LIVRE-NOS DEUS DOS MAUS-TONTOS!!!

 


 
 M. SANHÁ

12.06.2008


Recordo-me que o meu avô sempre dizia um frase que há muitos anos não entendia pela idade e era esta:'LIVRE-ME DEUS DOS MAUS-TONTOS QUE DOS MAUS-INTELIGENTES LIVRO-ME EU.' Estarão de acordo comigo em que assim de repente a coisa não parece fazer sentido nenhum.


Um MAU-TONTO, pelo simples facto de ser falido de "entendedeiras", parece mais inofensivo que um inteligente. Mais... todos sabemos que os SUPER-MAUS são muito inteligentes, que quando põem a sua inteligência ao serviço do M A L, são capazes dos maiores estragos. No entanto, à medida que vamos ganhando alguns cabelos brancos, a experiência nos ensina que os que são um autêntico perigo são sem sombra de dúvidas os BURROS-MAUS.

Para começar os MAUS-BURROS têm tendência em ver tudo através dos sua TONTA visão, o que os convence que não existem mais verdades que as suas, e tocam-nos a lidar com isso todos os dias com paciência de santo.

Está mais que provado que um TONTO nunca duvida, nunca se questiona, nunca pergunta, e tende a crer que alguém que duvida é um débil, cobarde ou, em último caso, um REDONDO... mas se reflexionarmos um pouco daremos conta que é tudo ao contrário. Os que na realidade duvidam são os inteligentes, que ponderam as diferentes possibilidades e opções. Cada vez que escuto alguém dizer 'não tenho a menor dúvida', ponho-me a rir, porque depois desta afirmação, o mais seguro é que vem toda uma demonstração dessa dúvida.
 
A OPACIDADE INTELECTUAL dos TONTOS impede-os de fazer uma análise das suas capacidades de fazer bem, e faz-lhes pensar sempre que os outros é que são os maus sem darem conta que as suas atitudes negativas, por vezes, podem gerar aversão dos outros, e lhes dá exactamente igual ferir para não dizer matar o que mais amam para seguir avante com a "sua..." e essa opacidade é tão brutal que os impede de ver e pensar que há mais DIDINHOS que uns meros TONTOS incapazes de ver que o que aqui se escreve e se lê de DIDINHOS, SAMUEIS DOS REIS, EDSON`S INCOPTÉS... e tantos outros jovens cidadãos exigentes e comprometidos com o acontecer real e não folclórico da nossa GUINÉ-BISSAU.
 
Faz falta uma discussão pontual e constante que sirva de fundo ao desenvolvimento SOCIAL da GUINÉ-BISSAU e é isso que os DIDINHOS procuram fazer com a maior dignidade.
 
Costuma-se dizer que uma sociedade que não reconhece e nem honra os seu membros ilustres, acaba aborrecendo a sua história, carecendo-a de futuro e condenando-o ao fracasso. Estou esperançoso que essa camada de jovens jamais permitirão que isso aconteça e que uns poucos, a troco de uma pequena chefia hipotequem o futuro de tantos outros.
 
A maior e mais grave consequência dos anos 80, foi o suicídio da MADUREZ PATRIÓTICA. Se substituiu a figura do homem cultivado e honrado pela dos meninos de guerra (N`bin de Luta).

Há quem peça para se formar um Partido o que até é legitimo numa democracia, de igual modo que um TONTO se lança de um trampolim capaz de qualquer tropelia para sentir-se vencedor. De que????
 
Podemos reparar que uns supostos opositores ao DIDINHO e ao seu trabalho se gabam de o conhecer e à sua família, não tenhamos dúvidas porque a traição é algo que vem de longe: JUDAS ESCARIOTA TAMBÉM TRAIU JESUS, NOSSO SALVADOR.
 
Por isso, e depois de acabar de ler alguns disparates e escrever o meu, seguro que fiquei algumas horas mais velho, me coloriram mais alguns cabelos de branco, por fim posso dizer que compreendi quanta razão tinha o meu ADORADO AVÔ: DJONDÊ.   
 
VAMOS DEIXAR DE NOS  PREOCUPAR COM OS TONTOS PORQUE CONTINUARÃO BRILHANDO PELAS SUAS AUSÊNCIAS E DE IDEIAS.
 
                                                                     VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR
 
 
 
 DIDINHO: A HISTÓRIA LHE ABSOLVERÁ (Fidel Castro)
 
 

Sanháá

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org