IRRESPONSABILIDADE!

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

09.02.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Foi ou não irresponsabilidade sua, Sr. Primeiro-ministro, afirmar, de forma convincente, durante a sua intervenção, um dia depois de anunciada a detenção de 4 pessoas, dentre elas 2 cidadãos guineenses, que esses indivíduos são narcotraficantes? AS MINHAS QUESTÕES, SR. PRIMEIRO-MINISTRO CARLOS GOMES JÚNIOR!

E agora que o Ministério Público, depois de investigações no terreno, mandou arquivar o processo, em que ficamos, Senhor Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior?

Quando é que deixará de se pronunciar sobre assuntos da competência do Ministério Público?

Queremos e apoiamos acções concretas do Estado da Guiné-Bissau contra o narcotráfico, mas acções concertadas entre quem tem competências no combate ao narcotráfico, neste caso, a Polícia Judiciária e as Forças Armadas, caso a Polícia Judiciária entender solicitar a colaboração dos militares.

Foi também apreendida uma avioneta em Bubaque, por suspeita de narcotráfico, quando afinal, nada indicava razões para tal apreensão.

Afinal, quem anda a desgastar a imagem da Guiné-Bissau, com notícias e acusações infundadas?

Quem pressiona o Poder Judicial, antecipando-se às investigações e decisões do Ministério Público?

Quem está a complicar o Turismo da Guiné-Bissau?

Defenda-se a integridade territorial, faça-se o que tiver que ser feito, desde que, em conformidade com a Lei, com responsabilidade, investigando primeiro, agindo como verdadeiros profissionais e tendo em conta a responsabilização do Estado.

O que aconteceu quer num, quer noutro caso, é sinónimo de irresponsabilidade e incompetência!

E depois, não querem ser criticados...

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

 

Guiné-Bissau: Ministério Público arquiva processo de alemães acusados de tráfico droga

Bissau, 09 Fev (Lusa) - O Ministério Público da Guiné-Bissau mandou arquivar o processo que envolvia dois cidadãos alemães acusados pelos militares de pertencerem a uma rede de tráfico de droga no país, disse à Lusa fonte da defesa.

Segundo o advogado que representou os dois cidadãos alemães, Silvestre Alves, o Ministério Publico acabou por apurar nas suas diligências e perícias que não existem indícios de que os suspeitos pertencem a qualquer rede de atividade ilícita na Guiné-Bissau.

Silvestre Alves explicou à agência Lusa que a decisão do Ministério Publico acabou por ser determinada após a inspeção à praia onde os dois alemães foram encontrados pelos militares no dia 28 de janeiro e ainda aos seus haveres pessoais.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1490649

 

Tráfico de droga
Guiné-Bissau: Detidos quatro suspeitos de tráficos de droga no sul do país
2010-01-29

Guiné-Bissau - As Forças Armadas da Guiné-Bissau detiveram esta quinta-feira, quatro indivíduos na povoação de Madina de Baixo, no sul do país, suspeitos de tráfico de droga.

Os indivíduos detidos estariam supostamente envolvidos no tráfico de droga nesta localidade, na região de Quinara, no sul do país, onde foram capturados por elementos das Forças Armadas guineenses, estando neste momento a aguardar os primeiros interrogatórios.

Entres os detidos constam, um alto oficial do Ministério do Interior um cidadão guineense e dois cidadãos de origem iraquiana e tunisina, ambos com nacionalidade alemã.

Ouvido pela PNN, Osine Saúde Maria, um dos detidos, disse ter viajado na companhia dos seus amigos, que disse serem jornalistas da Deutsche Welle, à procura de praias para passar os fins-de-semana. Por sua vez, Bambo Faty, oficial do Ministério do Interior, detido igualmente nesta operação, disse que não houve nada de especial, e que o grupo apenas se tinha deslocado à praia de Gã-Tumané para se divertir.

De referir que os suspeitos foram encontrados com um aparelho de iluminação que é utilizado para facilitar a aterragem de avião. Tinham também uma viatura de marca Honda, com duas matriculas, uma da Guiné-Conacri e outra de matrícula da Guiné-Bissau, que eram colocadas alternadamente na mesma viatura.

