estágio é de um ano, por isso, terá fim Maio próximo.

Eu acredito no meu país e acredito que mesmo por linhas tortas iremos chegar ao desenvolvimento desejado por todos.

O meu retorno ao país e a adaptação não foram fáceis, mas sinto e sei que quero fazer parte do grupo de todos aqueles que pensam e vivem a Guiné-Bissau. O meu objectivo é apetrechar-me cada vez mais de competências para contribuir na nossa Guiné.

Parafraseando o jornalista, quero poder responder aos meus filhos, netos e bisnetos de que um dia fiz algo pelo seu, meu e nosso país.

Time is now ...and yes, we can!


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org