JORNALISTA GUINEENSE AMEAÇADO DE MORTE

 

Chegou-me à caixa do correio uma mensagem/alerta sobre uma ameaça de morte dirigida ao jornalista guineense Adulai Indjai.

Segue a mensagem conforme me chegou.

É inaceitável que situações do género continuem a acontecer na Guiné-Bissau.

A minha total solidariedade para com o jornalista Adulai Indjai e também para todos os que representam a Comunicação Social na Guiné-Bissau.

O momento é realmente de grande preocupação, se tivermos em conta que Nino Vieira no seu último discurso à Nação acusou a Comunicação Social de estar a difamar a Guiné-Bissau!

Pese embora essa preocupação, a Imprensa guineense não deve submeter-se ás pretensões intimidatórias de ninguém!

Estamos dispostos a morrer por uma causa nobre, mas jamais aceitaremos que a ditadura volte a pisar os nossos direitos!

É esta a Guiné-Bissau em que todos se atrevem a falar de Reconciliação, mas ninguém ousa apontar o dedo na direcção onde está o mal, e sabendo onde está esse mal!

Fernando Casimiro (Didinho)

03.10.2006


From: "jose abdulai indjai" <tokatchur02@hotmail.com>

Subject: estou sendo ameaçado de Morte

Date: Tue, 03 Oct 2006 14:19:34 +0000

Caros irmãos e amigos Serve a presente para submeter à consideração

Informar-vos que estou sendo ameaçado de morte por motivo do exercício da minha profissão de Jornalista

Actualmente desempenho as funções, de técnico social na ONG portuguesa INDE. acumulando as funções do produtor e apresentador do Programa radiofónico Voz da Juventude para os Objectivos de Milénio financiado elos VNU, Rádio Jovem. Exerço a titulo voluntário no Jornal Gazeta de Noticias as funções de Jornalista e webmaster.

Recentemente o nosso país completou 33 anos da sua independência, neste molde fui contactada pela direcção da radio Jovem para coordenar uma missão especial sobre o dia da independência, e no quadro da coordenação da referida emissão especial, produzi um programa diferente a do conhecido pelo nosso publico, que é contar as historias de bravura dos nossos combatentes da liberdade da pátria. O nosso programa virou a sua produção em fazer o analise dos 33 anos de independência, sobre qual é o país real que temos hoje, dando voz ao povo para exprimir o seu sentimento neste dia, abrindo linha para os ouvintes e com os repórter a interpelar as pessoas na ruas de Bissau questionando sobre o dia da independência, colocando esta questão “se este era o país que eles esperavam ter”.

No decorrer da emissão ligou um indivíduo desconhecido directamente para o meu telemóvel, fazendo-me as ameaças de morte, e acusando-me de estar a instigar as pessoas para fazer revolta contra o poder instituído no país, dizendo que eu estava acusando a classe política e castrense de serem os culpados pelo atraso do país, insultando-me e a minha família, e as ameaças e os insultos continuaram durante toda a semana, ligando sempre pelo meu numero de telemóvel.

Para passar-me o certificado do seu acto, ele enviou-me uma carta que anexo a esta mensagem, exigindo-me fazer pedido de desculpas publicas por tudo que tinha dito neste dia, e posteriormente ligando de novo para o meu telemóvel no dia 02.10.06 dando prazo para eu apresentar pedido de desculpas.

Venho por este meio informar-vos que estou correndo risco de vida, adverti-vos desde já que se este acto vier a consumar que saibam sempre lutar em nome dos interesses suprema da Guiné-Bissau e da liberdade de expressão conquistada pelos nossos gloriosos combatentes da liberdade da pátria.

já me apresentei a queixa junto da policia judiciaria e estou aguardando o trabalho de investigação.

E não fiquem alarmados porque eu vou me cuidar mas nunca se sabe, estamos num país onde tudo é possível.

Quem recebe faça passar aos outros,

Adulai INDJAI

Jornalista


http://www.didinho.org