O JORNALISTA E O JORNALEIRO

 

From: antonio aly aaly.silva@gmail.com

Date: 2009/3/27
Subject: viva
To: didinhocasimiro@gmail.com


Didinho

Como estás? Eu não estou melhor, de certeza. Olha, ontem, os militares foram por 4 vezes à minha procura a casa. A ideia, claro, é prender-me por causa do Pedro Infanda e por tê-los chamados de golpistas.

Estou relativamente seguro e algumas pessoas estao a tentar levar-me para uma embaixada, a fim de sair de Bissau o que não me agrada de maneira nehuma. A minha luta é aqui, e estou apenas a tentar proteger-me. Como deves compreendes, não está nas minhas mãos a minha própria segurança... Os militares estão desesperados, como toda a gente sabe, e nesta altura estão por tudo, dê por onde der.

Agradecia-te, sem grandes alaridos e NÃO digas que te enviei o e-mail, que fizesses passar esta mensagem. Um abraço e obrigado

Aly (+245) 668 31 13


 

FERNANDO CASIMIRO para antonio
mostrar detalhes 27/03/09


Meu caro amigo,

Em primeiro lugar, rogo a Deus para que te proteja e te livre das garras de gente criminosa.
De seguida, peço-te que sejas prudente e aceites conselhos nesse sentido. Sabemos que o teu problema não é ter medo de algo ou de alguém, mas ainda assim, não deves desafiar a força das armas!
Se a situação chegou ao ponto de irem à tua procura...considera todas as hipóteses de salvaguardar a tua vida e isso passa inevitavelmente pela tua saída do país.

Sei que no terreno és mais útil para todos nós, mas concordarás comigo de que, se continuares vivo, mesmo estando fora do país, serás sempre muito mais útil para todos nós!

Estou a fazer um trabalho na sequência da questão sobre que imagem para a Guiné-Bissau, o de hoje é o capítulo 4 e já tenho como "encaixar" o perigo que corres por lá, neste trabalho que conto publicar ainda hoje durante a manhã.

Em todo o caso, vamos mantendo contacto.

Abraço

Ddinho


 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

01.06.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Por volta das 11:14 desta manhã, enquanto trabalhava, tocou o telemóvel e pude ver, antes de atender, que a chamada era do "jornalista" António Aly "Lagarticha" Silva.

Pensei que o "jornalista" António Aly "Lagarticha" Silva ia, finalmente, dar-me a conhecer o envolvimento no narcotráfico, de personalidades ao mais alto nível, tal como prometera recentemente no seu blogue.

Imaginei que o "jornalista" estivesse já na posse das informações frescas que me tinham chegado, logo eu que não estou em Bissau, de que, afinal, as movimentações militares do último fim-de-semana destinaram-se a escamotear um grande descarregamento de cocaína que entrou em Bissau...

Atendi e fui ouvindo as "boas -vindas" do "Lagarticha" entre resmungões e pedidos para que não voltasse a reproduzir no site www.didinho.org  nenhum texto seu ou material publicado no seu blogue. De seguida, disse-me: Eu sou jornalista e tu és jornaleiro, não sabes nada do que se passa por cá...

Fui ouvindo, pois ele é que ligou, ele é que estava a pagar. Disse-me que iria enviar um mail, ao qual respondi que, aproveitaria para ler esse mail durante a minha hora de almoço.

Almocei, estive ligado à Internet até perto das 13:00 e não vi nenhum mail do "Lagarticha". Resolvi telefonar-lhe. Atendeu e disse-lhe que não tinha recebido nenhum mail dele, ao que me respondeu: não tenho que te enviar nenhum mail. Apenas peço-te que pares de me referir nos teus trabalhos, porque nunca me referi a ti. Deixa-me fazer o meu trabalho, pois eu sou jornalista e tu és um jornaleiro, desligando o telefone...

O António Aly "Lagarticha" Silva é meio-irmão mais novo, do lado de pai, de um primo irmão meu. O António Aly Silva que confunde o ser malcriado ou mal-educado, com ser corajoso, levou muitas "coças" ao longo dos anos, mas mesmo assim, não aprendeu a respeitar o próximo. Tal como um cão enraivecido, ladra muito, mas na hora da verdade, mete o rabo entre as pernas e foge a 7 pés...

Pelos vistos anda desesperado, mas hoje, como não tenho tempo para me debruçar sobre o seu estatuto e percurso de "jornalista", apenas lhe quero lembrar que, quando em Março de 2009 estava a ser perseguido, recorreu ao "jornaleiro" que se dá pelo nome de Fernando Casimiro (Didinho), e o Didinho lá conseguiu encetar contactos internacionais que permitiram ao António Aly "Lagarticha" Silva voltar a sentir-se um homem livre...

Por escassez de tempo até lá, no próximo domingo, 06 de Junho, o "jornaleiro"  Didinho fará uma análise ao percurso do "jornalista" Lagarticha.

Passe bem junto dos seus patrões, caro prostituto e mercenário do jornalismo!


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org