Sumba Nansil


(c) PNN Portuguese News Network

 

Traficantes tentam regressar ao país
Guiné-Bissau: Zamora Induta promete um combate sem tréguas aos narcotraficantes
2010-01-29

Bissau – O Chefe de Estado Maior General das Forcas Armadas (CEMGFA), José Zamora Induta, confirmou que existem provas que indicam que os narcotraficantes estão a testar as possibilidades de voltarem a operar no território guineense.

Zamora Induta reagiu após uma operação dos militares do batalhão de Quebo, sul da Guiné-Bissau, que teria abortado uma manobra de presumíveis traficantes de droga na povoação de Madina de Baixo, Praia de Gã-Tumané, a cerca de uma centena quilómetros de Empada, região de Quinara.

A missão que decorreu de segunda a quarta-feira, 27 de Janeiro, resultou na detenção dois indivíduos de origem iraquiana e tunisina, ambos com nacionalidade alemã, além de dois guineenses dos quais um oficial dos Serviços de Segurança Presidencial.

CEMGFA confirmou que desde há duas semanas que dispunha de informações que indicavam que a zona estava a ser sobrevoada por aeronaves provando a tese de que os narcotraficantes estariam a testar as possibilidades de voltarem a operar no território guineense.


Zamora Induta afirma estar consciente de que a detenção de suspeitos de tráfico de droga «não é uma das missões dos militares», mas é justificada enquanto o país não apresentar estruturas capazes para fazerem face às redes de narcotraficantes. Zamora Induta lamentou também o envolvimento no narcotráfico de indivíduos ligados ao Estado.

A PNN apurou que os suspeitos, ainda sob custódia das autoridades militares, negam qualquer envolvimento no narcotráfico e afirmam serem jornalistas do canal alemão Deutsche Welle em turismo na Guiné-Bissau.

Lassana Cassamá


(c) PNN Portuguese News Network

 

Acusa autoridades de difundirem «boatos»
Guiné-Bissau: Gerente de hotel em Bijagós rejeita associação com narcotráfico
2010-02-02

Bissau - Em reacção ao artigo «Narcotráfico: Avioneta suspeita apreendida na Guiné-Bissau» publicado pela PNN a 29 de Janeiro, que noticiava que uma avioneta fora apreendida em Bubaque, arquipélago dos Bijagós. A PNN recebeu um e-mail, assinado por Solange Morin, gerente da Ponta Anchaca, que rejeita «boatos falsos».

No mesmo correio Solange Morin alega a legalidade do aparelho em causa e apresenta a autorização emitida pela Agência da Aviação Civil da Guiné Bissau à Operadora Turística Hotel Ponta Enchaca para «transportar turistas de/para esta estância turística entre os dias 27.01.010 a 10.02.010», confirma cópia de fax recebida em anexo.

Solange Morin lamentou também os «maus-tratos» de pessoas que «querem impedir o desenvolvimento do turismo na Guiné-Bissau» e acusa «as autoridades enviarem informações falsas» adiantando que «a aeronave, os clientes, a bagagem foram cuidadosamente revistadas em vão».

«O arquipélago dos Bijagós precisa de apoio», sublinha Solange Morin que lembra que no seu hotel trabalham 60 pessoas. «O Ministro do Turismo nesta ilha (Bijagós) até agora tem prestado um forte apoio para restabelecer o mais rapidamente a verdade» escreve a mesma responsável.


(c) PNN Portuguese News Network

 

Arquipélago dos Bijagós
Narcotráfico: Avioneta suspeita apreendida na Guiné-Bissau
2010-01-29

Bissau - Uma avioneta foi apreendida no princípio da tarde desta sexta-feira, 29 de Janeiro, em Bubaque, arquipélago dos Bijagós. Uma zona turística considerada propicia para as movimentações dos narcotraficantes.

As autoridades militares, que apreenderam o aparelho, suspeito de práticas ilegais, transferiram o caso para Procuradoria-geral da Republica, que accionou mecanismos judiciais para apurar as suspeitas de narcotráfico.

LC


(c) PNN Portuguese News Network

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org