JUNTOS NA LUTA DE SEMPRE

 

 

Por: Mamadu Lamarana Bari

 

mlbarry1@gmail.com

 

Prof. Dr. Mamadu Lamarana Bari

 

14.09.2008

 

Caro irmão Didinho

 

Em primeiro lugar, mantenhas para quem luta. E aproveito para lhe dizer que estou acompanhando com interesse o seu trabalho que é de todos nós, ainda que, em espaçados intervalos venho contribuindo com minhas opiniões. Peço por isso a sua compreensão. Na verdade, não tenho tido tempo suficiente para estar assiduamente contribuindo neste nosso prestigiado site com os meus artigos ou ensaios filosóficos. Aliás, já lhe havia externado essa preocupação justificando que estou desenvolvendo um projeto que após a sua conclusão o site Guiné-Bissau Contributo será primeiro a lançar a notícia para todos os nossos leitores e colaboradores no mundo. Pois bem, como avant premier, estou lhe comunicando que eu e mais alguns colegas Professores Brasileiros, fomos incumbidos, sob a minha coordenação, de elaborar o Projeto de criação da Faculdade Milton Santos, pela Sociedade Beneficente do Montepio dos Artistas. Entidade criada desde 1853 pelos negros alforriados na Bahia. Esta Instituição do Ensino Superior abrigará 6 (seis) Cursos Superiores, sendo que entre eles figurará o de Geografia, não apenas em homenagem ao grande geógrafo a nível mundial, laureado com o equivalente ao Prêmio Nobel em Geografia, mas também pela importância que tem esta área na definição e planejamento do espaço sócio-econômico e ambiental, bem como da geopolítica a nível mundial.

Prof. Milton Santos, já falecido, lançou idéias importantíssimas sobre a definição do espaço e por uma nova geografia. Tem sido agraciado com Distinções de Doutor Honoris Causa pelas Universidades dos Estados Unidos e da Tanzânia. Cooperou como Professor Visitante nos Estados Unidos, na França, no Senegal, na Tanzânia, e no Quênia. Esteve por breves espaços de tempo na Guiné como consultor no então Comissariado de Coordenação Econômica e Plano (CECEP) ajudando a relançar o Livro da Geografia Econômica da Guiné-Bissau em 1980. Ele foi o meu mentor intelectual na escolha do País para estudar a Economia. Hoje estou na Bahia como profissional desta área e Professor Universitário, graças a Deus e à influência dele. Portanto, foi para mim uma coincidência feliz quando me convidaram para coordenar a elaboração do projeto e a implantação da referida Faculdade. Ainda estamos em fase pós-embrionária, ou seja, avançados já em idéias sobre o conjunto e também na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e do Projeto Pedagógico de Cursos - PPCs. 

 

Em segundo lugar, o motivo desta mensagem é para me solidarizar civicamente consigo sobre as observações que fez para a Associação da Comunidade da Guiné-Bissau nos EUA, acerca do uso da logomarca Guiné-Bissau Contributo, a marca indelével do Site www.didnho.org. Nesta base, enviei uma mensagem para a referida Associação que está em anexo, a qual peço a sua transcrição juntamente com esta mensagem, na página Nô Djunta Mon. Também estarei enviando alguns poemas da minha autoria como contribuição para o Espaço Cultural. 

 

Vamos continuar trabalhando juntos que o caminhar e para frente.

 

Atenciosamente,

 

Mamadu Lamarana Bari  

  


 

ACERCA DO USO DA LOGOMARCA GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO

 

Caros Compatriotas

Mantenhas para todos

 

Felicito-vos por esta iniciativa de levar para o mundo afora onde quer que encontrem guineenses, a marca de uma Guiné Unida através da criação de uma Sociedade Civil com o nome de Associação da Comunidade da Guiné-Bissau nos EUA.

Realmente precisamos mostrar a nossa existência na Diáspora já que esse atributo não nos é possibilitado na nossa terra da Guiné. Coragem e continuem divulgando a nossa cultura e a nossa gente nos EUA pelo mundo afora. A esperança de um amanhã próspero na Guiné pode estar na nossa coragem de sobreviver à duras penas fora do país, vencer e levar para lá a nossa experiência de lidar com diferentes no mesmo espaço. Somos desde já vencedores, mas quero pedir a União de todos. Nesse sentido, gostaria que ponderassem pelas observações legítimas do Didinho sobre o uso de Logomarca para a vossa recém criada Associação, ainda que a boa intenção de fazê-lo não seja de plagiar a autoria do reivindicante. Realmente não se trata da questão, como dizem na língua portuguesa, "... qualquer semelhança é apenas uma mera coincidência". A logomarca é, como dizem na nossa terra, "exata qual", ou seja, igualzinha. Por isso, eu vos exorto para o bom senso de conversarem com o Didinho. Ele é realmente um lutador pelo reconhecimento da Guiné e valorização de todos os seus filhos sem distinção da cor, da raça, do credo ou da convicção filosófica, no mundo afora. Todos nós o apoiamos. Cada um a sua maneira, seja mandando artigos ou ensaios sobre a problemática da Guiné, sugerindo idéias acerca da melhoria do País, seja comentando sobre assuntos opinados no site Guiné-Bissau Contributo. Tenho acompanhado diuturnamente as contribuições vindas de todos os cantos do nosso Planeta, inclusive dos EUA. Se essa logomarca é uma forma de reconhecimento e apoio incondicional a esta Luta por ele empreendido, ótimo, mas que seja ele comunicado e solicitado a autorização de uso. O problema não está no uso do nome Guiné-Bissau, nem o do Contributo, mas sim no conjunto que forma a logomarca que, por sua vez, identifica a autoria legítima. Gostaria que a Diretoria, bem como os associados desta colenda Associação entendessem as minhas observações. Sou mais no intuito de mediar, sem a vossa procuração e nem do Didinho, mas como compatriota que comunga os mesmos interesses pelas causas sócio-políticas e desenvolvimentistas da nossa querida Guiné, solicito o repensar sobre este assunto. Acho que em se conversando tudo acabará solucionado a contento. Como sublinha o nosso Criol sabiamente. "Conbersa sabe ku ta rianta santcho na pó". Obviamente que nenhum de nós é “santcho”, mas como gente que nós somos, apenas uma boa conversa e boa diplomacia encaminharão as coisas para o rumo certo e de uma forma justa.

 

Pá Nhor Deus obinu e dá pa nós intindimentu pa qui nô mons esta sempre djuntado e nunca distanciado. Amém.

 

Obrigado desde já pela atenção dispensada.

 

Atenciosamente,

Mamadu Lamarana Bari

 


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org